Tendência de cores para 2020: 45 tonalidades para inspirar | Simplichique
Tendência de cores para 2020: 45 tonalidades para inspirar

Tendência de cores para 2020: 45 tonalidades para inspirar

Divulgada a lista de cores para 2020 da Sherwin-Williams; veja como usá-las na decoração!

Cores profundas, neutros quentes e tons terrosos. Essas são as apostas da Sherwin-Williams de cores para 2020. O estudo de tendências da marca, o Colormix 2020, foi divulgado recentemente e, como já é de costume, o Simplichique antecipou a novidade para mostrar em primeira mão quais são as paletas de tendências eleitas pela empresa para o próximo ano.

Apesar de ainda não sabermos qual será a cor do ano 2020 da Sherwin-Williams, já temos 45 candidatas. Essas cores foram agrupadas em 5 paletas diferentes, cada uma retratando determinados estilos de vida e conceitos muito interessantes, que nos levam a refletir sobre quem somos e como impactamos as vidas de outras pessoas.

Como isso ainda não foi apresentado oficialmente aqui no Brasil, as paletas estão com seus nomes originais em inglês, mas podemos imaginar como elas se chamarão por aqui traduzindo as expressões ao pé da letra.

Vamos às paletas de cores para 2020:

Alive

cores para 2020

Essa paleta tem tons intensos e profundos, muitos terrosos, azuis em nuances variadas e um verde oliva extremamente denso.

De acordo com a marca, essa paleta foi pensada para celebrar a vida em boa companhia, principalmente no contexto doméstico. São cores que nos incentivam a ser atenciosos, a viver em companhia, de estar presente.

Essa paleta também nos faz pensar em como estamos vivendo de maneira mais consciente sobre tudo; a gente quer saber a origem de tudo que comemos, de que materiais são feitos nossos bens de consumo, o que tem em nosso redor.

As principais influências da paleta Alive (que podemos traduzir como “vivo”) são: otimismo, autenticidade e a “glocalização”.

cores na decoração

Mantra

cores para 2020

O nome dessa paleta já nos remete a tranquilidade, serenidade. É exatamente isso que ela representa. A paleta Mantra faz uma fusão entre o minimalismo japonês com o design escandinavo, misturando ocidente e oriente e traduzindo isso nas cores.

As tonalidades são, portanto, mais delicadas e sutis. Predominam os neutros quentes e frios, que simbolizam toda a simplicidade que essas duas culturas salientam.

As influências dessa paleta são, claro, o minimalismo, serenidade e o design escandinavo.

cores na decoração

Play

cores na decoração

Essa paleta de cores vibrantes e combinações ousadas nos convida à diversão. Todo mundo tem uma criança interna que dificilmente vem à tona para deixar nossas vidas mais leve. Essas cores nos fazem repensar essa situação, fugir do estresse caótico do mundo moderno por alguns instantes para botar um sorriso em nossos rostos.

É uma paleta bem enérgica e suas cores trazem o toque de humor e nostalgia de que a gente precisa tanto. Combinações até ousadas, mas que trazem aconchego e felicidade.

As principais influências da paleta Play são: humor, nostalgia, energia e alegria.

cores na decoração

Haven

paleta refúgio

Haven, em inglês, quer dizer “refúgio”. É exatamente o que essa paleta representa: que a gente enxergue nossas casas como verdadeiros oásis que nos abraçam e acolhem do mundo exterior.

A paleta também tem inspirações na natureza, representada principalmente pelos ciclos sazonais da Terra e seus elementos: mar, areia, floresta e céu.

Essa paleta evoca a beleza da simplicidade das coisas. Wabi-sabi é uma filosofia oriental que tem ganhado muitos adeptos ao redor do mundo nos últimos anos e ela propaga exatamente esse conceito de que o simples tem sua beleza; que não precisa ser perfeito para ser bom.

As principais influências dessa paleta são: simplicidade, wabi-sabi, conservação e sustentabilidade.

cor do ano 2020

Heart

cor do ano 2020

Por fim, a última das cinco paletas de cores para 2020 nos deixa uma reflexão muito interessante: cada um de nós tem particularidades. Somos muito diferentes enquanto seres humanos e é justamente isso que nos torna tão especial.

Uma paleta terrosa, com nuances que variam de intensidade, mas que trazem muito aconchego. Cores que nos confortam e nos convidam a aproveitar ao máximo os pequenos prazeres da vida.

As principais influências dessa paleta são: a Bauhaus, o estilo boho e a humanidade.

paleta coração

As cores para 2020, segundo a Sherwin-Williams

Essas são as 45 cores para 2020, resultado do estudo aprofundado que a Sherwin-Williams faz através do Colormix. Cores que, segundo a marca, trazem alegria, serenidade e foco na mente, corpo e espírito.

Com isso, já podemos adiantar que os tons terrosos continuarão em alta, acompanhados dos neutros quentes. Tonalidades terrosas de amarelos, como os ocres, e também dourados, que dão brilho aos ambientes. Azuis mais tranquilos e também em tons mais profundos, para criar uma atmosfera de impacto.

Uma dessas 45 cores será eleita em breve como a cor do ano 2020 da Sherwin-Williams. Você tem algum palpite de qual será? Estou apostando em algum dos rosas ou dos amarelos…

cores para 2020

Deixe uma resposta