A primavera chegou oficialmente ontem, mas por mim, eu deixaria a casa decorada com flores o ano todo! E não vou falar apenas de flores naturais nesse post, mas da temática floral como um elemento decorativo que a gente pode incorporar em casa sob vários aspectos.
É claro que flores naturais nos passam muito mais as sensações de frescor e renovação características da estação. E chega a ser impressionante a mudança que um pequeno punhado de flores pode causar no ambiente inteiro.
Imagem: M de Mulher
Uma ideia super linda é usar flores de corte em potinhos de vidro, enfeitados com pequenos pedaços de juta. Muito delicado, simples e chique!
Imagem: Four Bolts
Mas se sua preferência é por flores plantadas, vou dar uma sugestão bem bolada: plantar pequenos pezinhos em escorredores e usá-los como floreiras suspensas! O efeito é incrível e os próprios furinhos do utensílio vão escoar o excesso de água das regas.
Imagem: Country Living
Também é possível incorporar flores na decoração em outros contextos, com a ajuda das estampas. Quando a gente pensa em estampa floral, a primeira coisa que vem na cabeça é um ambiente bem romântico, delicado, com cores claras e flores cor de rosa.
Imagem: Vintage Home
Se esse não for seu estilo, não se preocupe. A gente pode fugir desse estereótipo de várias maneiras. Uma boa dica é procurar padronagens com flores de cores e espécies menos convencionais e complementar a decoração num contexto menos vintage.
Outra dica que sempre funciona: procure não usar flores cor de rosa. Outras cores também podem dar um efeito bem delicado sem cair na mesmice, ou sem compor um ambiente necessariamente romântico.
E não pense que um cômodo florido é exclusividade do universo feminino. É possível usar essa temática também para decorar ambientes masculinos. Nesse caso, as estampas mais modernas são mais adequadas, aliadas ao uso de cores sóbrias, como o preto, o grafite e variações de cinza.
Roupas de cama são excelentes para levar o tema floral para dentro de casa. Além da praticidade da troca constante, um belo jogo de cama muda a cara de um ambiente em questão de minutos.
Imagem: Revista Casa e Jardim
Use estampas florais também em locais não-convencionais, como nos móveis. Forrar um móvel com tecido ou papel florido dá um charme bem especial à peça e pode até servir para corrigir pequenos defeitinhos dela sem precisar mandar reformá-la.
Imagem: Virlova Style
E também em soluções inusitadas, como as cortininhas de bancada. Elas já são super fofas; floridas, então, impossível de resistir!
Imagem: Portal Minha Casa
E é claro que não podemos falar de flores sem falar da chita, o material mais barato e queridinho quando o assunto é decoração floral. Ela ganhou status de destaque na decoração de interiores e, por isso, vem sendo usada cada vez mais. As possibilidades são infinitas e já mostrei algumas inspirações nesse post.
Use para as mais diversas finalidades, mas vou deixar como referência aqui duas sugestões que gosto bastante. A primeira é para revestir pufes; eles ganham uma aparência completamente diferente por causa da chita.
Imagem: Blog Remobília
E para finalizar, um dos usos da chita que mais adoro: repaginar móveis. Forre um detalhe de um móvel, uma porta, uma gaveta ou um nicho, e pinte o restante num tom que combine com a estampa. Sua peça vai passar de uó pra uau, certeza absoluta!
Vai tentar comprar um móvel assim pra você ver como é caro!
Espero que tenham gostado das inspirações. Vamos colocar mais flores em todos os cantos da casa?
Tem mais Simplichique aqui:

Olá amiga!
Vc perguntou, se gostaram das inspirações? Ó eu com o dedinho levantado rsrs.
Ameiii, amo a primavera e o verão.
Sou paulistana, nasci aqui, mas se pudesse me mudaria pro nordeste no outono e inverno rsrs.
Nossa amiga, não tinha visto o seu post, e hj pela manhã publiquei todas as flores que tenho espalhada pela casa.
Flor é vida, é tudibom.
Bjo
renovandoacasasempre.blogspot.com.br