Como usar a cor preta em decoração de sala de estar e jantar

Como usar a cor preta em decoração de sala de estar e jantar

Pretinho básico: arrase na decoração de suas salas!

Sala de estar e de jantar são considerados ambientes sociais. Então, entende-se que eles precisam ser alegres, super alto astral. Mas vamos combinar que este conceito não combina bem com a cor preta. Pelo menos não é este o primeiro tom que pensamos para utilizar em paredes e móveis em decoração de sala

O que você acha disto? Pois saiba que o preto pode ser, sim, cogitado para estes ambientes. Vamos ver isso, juntos.

preto na decoração
Guilherme Torres e  Luis Fabio Rezende de Araujo

Qual o significado da cor preta para a decoração de interiores?

Definitivamente, o preto não é uma cor que agrada a todos. Pode-se dizer que a maneira que enxergamos esta cor também depende muito do nosso estado de espírito. 

E, quanto a nossa casa, cogitar ou não o uso de móveis, revestimentos, equipamentos e acessórios em preto vai depender de vários fatores. Acima de tudo, as condições de iluminação e a opção de decoração que escolhemos para a nossa casa.

Primeiro, antes de tomar qualquer decisão, é importante entender quais as características emocionais e as atribuições sentimentais que damos a esta cor. No caso, o preto é considerado uma cor misteriosa. Também é vista como fria e associada a coisas sem vida. Mas estas características que podem ser combatidas se houver a adição de outras cores – como branco, laranja e verde – no ambiente decorado.

sala de jantar com pendentes na cor preta
Quitete & Faria

Por que valeria a pena utilizar o preto em decoração de salas?

O preto combina com muitas decorações modernas – se tem dúvidas disso, basta conferir as imagens apresentadas neste texto. 

Ele é uma ótima alternativa para ambientes mais masculinos, sóbrios, minimalistas, futuristas, e de design ousado e sofisticado. Como é um excelente absorvente, pode ser perfeito como pano de fundo. Agora, apesar das boas possibilidades, tenha cuidado.

O preto pode, talvez, seduzir o observador como nenhuma outra cor. Contudo, torna mais sensível a harmonização de ambientes. 

Pra começar, ele não reflete tão bem a luz e pode reprimir as pessoas. Para combater esses efeitos seria preciso trabalhar com a iluminação ambiente e colocar, em pontos estratégicos da decoração, cores vivas, vasos com plantas e mais.

cor preta na decoração
Patrícia AzoniBianchi & Lima Arquitetura

Como utilizar preto em decoração de sala de estar e de jantar?

Pode-se colocar preto em tudo na decoração de uma sala. Mas sabe aquele ditado que diz que tudo é em excesso torna-se demais? O mesmo vale para a utilização desta cor. Como dito antes o preto fica muito bem como pano de fundo. 

Portanto, pode ser utilizado em pinturas de parede e teto, ou mesmo como revestimento de piso. Mas o ideal é não aplicar tal cor a todas as superfícies de um ambiente de uma só vez.

ambiente com parede preta
Hayasaki arquitetura

Embora o preto seja considerado uma cor neutra, ele deve, inevitavelmente, chamar bastante a atenção na decoração da sua sala de estar ou de jantar. 

Contrastá-lo com branco deve ajudar demais a equilibrar as coisas. É claro que isto ainda não faria o ambiente sair do “estado de monotonia”. Mas jogar com outros tons – sobretudo os quentes, incluindo os amadeirados – pode resolver a questão.

cadeiras pretas na decoração
Tatiana Coutinho + Roberta Vilela e Marcelo Rosset Arquitetura
cor preta na decoração
A.M Studio Arquitetura e CSDA arquitetura + decoração

Uma boa ideia seria você utilizar uma parede da sala em preto. Então, posicionar, frente a ela, alguns móveis na mesma cor. Um rack em preto, por exemplo, poderia usar a parede por trás como painel para TV. 

Por falar nisto, racks pretos são comuns em decorações de salas – sobretudo os laqueados. Mas se a ideia é destacar tanto o móvel quanto a TV, um fundo mais claro poderia ser uma solução melhor.

parede preta
Renata Basques
cor preta na decoração
Pietro Terlizzi

É preciso dizer ainda que existem outros móveis para decoração de sala vendidos na cor preta. Por exemplo, mesas de jantar – base e tampo, ou só base com tampo de vidro. Estantes, prateleiras e nichos. E é claro que não poderiam faltar nesta lista assentos como sofás, cadeiras, poltronas e puffs. Tais peças, nesta cor, ficam mais fácil de sofrer manutenção, aparentando estarem sempre limpas.

Fora as opções de revestimento e móveis, ainda poderíamos citar as alternativas de ornamentos para sala na cor preta. Por exemplo, molduras, quadros e lustres ou pendentes. Também tapetes, capas de almofadas e bandôs de cortinas. 

E, por fim, cachepots, esculturas, jogos de mesa etc. 

Quer experimentar o pretinho básico na sua sala? Então, use as imagens deste texto para tirar mais ideias e abuse de sua criatividade também.

cor preta na decoração
Moreno Interiores

Essas dicas de como utilizar a cor preta na decoração da sala foram criadas pela equipe Viva Decora.


Deixe uma resposta