You are currently viewing Como decorar e aproveitar sua área externa nesse verão

Como decorar e aproveitar sua área externa nesse verão

Parece que a cada ano que passa, o verão vem com mais força. Não sou fã de calor, mas fico enlouquecida numa área externa bem decoradinha e preparada pra enfrentar esse forno de uma forma mais agradável.

área externa

Imagem: Micasa

Pensando em ajudar quem tem dificuldade para decorar área externa, resolvi dar algumas dicas simples, que qualquer pessoa pode colocar em prática, para deixar a parte de fora da casa igualmente bonita e gostosa. Vamos lá?

A primeira dica pode parecer óbvia, mas muita gente sempre me pergunta sobre o mobiliário ideal para usar em área externa. Existem móveis que são específicos para exterior, feitos com compensado naval, que é uma madeira tratada com uma cola específica que impede a retenção de umidade.

Assim como a madeira, os revestimentos também devem ser exclusivos para área externa. Dê preferência aos tecidos impermeáveis, conhecidos no mercado como acquablock. O couro náutico também é excelente.

área externa

Imagem: El Mueble

Por incrível que pareça, também existem tapetes próprios para área externa. Eles são feitos com fibras de polipropileno ou de PVC e, por isso, são impermeáveis e não retêm sujeira. Podem também ser lavados com água neutra e sabão, perfeitos para área externa.

área externa

Imagem: Decoora

Móveis de fibras podem ser mais em conta do que os de madeira, mas prefira comprar os de boa procedência. Aqueles que a gente vê vendendo em caminhões na rua, apesar de bem mais baratos, podem não aguentar a variação de temperatura e desbotar com o tempo.

área externa

Imagem: We Are Found

Muito cuidado com móveis de ferro. Se não tratados corretamente, eles podem enferrujar rapidinho. Prefira o ferro galvanizado, que é um pouco mais resistente às intempéries, e pinte com tinta esmalte, para aumentar a proteção. Se você mora no litoral, é melhor não usar móveis de ferro por causa da maresia.

área externa

Imagem: Skonahem

Um ombrelone é um ótimo investimento, porque além de fazer sombra para você, ele também acaba protegendo os móveis debaixo dele. E nem pense que ele só é útil à beira da piscina; se tiver espaço suficiente, pode usar sem qualquer restrição.

área externa

Imagem: Micasa

Uma tendência que chegou pra ficar: toldos. E não falo daqueles toldos de lona pra festa a céu aberto; toldos feitos de tecido, tipo tendas. Eles dão um charme extra à área externa, criando uma atmosfera bem boho e aconchegante. Prefira usar temporariamente para decorar e depois retire.

área externa

Imagens: 12

É claro que eu não podia deixar os paletes de fora. Antes de usá-los em área externa, aplique um stain protetor (não use verniz, que descasca com o tempo) para aumentar sua vida útil. Mas prefira colocá-los em locais cobertos, como sacadas de apartamento. Forre com colchão ou futons e aproveite pra ler um bom livro na sua varanda agradável!

área externa

Imagem: DiaVatos

Falando em apartamento, quem tem uma sacadinha muito pequena também pode aproveitá-la no verão. Use um belo tapete e móveis leves, como os de bambu ou alumínio. Usar vegetação alta pode ser uma boa alternativa para driblar o quesito privacidade, mas confira se seu condomínio permite essa estratégia; muitos consideram isso como alteração de fachada e, portanto, proíbem.

área externa

Imagem: Deco-cool

Quem mora em casa e tem o privilégio de uma varanda bem generosa, pode abusar das plantas para decorá-la. Use espécies pendentes, como o sapatinho de judia (foto da esquerda) ou pendure vasos com folhagens abundantes, como samambaias (direita). O efeito é lindo nos dois casos. Não se esqueça daquela rede bem confortável pra convidar ao relaxamento.

área externa

Imagens: 12

A dica mais importante se você tem uma grande área externa é: não pavimente tudo! Ao cobrir o chão com piso, você impermeabiliza aquela área e sua casa vai ficar muito mais quente; como estamos na época dos grandes temporais, a água não escoa direito e isso causa prejuízo não só para seu terreno, mas para a cidade como um todo.

área externa

Imagem: Casa e Construção

Sem falar que é muito mais gostoso pisar na grama do que num piso pegando fogo de tão quente, e você ainda tem a possibilidade de plantar árvores frutíferas de médio e grande porte. Quem me dera!

Se quiser cobrir parte do piso gramado, prefira os decks de madeira, que possibilitam o escoamento da água das chuvas e dá um aspecto muito mais bonito e aconchegante do que os pisos impermeáveis (cimento, azulejo, porcelanato, etc.)

área externa

Imagem: Minha Casa Minha Cara

Depois de todas essas dicas e inspirações, quem aí ficou com vontade de decorar e aproveitar a área externa nesse verão? o/

Este post tem 2 comentários

  1. Rafael

    Eu sempre acesso o seu blog e o conteúdo está sempre incrível !!!parabéns!!! 🙂

Deixe um comentário