Costela de Adão é a planta escolhida para inaugurar uma coluna só sobre plantinhas aqui no blog. Essa espécie virou uma febre nas redes sociais e é fácil entender o porquê.
Essa planta tem uma folhagem muito exuberante, de linhas orgânicas bem características, cheias de recortes. O melhor é que ela se adapta muito bem a ambientes internos.
Imagem: Casa Atelier
De uma maneira geral, plantas de cor verde bem escuro se desenvolvem bem à meia sombra; por isso, são perfeitas para quem mora em apartamento onde não bate tanto sol direto. É o caso da Costela de Adão, que já é uma velha conhecida nossa, mas que tem ganhado destaque no mundo da decoração.
Imagem: mangoandsalt (via Instagram)
Ela é da família das trepadeiras; se cultivada perto de um muro ou parede, “pega” bem e cria uma parede verde muito linda. Mas, como toda plantinha que gruda em superfícies, saiba que ela pode danificar a pintura e até o reboco daquela área.
Muita gente não sabe que ela é uma planta frutífera. Eu nunca experimentei o fruto dela, mas quem já teve a oportunidade, diz que é um alimento muito saboroso, que lembra a pinha (ou fruta do Conde).
Imagem: MNN
Apesar de produzir frutos comestíveis, as folhas são tóxicas; essa é uma informação muito importante para quem tem crianças e/ou animais domésticos em casa e quer cultivar a Costela de Adão. Nunca deixe sua planta ao alcance deles, porque ela pode provocar reações alérgicas graves se ingerida.
Guarde a ficha técnica dela para lembrar dos principais cuidados:
Agora que você já sabe mais sobre essa planta maravilhosa, que tal se inspirar com algumas possibilidades de uso na decoração?
COSTELA DE ADÃO NA DECORAÇÃO
Taí uma planta que fica linda nas mais variadas situações: em jardins, em paredes verdes, em vasos e em arranjos. Dependendo da forma de cultivo, ela pode crescer um bocado e criar uma mini selva dentro de casa.
Como não precisa de luz direta, aproveite para decorar os cantinhos da casa com ela. Com certeza, ela vai fazer a diferença!
Se você não sabe nem por onde começar, imagine sua planta como se fosse uma estampa e use aquela velha tática de decoração: misture os padrões. Traduzindo em miúdos, combine a Costela de Adão com plantas de outros formatos e alturas para criar uma composição bem rica e exuberante.
Ela é adequada para vários estilos de decoração, mas especialmente em ambientes retrô, contemporâneos e minimalistas, ela tem o poder de ressaltar a estética dos ambientes, como se fosse aquele toque especial que estava faltando para coroar tudo, sabe?
Ficam muito charmosinhas em vasos também, e a sensação do momento é usar a Costela de Adão em cachepôs rústicos de palha ou corda, que você ainda pode estilizar com uma pintura dip dye.
Você também pode explorar a beleza de suas folhas em belos arranjos de mesa, que podem ficar bem moderninhos se você usar poucas folhas no vaso. Lembre-se de fazer o corte no caule na diagonal, pra aumentar a área de absorção de água e, assim, a folha durar mais tempo.
Mas sua beleza é tão expressiva que ela virou objeto de arte mesmo. Existem papeis de parede, quadros, tecidos e outros objetos de decoração estampados com o formato da folha. Boa maneira de levar um pouco de tropicalidade para dentro de casa.

Que post lindo Manu! Tem coisas que eh nem sabia como por exemplo que ela é uma planta frutífera. Fiquei honrada em ver meu projetinho por aqui tb. Amo essa planta e realmente é linda pra ornar com a decoração da casa. Parabéns pelo post e obrigada! ???
Suas folhas ficaram tão verdadeiras! Ninguém diz que é papel, até o brilho elas têm! rs
Muito obrigada pelo carinho, você é uma querida!
Beijo!!
Amo essa planta, as folhas duram tanto…
Beijos e sucesso!!!
Duram mesmo! E dá pra pensar em tanto arranjo diferente com elas… já vi umas coisas lindas pra decorar jantar e festa de casamento! :O
Olá amiga.
Um ano ótimo pra ti!
Ah planta? Alguém falou em planta? Adorooo
Ela é linda mesmo!
Saudades de vc no bloguito.
Bjo
renovandoacasasempre.blogspot.com.br
Você é das minhas, Mag!!! Amooo plantinhas! 😀
Bjão, querida!
Que bacana! Eu não sabia que em geral plantas verde escuro se adaptam bem à meia sombra. Vivendo e aprendendo!
Beijos
Pois é, Ju! Claro, toda regra tem exceção, então é sempre bom dar aquela pesquisada sobre sua espécie antes de comprar. 🙂
Beijão!
Adorei a Matéria! Direta, com informações relevantes e sem enrolação.
Obrigada pelo elogio, Natália! 😉
Manu, ótimas imagens, trabalho lindo, personalizado. Parabéns!!! As fotos expandiram minhas ideias para um mural de uma loja, se o trabalho se realizar envio as fotos para você! Muito obrigada!
Nossa, Ivanise! Que ideia linda! Tenho certeza absoluta que vai ficar super legal! Manda a foto mesmo, fiquei curiosa pra ver o resultado.
Um beijo e boa sorte!!
Muito charmosa essa plantinha, amei!
amo esta planta! não sabia ser frutífera…adorei a matéria…
Adorei, Manu!
Me diga, as raízes dessa planta pode prejudicar encanamento de água?
Quero plantar próximo ao muro e paralelo a ele passa o encanamento da água. Me ajude! Beijinhos ?
Oi Damaris! Olha, se o encanamento não passa dentro do muro, acredito que você não vai ter problemas.
Adorei as informações, fiz um vazo com as folhas na água.
Pingback: Monstera Costela de Adão: Como cuidar, fazer crescer e propagar