Já mostrei a vocês como pintei a parede de triângulos no meu home office, mas nunca mostrei como construí o ambiente todo. Pois é, não contratei ninguém pra montá-lo, apenas eu e o marido fomos às compras, reunimos nossas ferramentas, tomamos uma boa dose de empenho e fizemos tudo, desde a pintura das paredes (incluindo as brancas) até o acabamento dos móveis. Então, se você quer dicas para montar um também, sem gastar muito, acompanhe as fotos e confira o post até o final!

como montar home office 01

Você que chegou nesse blog agora (seja super bem vindo!), saiba que há algum tempo atrás, eu contei uma breve historinha sobre a origem dos móveis desse apê, mas pra resumir a conversa, foram meus sogros que mobiliaram tudo, de acordo com os gostos deles. E isso nos incomodava bastante, afinal de contas, nada tinha nossa cara aqui dentro. A grana também era bem curta e mandar fazer tudo pronto, planejado, seria uma despesa com a qual não poderíamos arcar naquele momento. A solução, claro, foi botar a mão na massa.

Nosso apê tem três quartos, então um deles foi transformado em escritório, já que precisávamos de um canto para trabalhar no computador. Fora que não tínhamos lugar pra guardar quase nada; os papéis viviam em cima das mesas, os documentos andavam espalhados pela casa inteira, comprávamos materiais de escritório e o buraco negro do apartamento engolia tudo e só deus sabe onde iam parar. Um caos, essa é a única palavra que define o que era esse quarto.

como montar home office 02

Então idealizei um layout para um home office que atendesse duas pessoas confortavelmente e que fosse bem prático (e barato) de ser executado por nós. Cheguei à conclusão de que precisaríamos de um armário fechado pra guardar papéis e materiais, um lugar para a impressora, uma mesa grande o suficiente para nós dois e muitas prateleiras.

como montar home office 031a

Aí compramos dois tampos de 1,60 x 92 cm e colamos um no outro. A primeira foto mostra a secagem da cola – procuramos tudo quanto foi tranqueira pra fazer peso, mas ainda assim, batemos uns preguinhos pra ter certeza de que elas nunca desgrudariam uma da outra. Colei duas placas porque queria que a mesa tivesse uma espessura maior, de 3 centímetros, e a largura máxima da madeira que encontrei foi de 1,5 cm. Perfeito.

como montar home office 032b

Comprei também uma ripa de madeira e mandei cortar em três partes: duas iguais e uma menor, pra fazer a sustentação da mesa. As duas fotos acima mostram essa estrutura: de um lado, prendemos a viga menor na parede com parafusos imensos e, partindo dela, prendemos as duas outras vigas; o tampo foi parafusado nas vigas maiores, que deixaram a mesa bem firme. A outra ponta dela foi presa a um cavalete de metal. Se gastei 160 reais em tudo, incluindo os parafusos e buchas, foi muito.

como montar home office 04

Tudo que vocês virem com textura de madeira, não se deixem enganar: é papel contact. Revesti quase tudo com ele. Além da mesa, também fizemos dois painéis em MDF para esconder os fios: um acima da mesa e outro abaixo – e nenhum deles se apoia nela. O painel superior fica preso por dois ganchinhos na parede. Já o de baixo fica preso também por ganchos, mas estes foram presos nas vigas de madeira (aquelas que acabam no cavalete). Assim, eu posso tirá-los quando precisar limpar ou trocar os equipamentos e cabos.

Na última foto acima, vocês estão vendo um trocinho branco: é isopor. Usei para fazer os fechamentos laterais dos painéis e, dessa forma, poder abrir mais facilmente alguns buraquinhos pra passar fios e fazer o encaixe do rodapé. Depois, foi só revestir com o papel contact e ninguém jamais saberia dessa informação a menos que eu divulgasse.

como montar home office 05

Não me perguntem o porquê, mas o Mingau curtiu bastante o furo que fizemos pra passar os fios por baixo da mesa. #hipnotizado
Sim, os fios saem da mesa, entram nesse buraco, passam por baixo dela e entram pelo painel inferior, descendo até o chão (oi?) e indo para as respectivas tomadas.

como montar home office 06

como montar home office 07

como montar home office 08

Prateleiras de 90 cm de comprimento formam uma estante ao lado do painel; assim, consigo organizar livros, CDs, objetos decorativos e de papelaria, tendo sempre tudo à mão e sem deixar nada desorganizado. No final desse post aqui tem mais algumas fotos dessa estante.

como montar home office 09

como montar home office 11

Na parede de triângulos, optei por usar prateleiras brancas mesmo, porque sabia que queria uma parede bem colorida e o branco, por ser neutro, não “briga” com todas as cores da pintura.

como montar home office 10

A prateleira da impressora também mandei cortar na medida (ela tem 60 x 50) e também revesti com papel contact. Já o armário é um armário multifuncional simples, que custa em média 450 reais, mas consegui comprá-lo numa promoção por 280 e com frete grátis. Só tivemos que montar em casa, mas pra quem fez uma mesa dessas, montar esse armarinho foi fichinha. Aproveitar promoção é o que há!

Ainda preciso providenciar algumas coisas, como uma persiana, um plafon, cadeiras novas urgente e um tampo de vidro para a mesa, mas já estou me virando muito bem com o escritório montado assim.
Viram como tudo sai mais em conta quando você mesmo executa? Se fosse um ambiente sob medida, essa reforma, incluindo as pinturas das paredes, não sairia por menos de 5 mil; eu não gastei nem a quarta parte disso.

Você também tem algum ambiente na sua casa montado por suas próprias mãos? Manda a foto que eu quero ver, hein!

Compartilhe: