Imagem: Acervo Danielle Leal
Que atire a primeira pedra quem nunca pegou o celular pra tirar foto de qualquer coisa e deixou ela lá, esquecida por muito tempo, até que chegou o momento de esvaziar o cartão de memória e… PUF! Sua foto foi pro beleléu. Por outro lado, quando a gente tirava fotos com máquinas munidas de filmes e mandava revelar, elas iam parar naqueles álbuns pequenininhos com folhas de sacolinhas plásticas, que acabavam indo pro fundo do armário e ficavam lá, esquecidas também.
Aposto que você se identificou com uma dessas duas situações (ou até com as duas). Tirar as fotos do cartão de memória ou do álbum e levá-las para as paredes é uma das soluções para integrá-las à decoração da sua casa. Vamos ver algumas maneiras de fazer isso sem comprometer a estética do seu cantinho?
Faça das fotos belos quadros
O segredo para uma boa composição é usar muitas fotos, e não apenas uma ou duas; o efeito visual é muito mais bonito. A disposição delas vai variar de acordo com a aparência que você quer dar ao ambiente. Por exemplo, se você prefere algo mais tradicional, talvez a organização simétrica das molduras seja a mais indicada.
Imagem: via
Se você gosta de uma cara mais despojada, aposte na assimetria. Disponha os quadros da forma como você quiser, lembrando que, apesar da “baguncinha”, todo o conjunto deve ter harmonia de uma forma geral.
Imagens: 1 – 2
Improvise a moldura
Não quer levar suas fotografias para emoldurar? Tudo bem. Improvise as molduras você mesmo. Uma boa dica é procurar por moldurinhas de MDF em lojas de artesanato, que são muito mais em conta e você ainda pode personalizá-las do jeito que quiser.
Imagens: 1 – 2
Ou pendurar tudo num único lugar. Em uma moldura bem bonita (que pode ser de um porta-retratos sem utilidade), você pode prender fios ou elásticos e fazer disso um quadrinho de fotos. Outra opção (e super em conta) é fazer um mural com telas de galinheiro, onde você pode colocá-las com pequenos pregadores fofinhos.
Imagens: 1 – 2
E olha aqui uma boa oportunidade para reaproveitar janelas velhas na decoração! Essa, sim, é funcional.
Imagens: 1 – 2
Tire proveito das cores das fotos
Além de expor as fotos, você pode brincar com efeitos e tirar partido disso, adequando-as visualmente à decoração do seu ambiente. Veja como a disposição abaixo ficou bem mais interessante com esse degradê de cores.
Imagem: via
Nesse outro exemplo, para uma decoração mais neutra com tons de bege, porque não integrar as fotos também com um filtro sépia e criar uma identidade visual monocromática para o cômodo todo?
Imagem: via
Tire proveito do formato também
Fotos provenientes do Instagram, por terem formato quadrado, são fáceis de compor numa parede. Use isso a seu favor e faça painéis com elas.
Imagens: 1 – 2 – 3
Mesclar tamanhos diferentes de formatos iguais também pode ser uma boa opção, como no exemplo a seguir; embora quadradas, algumas fotos de tamanho maior formaram uma composição bem equilibrada com outras menores.
Imagem: via
Mas não se prenda apenas às quadradinhas. Olha como fotos retangulares e de tamanhos diversos preencheram super bem a parede acima desse aparador!
Imagem: via
Use fotos para preencher corredores
Corredores são o pavor de qualquer arquiteto; quanto mais comprido, pior. Mas você pode amenizar a frieza deles criando um mural de fotos para serem apreciadas ao longo da passagem. Imagina montar uma sequência cronológica com as imagens, começando desde o início de sua história até os dias atuais? Fica a dica.
Imagens: 1 – 2
Faça um “papel de parede” com elas
Eleja uma parede e distribua muitas fotos nela, do piso até o teto. A intenção aqui é criar um revestimento para a parede e vesti-la com suas memórias, já que as mais altas não poderão ser observadas mais de perto. Mesmo assim, o efeito é muito legal e você ainda põe no uso aquele monte de foto antiga que está ocupando espaço nas gavetas.
Imagens: 1 – 2
Faça como a nossa leitora Dani, que nos enviou o cantinho com as fotos do casamento lindo dela, e que está ilustrando o cabeçalho desse post! Obrigada, Dani! Seu cantinho ficou uma graça!
E você? Também tem um cantinho de fotos para nos mostrar? Entre em contato com a gente! Mande suas fotos para contato@simplichique.com.br e, quem sabe, elas também aparecem aqui nos próximos posts!
Tem mais Simplichique aqui:

oiii Manu, adorei as ideias! As fotos deixam o ambiente tão íntimo né, tão particular.
gostei principalmente da ideia com as fotos quadradas, fica tudo em harmonia, mesmo com tamanhos diferentes…. bjo!
http://www.vidaloucadecasada.com.br
Onde achar esse suporte de galinha? rsrsss
Li, essa telinha vc encontra em lojas de materiais de construção ou lojas de produtos agropecuários! É bem baratinha e dá pra inventar um montão de coisa legal com ela!