Adoro incorporar pompons à decoração de qualquer cantinho. Já ensinei como fazer pompom aqui no blog algumas vezes, mas sempre usando a mesma técnica. E existem muitas!

Por isso, resolvi reunir num só lugar 5 técnicas diferentes que experimentei para fazer pompons de lã. Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens, então vai ficar a seu critério decidir qual vale mais a pena. Bora aprender?

COMO FAZER POMPOM DE 5 MANEIRAS DIFERENTES

1. COMO FAZER POMPOM USANDO AS MÃOS

A primeira delas e mais comum é usar as próprias mãos. Enrole a lã entre seus dedos, dando entre 60 e 100 voltas, dependendo de quão cheio você quer seu pompom. Quanto mais fofinho, mais voltas você precisa dar.

Depois, com um pedaço da lã, amarre o bolinho pelo meio com bastante força e corte as curvas, abrindo seu pompom. Aí, vai ser preciso “podar” o pompom para dar o formato redondinho (para isso, é melhor usar uma tesoura maior).

como fazer pompom

VANTAGENS:

 Excelente acabamento;
 Técnica ideal de como fazer pompom em pequenas quantidades;
 É a maneira mais barata de todas.

DESVANTAGENS:

 Desperdício: na hora de podar o pompom, muita lã vai embora;
 Pode machucar se fizer em quantidade: acredite, eu já fiz mais de 50 pompons na mão de uma só vez e, no fim das contas, meus dedos ficaram bem machucados por causa do atrito constante da tesoura.

2. COMO FAZER POMPOM USANDO UM MOLDE DE PAPELÃO

Uma alternativa para fazer pompons sem machucar as mãos é usar um molde de papelão, como esse da foto abaixo: um retângulo com um rasgo no meio.

como fazer pompom

A técnica é idêntica à manual, só que em vez de enrolar os fios em suas mãos, você vai enrolar no papelão, pela área do rasgo.

como fazer pompom

O rasgo serve para que você possa enrolar o meio do bolinho de lã quando terminar de enrolar tudo. A partir daí, é só tirar do papelão e fazer os cortes, exatamente como na primeira técnica.

como fazer pompom

VANTAGENS:

 Também é barato de fazer e você pode reaproveitar um pedaço de papelão que esteja sobrando;
 Dá pra fazer em quantidade, mas você vai gastar mais tempo;
 Não machuca a mão.

DESVANTAGENS:

 Desperdício: na hora de podar o pompom, muita lã vai embora;
 Como o molde amassa na hora de prender o bolo, é possível que você precise fazer um novo de tempos em tempos e isso vai tomar tempo na execução;
O acabamento fica feio porque como o papelão é rígido, não dá para apertar muito na hora de prender o bolinho; no fim, seu pompom vai ficar visivelmente dividido, como se fosse uma noz sem casca.

3. COMO FAZER POMPOM USANDO UM GARFO

Uma vez, vi essa técnica no Pinterest e decidi testar. Ela funciona exatamente da mesma forma que a técnica do molde de papelão: você vai usar os dentes do garfo para enrolar a lã.

como fazer pompom

VANTAGENS:

 De todas, essa é a técnica que permite fazer os menores pompons que você vai conseguir;
 Excelente acabamento (o pompom fica uma gracinha no final).

DESVANTAGENS:

 Desperdício relativamente grande: em comparação com as outras, ela gasta menos, mas proporcionalmente ao tamanho do pompom minúsculo, podemos considerar que existe, sim, desperdício;
 Supondo que você vai usar um garfo da sua cozinha, essa técnica exige um trabalhinho extra que as outras não: lavar o utensílio depois;
 Pode machucar: como é preciso fazer muita força para prender o bolinho ao meio, existe a possibilidade de o garfo escorregar e furar sua mão (experiência própria);
 Só é possível fazer pompons de um único tamanho.

4. COMO FAZER VÁRIOS POMPONS DE UMA SÓ VEZ

É provável que você já tenha visto na internet alguém usando o encosto de uma cadeira para fazer vários pompons de uma só vez. Isso é uma mão na roda para fazer em quantidade, mas se você não tiver uma cadeira de encosto vazado, não vai conseguir amarrar os fios. Por isso, eu adaptei essa técnica para facilitar nossas vidas: usei uma moldura.

como fazer pompom

O número de pompons vai depender do tamanho da sua moldura – eu usei uma que mede 25 por 30 cm e consegui fazer 4 ao mesmo tempo, mas usei o lado menor (o de 25 cm) só para conseguir filmar.
A técnica consiste em enrolar os fios ao redor do maior lado dela e dividir esse rolo em partes iguais.

como fazer pompom

como fazer pompom

Passa a tesoura entre uma divisão e outra e termina cada pompom individualmente, como nas técnicas anteriores.

VANTAGENS:

 De todas, essa é a técnica que permite fazer mais de um pompom ao mesmo tempo;
 Acabamento bom.

DESVANTAGENS:

Desperdício: a partir do momento em que você passa a trabalhar individualmente, o desperdício vai ser praticamente o mesmo das técnicas anteriores na hora da poda;
 É possível que, ao dividir o rolo em partes iguais, os pedaços não saiam exatamente do mesmo tamanho, então vai ser preciso ajustar o tamanho de cada deles, de um por um, para que fiquem iguais. Isso vai acabar gerando ainda mais desperdício de lã e vai tomar tempo.

5. COMO FAZER POMPONS USANDO GABARITOS (POMPOM MAKER)

Para quem não conhece, existem gabaritos próprios para fazer pompom com muita facilidade. Eu comprei um kit com 4 tamanhos variados pelo Aliexpress no ano passado e, como qualquer compra da China, demorou absurdamente para chegar, mas não tive nenhum problema de envio ou taxação. Paguei 4,50 dólares na época, já com frete.

O diâmetro de cada peça é o que define o tamanho do seu pompom. Do maior para o menor, os tamanhos são: 8 cm, 6 cm, 4 cm e 3,3 cm.

como fazer pompom

À primeira vista, parece uma geringonça, mas depois que você aprende a usar, não vai querer mais nunca fazer pompom de outra maneira.

Funciona assim: você enrola a lã primeiro em uma das metades do gabarito, depois na outra; com ele fechado, corta os fios com uma tesourinha pequena. Ainda com o gabarito fechado, passa um pedaço do fio pelo meio dele e amarra com um nó bem apertado para, só então, abrir o gabarito e tirar o pompom dele.

como fazer pompom

E o pompom já sai praticamente no formato; não é preciso podar quase nada.

VANTAGENS:

 De todas, essa é a técnica que desperdiça menos lã, porque a poda vai ser mínima;
 Excelente acabamento;
 Rapidez na confecção dos pompons;
 É possível fazer pompons de 4 tamanhos diferentes.

DESVANTAGENS:

 Aqui no Brasil, o kit pode sair caro (já vi preços variando entre 35 e 86 reais); comprar pelo eBay ou pelo AliExpress vale muito mais a pena, só que vai demorar um bocado para chegar.

COMPARANDO OS DESPERDÍCIOS

Para você ter uma ideia do desperdício de cada técnica, coloquei lado a lado cada pompom com sua respectiva “tosa”. Assim fica mais fácil de perceber como vale a pena usar os gabaritos. De todas, é a que eu prefiro: faço um pompom muito bonito em menos tempo e gastando menos material.

como fazer pompom

COMO USAR POMPONS NA DECORAÇÃO

Agora que você já sabe como fazer pompom de lã, separei algumas ideias super fofas para deixar nossas casas muito mais lindas. E o melhor: tendo o pompom como elemento principal.

1. CAPAS DE ALMOFADAS

Uma dica ótima para renovar o visual de capas de almofadas é colocar pompons nela. Você nem precisa saber costurar para fazer isso; eles podem ser colados com cola para tecido. É claro que se você costurá-los, a durabilidade será muito maior.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 123

Libere sua imaginação e vá testando configurações de disposição dos pompons nas capas. Você pode colocar alguns nas bordas, ou um em cada ponta, ou ainda cobrir toda a parte da frente da almofada com eles.

Também é possível fazer uma brincadeira bacana com a distribuição das cores, para criar um efeito bem bonito na capa ou até simular desenhos com eles.

como decorar com pompom de lã

Imagem: Westelm

2. MANTAS E COBERTORES

Seguindo a mesma linha das capas de almofadas, mantas decorativas também podem ser enfeitadas com pompons. Basta você costurá-los em alguns pontos da extremidade da mantinha para dar um toque bem lúdico a elas.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 123

Além de aprender como fazer pompom, você ainda pode ter cobertores decorados por eles! Use tons neutros se você não ficar à vontade em adicionar mais esse toque de cor no seu quarto, porque o efeito também fica legal.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 12

3. ARRANJOS DE “FLORES” DE POMPOM

Pelo formato redondinho, os pompons podem remeter a certas espécies de flores. Tire proveito disso e faça lindos arranjos permanentes de “flores” de pompom para deixar em cima de móveis e destacar aquele cantinho.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 1234

Essa ideia, inclusive, eu já coloquei em prática aqui no apê! Usei uma garrafa amarela bico de jaca para compor meu arranjo bem coloridinho.

como decorar com pompom de lã

4. CORTINA DE POMPOM

Criar uma cortina de mentirinha deixa qualquer ambiente mais lúdico, especialmente se eles forem bem coloridos. Use a própria lã para pendurar os pompons, fazendo várias cordinhas até que a cortina esteja do tamanho que você quer. Dica boa para usar também como decoração de festa.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 1 2 3

Achou over? Não tem problema, pode optar por usar pompom somente no prendedor da sua cortina de verdade. Se a sua cortina tiver uma cor bem neutra, como o branco, eles vão levar um charme a mais. Ótimo para fazer em quartos infantis.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 123

5. TAPETE DE POMPOM

Se você tiver disposição, manda ver na fabricação das bolinhas aí para criar tapetes lindos, felpudos e coloridos. Dá trabalho mesmo, mas lembre como é caro um tapete felpudo comprado pronto; o que você fizer, com certeza, vai ser muito mais em conta – e exclusividade sua.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 1234  – 5

6. MÓBILES E HANGERS

Hangers estão com tudo na decoração; modelos menos complexos são feitos rapidinho e você também não precisa gastar muito pra isso. Lembra do que eu fiz para o DIY Coletivo de março? Decorei a ponta da trança com um pompom de 3 cores.

como decorar com pompom de lã

Mas você pode fazer o hanger inteiro apenas usando os pompons; fica uma graça também. Um enfeite de parede bem diferente e original.

como decorar com pompom de lã

como decorar com pompom de lã

Imagens: 1234

Já os móbiles não são pendurados na parede; eles pendem direto do teto e, por isso, podem ser colocados em qualquer ponto do ambiente. E se engana quem acha que eles são objetos unicamente infantis; basta usar cores mais neutras para dar um ar mais sóbrio.

como decorar com pompom de lã

Imagens: 12

E para finalizar, deixo uma última ideia de decoração de parede, que também fiz aqui pro meu apê e que faz o maior sucesso: minha estrelinha de pompons amarelos!

como decorar com pompom de lã

Agora você já sabe como fazer pompom e tem várias ideias de decoração com eles!



Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: