O que vem na sua mente quando alguém pergunta qual o significado poético de ser brasileiro? Como é o povo e quais suas características culturais mais marcantes? As respostas a essas perguntas vão nortear as ideias de quem pretende fazer uma decoração brasileira em casa.
Imagem: via
Com tanto acesso a informação hoje, a gente acaba sendo bombardeado por milhares de estilos decorativos vindos de todas as partes do mundo. O estilo nórdico, ou escandinavo, tá aí pra provar isso. E nessa de querer valorizar o que vem de fora, a gente acaba esquecendo nossas raízes.
Já falei várias vezes aqui no blog que decoração também é uma maneira de imprimir sua personalidade em um ambiente; e quando falo em personalidade, não podemos esquecer que ela foi criada dentro de um contexto sociocultural e que, portanto, isso pode ser traduzido na sua decoração.
Imagens: via
Mas como representar nossa cultura para criarmos uma decoração brasileira?
Aquelas perguntas do primeiro parágrafo podem ajudar. Nossa sociedade é muito miscigenada, o que nos leva a pensar em misturas: cores, texturas e materiais. Além disso, podemos valorizar o regionalismo de nossa cultura, trazendo o artesanato como elemento componente da decoração.
Imagem: via
O ambiente acima é um ótimo exemplo. Projetado pela arquiteta Kátia Jendiroba para a Mostra Morar Mais por Menos 2012 carioca, ele traz muitos elementos que afloram a brasilidade: o forro feito com esteiras de palha, as paredes revestidas por retalhos, as plantas e cactos que remetem ao sertão, a variedade de cores e estampas.
Se tem uma coisa que não pode faltar em uma decoração brasileira é a chita. Foram os europeus que trouxeram a chita para o Brasil no século XIX, mas ela era muito diferente do tecido que conhecemos hoje: alegre, colorida, vibrante. E é assim que deve ser na decoração também.
Imagens: via
Se você conseguir mesclar chita com madeira ou outros elementos rústicos (tijolinho aparente é um ótimo exemplo), meus parabéns. Você conseguiu compor um clima super brasileiro na sua decoração.
Imagens: 1 – 2
É fato que quando a gente pensa numa composição temática referente ao Brasil, a primeira coisa que vem na cabeça é a combinação das cores verde e amarelo. Muito cuidado para não deixar o ambiente caricato. O Brasil não se resume a verde e amarelo, pense fora da caixa. Pode usar essas cores, mas procure inseri-las num contexto em que elas não sejam as únicas protagonistas. E que não remeta a futebol.
Imagens: 1 – 2
Também é legal abordar a tropicalidade na decoração, já que ela caracteriza muito bem o espírito festivo do povo brasileiro. Ótimo artifício para dar um toque de irreverência e descontração a qualquer ambiente. Por isso, pode abusar das frutas, em especial bananas e abacaxis, e folhagens exuberantes, que também podem vir na forma de estampas.
Imagens: 1 – 2
Valorize também nosso artesanato, com o uso de rendas e do crochê. Além de capas de almofadas e colchas, procure inovar nas maneiras de apresentar esses elementos na sua decoração. Uma boa sugestão é criar uma arte de parede com o trabalho manual.
Imagens: 1 – 2
Abuse das cores. Essa pode ser uma forma bem eficiente de trazer a brasilidade à tona na sua decoração. E procure inserir elementos que nos remetam à cultura brasileira. Nas duas fotos a seguir, essas referências são bem evidentes: os enfeites de parede, a prancha de surfe, as baianas nos quadros e até carreteis de linha num bowl como centro de mesa; e os ladrilhos assinados pelo Rosenbaum com estampa que lembra bandeirinhas de São João.
Imagens: 1 – 2
Confesso pra vocês que esse é o tipo de decoração que mais me encanta: alegre, colorida, divertida e variada. O que vocês acham?
Tem mais Simplichique aqui:

Ola, bom dia!
Gostaria de saber de onde são os ladrilhos da ultima imagem da postagem, tons quentes variados como bandeirinhas de festa junina!
Obrigada!!
Pingback: Decoração rústica inspirada na casa de campo brasileira | Simplichique