Decorar cozinha pequena pode parecer um verdadeiro desafio; agora, imagine se esse ambiente tivesse que abrigar também a área de serviço… o que parecia difícil se tornou impossível, certo?

Claro que não! Por menor que seja o espaço, sempre podemos pensar em soluções que tornam nossa convivência nele muito melhor.

E é justamente essa a situação de uma de nossas inscritas, a simplichiquete Rayane Soares. Ela mora em apartamento e quer reformar a (micro)cozinha. Só que esse é o único espaço onde ela pode ter uma área de serviço. E tem mais: além de armários, cooktop, geladeira e pia, ela precisa de um tanque, máquina de lavar e de balcão! Será que cabe tudo isso num cômodo que mede 2,45 por 2,60 m?

Dá, mas é preciso planejar muito bem o espaço pra não “comer” preciosos centímetros que fariam falta.

Para quem não sabe, toda semana eu faço uma transmissão ao vivo no meu canal no YouTube. Em um dos quadros, eu seleciono a planta de um inscrito para resolver o problema espacial de um ambiente. Mostro a solução ao vivo, através de maquete em 3D, para ficar fácil de visualizar.

Então, se você tem um ambiente da sua casa com algum problema no layout atual, seja por falta de espaço ou porque você não sabe como começar a montar sua decoração nele, mande a planta do cômodo para duvidas@simplichique.com.br e explique porque aquele local não está adequado. Você pode ter sua planta selecionada para ser resolvida por mim, exatamente como aconteceu com a Rayane.

No caso dela, o desafio era casar duas funções diferentes (cozinha e área de serviço) num lugar super pequeno. Vamos às minhas soluções para decorar cozinha pequena!

decorar cozinha
Por causa da localização da porta e da janela, optei por um layout em L; dessa forma, a circulação interna não fica comprometida. A geladeira ficou num dos cantos, seguida da bancada com a pia e, na outra parede, a máquina de lavar, o cooktop e o tanque.

decorar cozinha

Quando mostrei esse resultado, muita gente perguntou se não daria para trocar o local da máquina de lavar com o cooktop. Até dá, mas por causa da janela, se ela fizesse isso, perderia a oportunidade de ter um depurador.

decorar cozinha

Perceba que as portas dos armários não têm puxadores externos; em vez disso, sugeri fazer cavas, que vão ajudar na abertura das portas e gavetas. Isso barateia o valor final dos armários. Além disso, as portas embaixo da pia são de correr; fiz isso para que a abertura não prejudicasse a lava e seca e para que ela conseguisse acessar também o canto interno da bancada. Ali, ela poderá guardar os equipamentos e utensílios que não usa com tanta frequência.

decorar cozinha

Falando em lava e seca, elas são um dos melhores investimentos que quem tem área de serviço pequena pode fazer. Como a abertura desse tipo de eletrodoméstico é frontal, a gente ganha espaço para montar bancada acima dela.

Reparou nos armários superiores? Eles não acompanham o L da bancada e isso é proposital. Para não criar um grande volume contínuo (o que poderia pesar visualmente no espaço), temos dois grandes blocos unidos entre si por prateleiras, que são muito mais fluidas e ainda são um ponto positivo na hora de decorar cozinha. Sem contar que elas permitem que a gente veja a área de parede que, nesse caso, foi pintada com uma cor alegre.

decorar cozinha

Você pode estar se perguntando: mas cadê o tanque?

Como eu disse antes, cada centímetro conta num espaço tão confinado. Por isso, ao invés de instalar um tanque avulso e perder área de bancada, o melhor a fazer nesse caso é esculpir a cuba na própria bancada. A vantagem é que ela pode ter um tamanho personalizado e o fato de o tampo ir até o final da parede traz ideia de amplitude.

decorar cozinha

Quase tudo resolvido, mas ainda falta um pedido da Rayane: balcão.

Colocar um balcão fixo no meio do ambiente inutilizaria completamente todo o espaço. A solução foi pensar numa bancada de refeições rápidas que seja desmontável. Quando ela não estiver em uso, fica fechada na parede; quando forem comer, ela se abre. No armário embaixo do tanque, inclusive, tem espaço para guardar banquinhos desmontáveis.

decorar cozinha

E foi assim que ficou a cozinha da nossa simplichiquete! Com tudo que ela pediu e mais um pouco. Decorar cozinha pequena não é um bicho de sete cabeças, mas é sempre bom contratar um profissional para ter as soluções mais adequadas.

Participe também! Se você tem cômodo com algum problema, mande a planta dele para duvidas@simplichique.com.br e cruze os dedos, porque sua planta poderá ser selecionada por mim para ganhar um layout novinho – e tudo de graça!

O melhor é que você vai conferir o resultado comigo ao vivo, lá no meu Canal Simplichique! Além de responder suas perguntas em tempo real, seu ambiente também vai ajudar outras pessoas que possam ter dúvidas semelhantes.

Estou esperando por você!

Compartilhe: