Taí uma tendência que chegou pra ficar: as gallery walls, que literalmente como o nome sugere, transformam qualquer parede numa verdadeira galeria de arte. É uma forma super moderna de decorar um cantinho sem vida ou de preencher uma parede pelada e, acredite, você não precisa de nenhuma expertise no assunto para ter uma assim aí na sua casa.
Com as dicas e inspirações a seguir, aposto que todo mundo vai desejar uma parede lindona cheinha de quadros para decorar a casa – e o melhor de tudo, tendo o orgulho de dizer que foi você quem fez.
É fato que não existem regras para a disposição dos quadros, mas é sempre bom ficar atento a alguns detalhes. Uma parede entupida de quadros muito grandes de cima a baixo, num espaço pequeno, pode cansar visualmente e dar a impressão de desorganização. Equilíbrio é o segredo. E nunca “grude” os quadros no teto, deixe sempre uma pequena área acima deles vazia, para dar leveza ao conjunto.
Imagem: via
Mas se você estiver com medo de errar ou não souber nem por onde começar, a Westwing tem uns esqueminhas muito bacanas para direcionar a montagem de uma gallery wall e as opções são bem variadas. Agora vai ficar fácil!
Alinhamento clássico
É a disposição mais comum, na qual os quadros são todos do mesmo tamanho e formato e dispostos ao lado um do outro, de forma simétrica e ordenada.
Apoiados na prateleira
Uma forma mais rápida e prática de dispor seus quadros, já que não será preciso fazer vários furos para pendurá-los. Use prateleiras tipo canaletas, que são mais fininhas, e brinque com as alturas e formatos das telas para dar mais dinamismo à composição.
Mix de tamanhos
Varie os tamanhos e formatos dos quadros na parede.
Uma dica para dispor seus quadros dessa forma é colocar o primeiro no centro e ir acrescentando outros em volta dele, até preencher uma boa área.
Mix de tamanhos e objetos
Mescla quadros de formatos e tamanhos variados com outros objetos decorativos na parede.
A dica para montar esse tipo de gallery wall é recortar os formatos que você quer usar com papel craft e ir posicionando na parede, até obter o efeito desejado. Se achar que ainda não está do seu agrado, é mais fácil mover o papel do que o quadro, não é verdade?
Galeria em espiral
Quando o conjunto dos quadros é disposto em forma circular ou oval.
Mas, é claro, não se prenda à forma; esse é apenas um guia para formar uma composição bonita e moderna de maneira prática.
Agora quero saber de vocês: de qual modelo de gallery wall vocês gostam mais?
*Artes gentilmente cedidas pela Westwing.
Tem mais Simplichique aqui:

Mix de tamanho parece bem interessante, dá oportunidade pra todos os tipos quadros …