Decoração Geek e Nerd: inspirações p/ sua casa

Antes de mais nada, não quero aqui fomentar uma discussão entre o que é ser nerd e o que é ser geek; o foco aqui é decoração. Mas já deixo o registro de que essas duas características, por assim dizer, têm definições diferentes. De qualquer forma, seja nerd ou seja geek, essas duas tribos hoje comemoram uma data especial: o Dia do Orgulho Nerd (ou Dia do Orgulho Geek).

1Imagem: via

Atualmente é muito difícil que você nunca tenha ouvido falar sobre isso, mesmo não sabendo o que esses termos realmente significam. No final desse post tem alguns links que vão ajudar a esclarecer esses conceitos mas, por hora, vamos ver como podemos incorporar alguns temas geeks e nerds na decoração da casa, caso você se interesse pelo assunto.

Também quero deixar claro que, apesar de gostar bastante desses temas, minha vocação profissional fala mais alto nessas horas e, por isso, não pretendo sugerir que você faça sua casa inteira baseada nos itens da relação abaixo. A ideia é que você cite um determinado tema na decoração (ou até de vários), mas não faça da sua casa um parque temático, porque mesmo você sendo um enorme fã, um dia você vai enjoar da decoração e mudá-la por completo pode parecer complicado e desmotivador.

Prepare-se para conhecer as principais paixões dos mundos nerd e geek e se inspire!

1) STAR WARS

decoração geek nerd 02Imagens: 12

O ícone da cultura nerd. Tão ícone que ganhou um tópico exclusivo nessa lista. Aliás, o Dia do Orgulho Nerd se deve ao fato de hoje ser aniversário do lançamento mundial do Episódio IV: Uma Nova Esperança. Mesmo que você não seja um verdadeiro fã da saga, essa é uma temática bastante usada em decoração até hoje.

decoração geek nerd 01Imagens: 12

2) SUPER-HERÓIS

decoração geek nerd 03Imagens: 1234

Engana-se quem acha que eles são exclusivamente infantis. Referências a super-heróis estão sendo muito utilizadas principalmente em artes visuais e servem de inspiração para a criação de pôsteres, quadros e estampas. Se você prefere algo mais discreto, aposte nas versões minimalistas dos desenhos para criar uma ambientação bem divertida mas que não chama desesperadamente a atenção.

3) LEGO

decoração geek nerd 04Imagens: 12

Não conheço ninguém que não tenha brincado (ou que ao menos não conheça alguém que tenha brincado) com o tijolinhos mais famosos do mundo. Só que a versatilidade deles vai muito além da brincadeira, podendo ser incorporados à decoração sem o menor problema. Dá até pra construir pequenos objetos super funcionais que podem ajudar na organização da casa.

decoração geek nerd 05Imagens: 12

4) VIDEO-GAMES

decoração geek nerd 06

decoração geek nerd 07Imagens: 1234

Desde pequena, sou aficionada por video-games; não sou da geração Atari, mas meu pai tinha o console e, quando criança, cheguei a jogar muito River Raid e Enduro nele, dentre muitos outros. E são os jogos antigos que rendem as melhores decorações temáticas, principalmente as que são fruto de projetos DIY, porque é fácil desenhar, pintar e recortar elementos pixelados. Tô até pensando em adesivar minha geladeira com papel contact, fazendo algum desenho com pixels.

decoração geek nerd 08Imagens: 123

5) FILMES E SERIADOS

decoração geek nerd 09Imagens: 12345

Alguns filmes são bastante cultuados por nerds e geeks e rendem ótimos itens de decoração. Além de Star Wars e os de super-heróis, que já foram abordados em tópicos anteriores, obras de escritores como Tolkien e Stephen King, e cineastas como Stanley Kubrick e Steven Spielberg, estão entre os mais conhecidos. Dentre os seriados, destacam-se: Star Trek, Breaking Bad, The Big Bang Theory e Game of Thrones, pra citar só alguns.
Mas geek que é geek decora a casa com qualquer que seja seu filme ou seriado favorito, viu?

6) COMPUTADORES E INFORMÁTICA

decoração geek nerd 10Imagens: 1234

Taí um item que não pode faltar na decoração nerd; geeks também gostam do tema, mas os assuntos relacionados são um pouco diferentes. Os primeiros são mais do time old school, enquanto os segundos gostam mais de novidades. E haja criatividade pra transformar itens de informática em objetos decorativos!

.

Enfim, o universo geek/nerd é imenso pra ser explorado no mundo da decoração e esses 6 tópicos foram apenas para mostrar que é possível incorporar esses assuntos na sua casa sem deixar os ambientes super carregados, cafonas ou fora de contexto.


Quem tiver interesse sobre o assunto e quiser ir um pouco mais além da decoração, deixo aqui algumas referências de leitura complementar:
– Definição do termo geek (via Wikipedia);
– Infográfico muito bom mostrando as diferenças entre geeks e nerds (em inglês, via Masters In IT);
– Cultura geek e o capitalismo: por que ser nerd está na moda? (via Obvious).


E parabéns aos que curtem comemorar a data!

dia do orgulho nerd

Este post tem 9 comentários

  1. Adoro ideias assim! E confesso que há algum tempo namoro algumas delas pra fazer por aqui <3 Adorei o post, beijos

    1. Que legal ver vc por aqui, Paty! Quero ver PAP de decoração no seu blog com tema geek! Quem sabe, não me inspiro e ponho em prática tb? 😉
      Bjo e obrigada pela visita, de coração!

  2. Oiii Manu, adoro uma decoração com um toque geek, claro, nada muito pesado e exagerado. Eu também sou da e´poca do atari, bateu até uma “saudadinha” agora.. hahaha
    Muito bem explicado o estilo.
    BEijos

    1. Ahhhh, toca aqui, Lívia! o/ Qto mais a gente se conhece, mais coisas vai descobrindo em comum, né não? rsrs Tô adorando isso!
      Bjokas!

  3. Meu Deus eu preciso desta mesa disquete! hahahaha

    acho q sou meio nerd, pelo menos para a decoração =P

    adoro estas coisas, q nem os brinquedos na decoração, né? É tão bom, a vida fica mais alegre!

    amo star wars e vou obrigar meu filho e gostar hahaha (risada maléfica) 😀

    bjoo

    http://www.vidaloucadecasada.com.br/

    1. Hahahaha adorei! Eu sou super fã de O Senhor dos Anéis, faço coleção de miniaturas dos personagens e já as incorporei na decô do meu apê. Também acho que deixa a casa super alegre e ainda demonstra um pouco da personalidade e preferências do morador, né não?
      Bjos, Rê!!

  4. Olá Manuela,
    Amei as ideias dos legos…super criativas. O balcão da cozinha ficou fantástico!
    Tenho tanto lego em casa que a minha pequena não brinca mais, acho que vou aproveitar a inspiração e criar algo divertido!
    Valeu!

    1. Oi Ana, cria sim! Lego é tão bonitinho, colorido e lúdico, que qualquer coisa feita com ele na decoração fica bonita. Depois que fizer, manda foto pra gente ver! <3
      Bjokas mil!

  5. Olá, Manuela!
    Antes de tudo, parabéns pelo Blog! Ele é super legal, muito bem escrito e tem dicas excelentes para todos os gostos!
    Eu queria aproveitar o tema deste post e apresentar minha lojinha… Se chama Funstock Presentes Criativos e tem tudo que combina com este universo geek! Se puder dar uma conferida… http://www.funstock.com.br
    Muito obrigado e parabéns mais uma vez!

Deixe uma resposta

peraí...

Tenho dicas ainda melhores para você!

Aqui no blog é só a cereja do bolo… quero te ajudar com dicas de decoração bem mais completas – e de graça!