Costela de Adão é a planta escolhida para inaugurar uma coluna só sobre plantinhas aqui no blog. Essa espécie virou uma febre nas redes sociais e é fácil entender o porquê.

Essa planta tem uma folhagem muito exuberante, de linhas orgânicas bem características, cheias de recortes. O melhor é que ela se adapta muito bem a ambientes internos.

costela de adãoImagem: Casa Atelier

De uma maneira geral, plantas de cor verde bem escuro se desenvolvem bem à meia sombra; por isso, são perfeitas para quem mora em apartamento onde não bate tanto sol direto. É o caso da Costela de Adão, que já é uma velha conhecida nossa, mas que tem ganhado destaque no mundo da decoração.

costela de adãoImagem: mangoandsalt (via Instagram)

Ela é da família das trepadeiras; se cultivada perto de um muro ou parede, “pega” bem e cria uma parede verde muito linda. Mas, como toda plantinha que gruda em superfícies, saiba que ela pode danificar a pintura e até o reboco daquela área.

costela de adãoImagens: 12

Muita gente não sabe que ela é uma planta frutífera. Eu nunca experimentei o fruto dela, mas quem já teve a oportunidade, diz que é um alimento muito saboroso, que lembra a pinha (ou fruta do Conde).

costela de adãoImagem: MNN

Apesar de produzir frutos comestíveis, as folhas são tóxicas; essa é uma informação muito importante para quem tem crianças e/ou animais domésticos em casa e quer cultivar a Costela de Adão. Nunca deixe sua planta ao alcance deles, porque ela pode provocar reações alérgicas graves se ingerida.

Guarde a ficha técnica dela para lembrar dos principais cuidados:

costela de adão

Agora que você já sabe mais sobre essa planta maravilhosa, que tal se inspirar com algumas possibilidades de uso na decoração?

COSTELA DE ADÃO NA DECORAÇÃO

Taí uma planta que fica linda nas mais variadas situações: em jardins, em paredes verdes, em vasos e em arranjos. Dependendo da forma de cultivo, ela pode crescer um bocado e criar uma mini selva dentro de casa.

costela de adão

costela de adãoImagens: 123

Como não precisa de luz direta, aproveite para decorar os cantinhos da casa com ela. Com certeza, ela vai fazer a diferença!

costela de adãoImagens: 12

Se você não sabe nem por onde começar, imagine sua planta como se fosse uma estampa e use aquela velha tática de decoração: misture os padrões. Traduzindo em miúdos, combine a Costela de Adão com plantas de outros formatos e alturas para criar uma composição bem rica e exuberante.

costela de adão

costela de adãoImagens: 12

Ela é adequada para vários estilos de decoração, mas especialmente em ambientes retrô, contemporâneos e minimalistas, ela tem o poder de ressaltar a estética dos ambientes, como se fosse aquele toque especial que estava faltando para coroar tudo, sabe?

costela de adão

costela de adãoImagens: 123

Ficam muito charmosinhas em vasos também, e a sensação do momento é usar a Costela de Adão em cachepôs rústicos de palha ou corda, que você ainda pode estilizar com uma pintura dip dye.

costela de adão

costela de adãoImagens: 123

Você também pode explorar a beleza de suas folhas em belos arranjos de mesa, que podem ficar bem moderninhos se você usar poucas folhas no vaso. Lembre-se de fazer o corte no caule na diagonal, pra aumentar a área de absorção de água e, assim, a folha durar mais tempo.

costela de adão

costela de adão

costela de adãoImagens: 123

Mas sua beleza é tão expressiva que ela virou objeto de arte mesmo. Existem papeis de parede, quadros, tecidos e outros objetos de decoração estampados com o formato da folha. Boa maneira de levar um pouco de tropicalidade para dentro de casa.

costela de adão

costela de adãoImagens: 123

PROJETOS DIY COM COSTELA DE ADÃO

Gosta do aspecto da Costela de Adão mas não tem dom pra cuidar de planta? Faça as suas de mentirinha! Vou deixar aqui como inspiração esse projeto super fofo da Ana, do blog Casa Doce Casa: ela fez porta-copos de EVA verde que, além de lindinhos, são bastante úteis.

costela de adão

Além dos porta-copos, vou deixar como inspiração a própria planta de mentirinha, pra você fazer com papel. O projeto é da Layde Linhares, do canal de mesmo nome, que criou essas belezuras tão perfeitinhas que ninguém diz que é papel!

 

E fiquem ligadinhos nas próximas plantas que vão aparecer por aqui nessa seção! Se quiser pedir alguma em específico, pode ficar à vontade! Isso aqui é feito para e por vocês!


Compartilhe: