Em ano de Copa do Mundo, até mesmo os mais céticos com a nossa Seleção Brasileira acabam se contagiando pelo clima verde a amarelo. Em várias cidades, será ponto facultativo nos dias de jogo do Brasil; uma ótima oportunidade de receber seus amigos em casa.

E é aqui que entram nossas dicas fantásticas! Selecionamos só as melhores ideias para você ambientar a torcida de maneira festiva e criativa. Bora conferir?

Antes de mais nada, vou frisar a importância da disposição segura dos móveis na sua sala.

No calor da torcida, todo mundo se empolga, vibra, pula, senta e levanta. Não se esqueça disso na hora de arrumar todo o mobiliário da sua sala, pois uma mesinha mal colocada pode acabar em desastre.

Deixe um espaço de pelo menos 70 centímetros entre o fim do sofá e a mesinha de centro; ela é necessária aqui porque vai servir como apoio para copos e petisqueiras. Essa distância faz com que o móvel não fique nem tão perto do assento, a ponto de virar um obstáculo, e nem tão longe, que seus convidados não consigam manusear o que estiver nela.

Além disso, se você não tiver um sofá grande, minha sugestão é que você distribua pufes, banquinhos e até futons pelo chão, para acomodar todo mundo.

decoração para copa do mundoImagem: Portal Casa

COMO DECORAR PARA A COPA DO MUNDO

No quesito decoração para Copa do Mundo, podemos explorar a temática de algumas maneiras que fogem um pouco do óbvio. Se você tiver paredes e móveis nas cores verde ou amarelo (não precisa ser as duas juntas), já é meio caminho andado.

decoração para copa do mundo

decoração para copa do mundoImagens: 12

Você pode valorizar esses elementos, fazendo composições com peças decorativas nas cores da bandeira brasileira. Por exemplo: se você tem um sofá amarelo, coloque uma manta azul (ou verde) nele. Isso já cria uma atmosfera de Copa do Mundo por si só.

decoração para copa do mundoImagem: Medo da Pressa

Mas se não tem nenhuma parede ou móvel nessas cores, não tem problema. Basta levar o toque “canarinho” a detalhes espalhados ao longo do ambiente.

Arranjos florais são bem simples de fazer e dão um toque super chique à decoração. Um belo arranjo nas cores verde e amarelo pode ser obtido com uso de girassóis e mini samambaias. Mais brasileiro, impossível!

decoração para copa do mundoImagem: Cultivando Elegância

É claro que você pode criar enfeites customizados, ao estilo DIY. Corte estrelinhas de papel ou EVA com glitter, cole em palitos de churrasco e coloque em garrafinhas de vidro reaproveitadas. Seis estrelinhas por arranjo, hein?

decoração para copa do mundoImagem: Inspire Blog

MESAS DE CAFÉ DA MANHÃ E ALMOÇO

Como os horários dos jogos do Brasil são bem diferenciados (às 9hs e às 15hs), temos a possibilidade de montar belas mesas temáticas de café da manhã de almoço.

Um centro de mesa super bonito e tropical pode ser criado usando-se bexigas na cor amarela e folhagens em verde escuro. A Costela de Adão é uma ótima pedida e a cor de suas folhas cria um contraste muito bonito com os balões.

decoração para copa do mundoImagem: Birds Party

Limões são ótimos para montar arranjos incríveis também, especialmente se você tirar proveito das cores verde e amarelo dessas frutas. Disponha vários limões em recipientes de vidros, podendo ser misturados num único local ou separados por cores. Se não quiser comprar o limão siciliano, que é bem mais caro, use laranjas (escolha as mais amarelinhas).

decoração para copa do mundoImagens: 12

Para servir bem seus convidados, uma boa dica é separar um móvel exclusivo para deixar bebidas e comidinhas. Você pode até setorizar: drinks em um móvel e os comestíveis em outro. Melhor ainda se forem peças pequenas ou com rodízios, pois você terá mais liberdade de posicioná-los da melhor forma.

decoração para copa do mundoImagem: Projetos Inventivos

COPA DO MUNDO AO AR LIVRE

Se você quer dar uma festinha ao ar livre, com direito a telão e tudo, aqui vão algumas sugestões.

Por cima de toalhas de mesa brancas, ponha lenços ou bandanas nas cores verde e amarelo. Dá até pra ser sobra de tecido também, se você tiver nessas tonalidades. O importante é dar um colorido vibrante e característico às superfícies.

decoração para copa do mundoImagem: Cupcake Express

Outra ideia muito bacana de mesa ao ar livre. Pufes e cadeiras forradas com capas amarelas, mesa forrada com toalha verde e juta. Um detalhe super criativo: usar pedaços de grama artificial como apoio, decoração de mesa ou até jogo americano. Bem propício para um café da manhã da Copa do Mundo na sua área externa.

decoração para copa do mundoImagem: Spaceships and Laser Beams

COMIDINHAS TEMÁTICAS

A aparência das comidinhas também vai agregar muito na sua decoração para Copa do Mundo, então capriche para que elas deem um show à parte! Aqui, sua criatividade pode correr solta, pois quanto mais inusitado o resultado, mais encantados seus convidados ficarão.

Uma coisa que não pode faltar são os petiscos. Além de usar pratinhos e tigelas nas cores do Brasil, você pode explorar esse artifício também na própria comida. Todo o tipo de finger food nas cores verde, amarelo e branco, em suas mais variadas nuances, estão valendo.

decoração para copa do mundoImagem: Cecilia Dale

Falando em comidinhas que dão um show, a Katia Bonfadini, do blog Casos e Coisas da Bonfa, é mestre no assunto. Ela já deu várias ideias lá de petiscos, comidinhas e sobremesas com a temática da Copa. Uma dessas sugestões, além de linda, me pareceu super apetitosa: servir dips dentro de pedaços de pimentão verde e amarelo.

decoração para copa do mundoImagem: Casos e Coisas da Bonfa

Ótima dica para minimizar seu tempo na cozinha: servir gelatina como sobremesa. O pulo do gato aqui é oferecer nas cores verde e amarelo, distribuir em porções individuais e arrumar tudo numa mesa. O efeito visual é muito interessante.

decoração para copa do mundo

decoração para copa do mundoImagens: 12

Se você já tem um barzinho em casa, abasteça esse espaço para seus convidados. Pendure tiras de papel crepom e ofereça bebidas variadas e geladinhas em suqueiras.

decoração para copa do mundoImagem: Horrible Housewife

E para finalizar, olha só que ideia linda e delicada que podemos adaptar e servir durante os jogos da Copa: uma sobremesa de pote amarela, com chocolate tingido de verde, na parte de cima, brincando com o formato de um abacaxi. É um tema tropical que tem tudo a ver com o Brasil, então explore também essa possibilidade.

decoração para copa do mundoImagem: Kara’s Party Ideas

Depois de tanta ideia linda, quem aí se animou para receber os amigos durante a Copa do Mundo?

Compartilhe: