Cor do ano 2018: você já sabe quais são elas? | Simplichique
Cor do ano 2018: você já sabe quais são elas?

Cor do ano 2018: você já sabe quais são elas?

Sempre em meados de setembro ou outubro, as empresas começam a divulgar qual será a cor do ano seguinte, que vai ditar tendências não apenas em decoração, mas no estilo de vida e até comportamento das pessoas.

Claro, algumas dessas empresas costumam ter um peso maior que outras e, por isso, seus conceitos são levados mais à risca que de outras. Mas todas elas fazem um amplo estudo antes de divulgarem qual será a cor do ano e, geralmente, elas têm uma equipe que é responsável só por fazer esse trabalho de pesquisa.

Todo ano tenho feito um post como esse, reunindo as cores do ano sob a ótica das principais empresas do ramo porque é interessante perceber que, apesar de as escolhas de cada uma serem bem diferentes, as justificativas dessas escolhas sempre nos faz refletir bastante no nosso estilo de vida.

Portanto, reuni num único post qual a cor do ano 2018 segundo as empresas mais conhecidas do ramo. Vamos a elas!

A COR DO ANO 2018, SEGUNDO AS PRINCIPAIS EMPRESAS

 

 

1. ULTRA VIOLET – PELA PANTONE

cor do ano 2018

O Instituto Pantone elegeu o Ultravioleta, um tom vibrante de roxo como a cor do ano 2018, o que, cá pra nós, me deixou muito decepcionada. Viemos de um verde Greenery no ano passado que já era bem difícil de usar em decoração de interiores, e agora, esse roxo…

O significado desse tom intenso, pelo menos, é interessante, já que roxo é a cor da espiritualidade, estimula a criatividade, a introspecção, a reflexão do eu. É a cor que simboliza o cosmos, as galáxias, um plano acima que nos intriga e desperta nossa curiosidade para explorar o desconhecido.

cor do ano 2018

Talvez essa cor caia melhor em outras vertentes, mas na decoração, é preciso muita sabedoria, estilo e bom gosto para usá-la, para não correr o risco de deixar sua casa com um clima mórbido e pesado. Se quiser experimentar, sugiro que use apenas em pequenos (bem pequenos mesmo) detalhes. Para quebrar um pouco da sobriedade da cor, fica legal fazer uma composição com tons de amarelo e coral. Essa paleta vai levar mais alegria ao roxo.

2. ADORNO RUPESTRE – PELA CORAL

cor do ano 2018

Lembra quando comentei no post anterior que uma das tendências de decoração em 2018 seria o uso de tonalidades mais acinzentadas? A Coral apostou nisso ao eleger o Adorno Rupestre como cor do ano 2018.

Esse rosa acinzentado é um tom suave e quente que remete às pinturas dos primeiros abrigos da humanidade e ao aconchego da madeira natural, além de contribuir para um ambiente acolhedor. A tonalidade se destaca em um momento de imprevisibilidade e insegurança em todo o mundo, capturando o desejo em comum de “uma casa que acolhe” – sentimento eleito como tema central do Colour Futures, estudo global de tendências feito pela AzkoNobel (detentora da marca Coral aqui no Brasil).

cor do ano 2018

3. TERRA ROXA – PELA SUVINIL

cor do ano 2018

Essa tonalidade alaranjada nos remete à simplicidade e ao calor da terra; além disso, é um convite para cultivarmos relações mais próximas. Conviver e celebrar também são maneiras de ser natural.

Portanto, esse tom terroso simboliza um desejo de levar a natureza para dentro de casa e para estabelecermos conexões mais profundas com nossa essência. É uma cor que também manifesta a valorização das relações pessoais em detrimento das virtuais. A Suvinil observou o anseio atual por uma vida mais humana e, por isso, elegeu o Terra Roxa como cor do ano 2018.

cor do ano 2018

A própria marca sugere algumas paletas de tendências para 2018/19, que você confere mais abaixo.

4. MELODIA DO MAR – PELA SHERWIN-WILLIAMS

cor do ano 2018

A Sherwin-Williams elegeu como cor do ano 2018 a Melodia do Mar, integrante da tendência Afinidade. Todos os anos, a escolha é feita proveniente de uma das paletas apresentadas no trabalho de pesquisa de cores de tendência da marca, o Colormix.

Os estudos de tendência de cores refletem o momento atual do mundo. A instabilidade, as incertezas sociais e políticas, a falta de confiança, seja nas pessoas ou instituições que nos cercam, faz com que as pessoas anseiem por estabilidade e sinceridade, e a cor do ano 2018 é o reflexo dessa busca: uma nova melodia, um novo tempo, que nos remeta novamente a confiança tanto em nós mesmos como na sociedade.

cor do ano 2018

Este azul esverdeado ajuda a recarregar o estado de espírito das pessoas que estiverem em momentos de estresse ou cansaço extremos, alivia os sentimentos de solidão e tende a aumentar os níveis de criatividade e sensibilidade. Também trabalha a concentração e a clareza dos pensamentos e permite elevar a habilidade intuitiva e o crescimento espiritual. Melhor, impossível.

PALETAS DE TENDÊNCIAS PARA 2018

Com exceção da Pantone, todas as outras marcas sempre elegem, além da cor do ano, paletas adicionais como tendências; combinações que simbolizam determinados estados de espírito, contextos socioculturais ou sentimentos, como forma de incentivar uma reflexão. Além dos significados que elas carregam, os conjuntos de cores são sempre bem legais e versáteis, porque contemplam os mais variados gostos e estilos de vida.

Por isso, também vou deixar as respectivas paletas aqui como referência – elas são ótimas para ajudar quem nunca sabe como combinar cores aparentemente tão distintas.

1. CORAL

O Colour Futures 18 identificou três personas (a afetuosa, a aberta e a tranquila), sendo o ponto em comum entre elas o fato de todas buscarem uma casa que acolhe. Daí, além da paleta “A Casa Adorno Rupestre”, surgiram mais 3 eleitas por esse estudo, cada uma delas ligada a uma daquelas personas. São elas: “A Casa Reconfortante”, “A Casa Convidativa” e “A Casa Lúdica”. No total, são 37 tonalidades, sendo que cada paleta possui a cor do ano 2018 e outras nove nuances.

cor do ano 2018

Leia mais sobre cada uma delas no livro de tendências de cores para 2018 da Coral (arquivo em PDF).

2. SUVINIL

Aqui, é a Suvinil LAB quem faz todo o trabalho de pesquisa para apontar as tendências que, especificamente nesse caso, se baseou em três pilares distintos: “Magnético”, “Ideológico” e “Natural”. Estes três temas, que são diferentes, mas podem se complementar, contemplam as características atuais da nossa sociedade, que busca cada vez mais por pluralidade, colaboração, diversidade e humanização.

cor do ano 2018

3. SHERWIN-WILLIAMS

O Colormix, o estudo de cores da Sherwin-Williams, acompanhou por um ano os principais movimentos referentes a decoração, moda, comportamento, tecnologia e lifestyle e classificou 3 importantes paletas como tendência para esse ano, cada uma delas com 12 cores. São elas: “Afinidade”, “Sinceridade” e “Conectividade”.

cor do ano 2018

Leia mais sobre cada uma delas no site do Colormix, da Sherwin-Williams.

Agora quero que você me conte qual é a cor do ano 2018 que mais lhe identifica e de qual paleta você gostou mais!

(Imagens: Divulgação)

Este post tem 4 comentários

  1. Caraca Manu, arrasou!! Pra mim a Sherwin- Williams arrasou demais!! A cor é simplesmente maravilhosa ? Me identifiquei demais com a 3 paleta de cores… Conectividade!! Lindo?

    1. A cor é maravilhosa mesmo! Gosto muito daquele tom!
      Super beijo, querida!

  2. Acho que de todas as paletas, a que eu mais me identifiquei foi a casa convidativa. Foi a combinação de cores que mais me abraçou.

    E quanto ao ultravioleta… putz! Detesto roxo! heheheh. Acho até engraçado que seja considerado a cor da espiritualidade, porque ele me remete a tudo, menos espiritualidade. Me causa até uma sensação de desconforto.

    Beijos.

Deixe uma resposta