Tendências de cores para 2016 e a cor do ano por Tintas Coral | Simplichique
Tendências de cores para 2016 e a cor do ano por Tintas Coral

Tendências de cores para 2016 e a cor do ano por Tintas Coral

Muita gente acredita que a escolha da cor do ano se dá de forma aleatória, o que não é verdade. No caso da Coral, sempre há um estudo aprofundado de tendências – o Colour Futures – que engloba análises em outros segmentos além da decoração, como arquitetura, moda e até comportamento.

ouro-monarca-cor-do-ano-2016-a

A tonalidade escolhida para 2016 é o Ouro Monarca, uma mescla suave de dourado com ocre, ideal tanto para áreas internas quanto para fachadas. É uma cor que pode nos transmitir tanto um sentimento de sofisticação quanto de aconchego e simplicidade.

Veja aqui quais são as cores para 2017!

simplichique-colour-futures-cor-do-ano-ouro-monarca-a

ouro-monarca-a-cor-do-ano-2016-a

Imagens: Tintas Coral – Divulgação
colour-futures-2016-paleta-cor-do-anoSugestão de combinações para a cor Ouro Monarca, segundo a Coral

Essa dualidade de pontos de vista divergentes marcou todo esse estudo de tendências para o ano que vem, de acordo com o Colour Futures, e resultou no tema “Olhando Para os Dois Lados“, que contempla a junção de contextos opostos. Por isso, além do Ouro Monarca, outras quatro tendências nortearão o mundo das cores em 2016: “Tradição e Futuro”, “Palavras e Imagens”, “Claro e Escuro” e “Estrutura e Liberdade”.

Tradição e Futuro

Essa tendência mostra que ao contemplar o passado é possível projetar o futuro. Ela aponta que as referências históricas podem contrastar ou apoiar os dias de hoje e que existe um consenso de que ao valorizar a história de uma pessoa ou empresa, por exemplo, é possível se tornar mais firme e preparado para desenhar o futuro.

simplichique-colour-futures-tradicao-e-futuro-1a

Imagens: Tintas Coral – Divulgação

Sugestão de cores dessa coleção: “Chá Dançante”, “Rosa Madeira” e “Terra Brasilis”.

colour-futures-2016-tendencia-tradicao-futuro-paleta

Palavras e Imagens

A segunda tendência do Colour Futures 2016 se refere à valorização das palavras em tempo de saturação visual na internet, onde cada momento é registrado e postado nas mídias sociais. Ela pode ser vista na decoração com a aplicação de letras em detalhes, porém, ao invés das palavras e imagens estarem em oposição, neste caso, uma complementa a outra.

simplichique-colour-futures-palavras-e-imagens-1a

Imagens: Tintas Coral – Divulgação

Sugestão de cores dessa coleção: “Seda Ondulada”, “Pico da Neblina” e “Cinza Elementar”.

colour-futures-2016-tendencia-palavras-imagens-paleta

Claro e Escuro

Essa tendência celebra a importância da escuridão para um sono repousante, uma vida mais bem-disposta e até para se enxergar as estrelas do céu em meio à enorme luminosidade da cidade. “Claro e Escuro” mostra que a obsessão com a luz vem de longa data, mas agora existe uma percepção da necessidade da escuridão para uma vida saudável. As cores dessa paleta se mesclam suavemente, lembrando as nuances do anoitecer e do amanhecer durante a “hora dourada”.

simplichique-colour-futures-claro-e-escuro-1-a

Imagens: Tintas Coral – Divulgação

Sugestão de cores dessa coleção: “Verde Taverna”, “Azul Marinho Vibrante” e “Mica Negra”.

colour-futures-2016-tendencia-claro-escuro-paleta

Estrutura e Liberdade

Essa tendência propõe a liberdade de encontrar a si mesmo, um ato para “soltar as amarras” e deixar a imaginação fluir. “Estrutura e Liberdade” aponta, entretanto, que o estilo de vida urbano aspira um caos controlado e que perder o controle pode ser assustador, mas é como as pessoas encontram a si mesmas.

simplichique-colour-futures-estrutura-e-liberdade-1a

Imagens: Tintas Coral – Divulgação

Sugestão de cores dessa coleção: “Retiro Azul”, “Açafrão Indiano” e “Cinabre”.

colour-futures-2016-tendencia-estrutura-liberdade-paleta

Será que alguém aí se antecipou e já tem a cor do ano de 2016 em casa? E quanto às paletas, gostam dessas combinações? Todas têm sua beleza, mas me identifiquei mais com a última, a “Estrutura e Liberdade”, tanto pela escolha das cores quanto pela definição da tendência. Agora, quero saber a opinião de vocês!

Este post tem 2 comentários

  1. Boa tarde

    Estamos trocando a cor da nossa sala

    Minha sala tem de medida 7por4
    To pensado uma cor clara,um cinza claro e uma das parede um cinza escuro
    Favor uma dica…..nome de uma tinta
    Obrigada

Deixe uma resposta