Criado-mudo: o que é, modelos e como usar em decor de quarto

Criado-mudo: o que é, modelos e como usar em decor de quarto

Criado-mudo: seu companheiro inseparável na hora de dormir

Existe um companheiro que auxilia as pessoas no momento em que elas vão se deitar na cama. Ele tem a função de guardar seus pertences pessoais e de dar apoio a certas atividades que serão realizadas no local – como a leitura de um livro, por exemplo.

Este é o criado-mudo ou a mesa de cabeceira. Saiba mais, neste texto, sobre as possibilidades que este tipo de móvel oferece para o design de quartos.

criado-mudo na decoracao

Marília Veiga

Ele não pode faltar em seu quarto

Criado-mudo é um tipo de peça de design. Sua criação foi pensada para fazer parte de composições de quartos, sendo um complemento para as suas decorações.

Não é um elemento obrigatório na ambientação deste tipo de cômodo, porém pode fazer a diferença no cenário. Criados não só são capazes de dar apoio às atividades realizadas no cômodo, como de ajudar a enfatizar, destacar, a área da cama.

criados mudos na decoracao

CASA COR 2016

Geralmente, um criado-mudo comum apresenta um tampo em forma quadrada ou retangular.

Em média, sua profundidade é de cerca de 40 cm e sua altura regulando com a altura do colchão, já a largura podendo variar de acordo com o projeto – como 30 ou até 80 cm. E é comum ter, neste móvel, algumas gavetas e nichos, onde o usuário pode deixar certos objetos pessoais – por exemplo, documentos, remédio e mais.

criado quarto

Meet Arquitetura e Interiores

Portanto, criado-mudo é um móvel que vai ao lado da cama. Tal peça pode ser em material, cor e textura combinando com outros móveis ao redor, como a cabeceira da cama. Ou pode ser uma peça de design totalmente diferente, que se destaque completamente do todo, dando um toque a mais de estilo à decoração do ambiente.

O local do criado ou dos criados-mudos pode ser um ponto pra lá de especial nas decorações de quartos contemporâneos. Estes móveis podem marcar a largura da cabeceira. Sobre eles é sempre colocado algum tipo de luminária auxiliar de belo design, como um abajur.

Além disso, vasos de flores, porta-retratos, e outros elementos que sempre ajudam a personalizar e deixar mais aconchegante o visual do ambiente.

criado-mudo

Studio Ecoara

criado-mudo

Daniella e Priscilla de Barros

Os modelos de criados-mudos mais populares

Dando uma olhada no que é vendido, hoje, nas lojas de móveis, percebe-se que existem vários modelos diferentes de criados-mudos. Os fabricantes têm lançados criados de linhas retas e outros em formas mais torneadas.

Também criados que possuem rodízios, pés palitos ou que podem ser presos às paredes, ficando suspensos. E criados tanto fechados com gavetas quanto abertos com nichos vazados.

criado-mudo

Aquiles Nicolas Kílaris

criados mudos

SharonFliter Arquitetura e Interiores

Quanto à materialidade, vê-se mais nas lojas criados-mudos feitos em madeira maciça ou MDF – com acabamento em lâmina de madeira ou laca. Mas também se acha com bastante facilidade modelos em outros materiais também. 

Há criados, por exemplo, feitos em acrílico ou metal. Para mais, criados em um mix de materiais – com partes em palha, vidro e espelho.

criado-mudo quarto

Juliana Pippi

Por fim, é preciso destacar as cores e estampas mais utilizadas nos criados-mudos que têm estado disponíveis no mercado nacional. 

As peças mais vendidas vêm na cor branca ou em outros tons neutros, como cinza, preto e “madeira mel”. As texturas imitando madeira também são muito populares. Mas ainda existem modelos – sobretudo os em estilo vintage e retrô – mais coloridos.

Criado-mudo antigo também pode ficar lindo em decorações contemporâneas. Para que seu visual pareça mais moderno, tal peça pode passar um processo de restauro e personalização. Talvez recebendo uma nova pintura – em técnicas como pátina -, ou um envelopamento – em materiais como tecido, adesivo e mais. Os criados com partes em estampa geométrica são uma forte tendência no momento.

Inove com criados-mudos diferentes

Dependendo do tamanho do quarto, um criado-mudo de design e dimensões comuns pode não contribuir tão bem para a decoração. Neste caso, deve-se pensar em alternativas. 

Por exemplo, usar, no lugar, uma mesinha maior – comumente utilizada em salas de estar -; uma escrivaninha; ou até mesmo um seat garden. Uma boa ideia é testar também caixotes de feira, malas, baús, cadeiras e até pequenas escadas.

Opções de criados-mudos são o que não falta para decorações de quartos. E, se bem escolhidos, além de funcionais, podem ser aquele toque especial na decoração de seu quarto. Por isso, capriche nessa hora!

criado no quarto

Isabela Bethonico

criado-mudo

Máira Ritter

Essas dicas de como utilizar o criado mudo na decoração de um quarto foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta

50% de Desconto

Como estímulo para você ficar em casa, estamos oferecendo todos nossos cursos online pela METADE DO PREÇO.

50% de Desconto

Como estímulo para você ficar em casa, estamos oferecendo todos nossos cursos online pela METADE DO PREÇO.