Decorar pra quê?

Não adianta dar mil dicas e tutoriais se você achar que eles não terão uma finalidade, certo? Tudo nessa vida tem um porquê; sério, tudo mesmo. Aí, você lindamente pode me perguntar: “então, pra que raios a gente deve decorar?”

Antes de mais nada, ninguém deve decorar. Isso não é uma obrigação, aliás nem pode ser, porque tudo que a gente faz obrigado acaba virando um fardo bem pesado depois para carregar. Mas é interessante que você ao menos pense no assunto e vou lhe dar quatro bons motivos que podem ajudar.

1 – Para personalizar e dar identidade ao seu ambiente

Eu diria que essa é a função básica da decoração de um lugar: torná-lo único e específico. É ela que vai dar uma aparência ao ambiente, seja na arrumação dos móveis ou pela composição de objetos decorativos, não importa. Uma casa sempre vai ter a cara do dono. E nem desanime se você encontrar seus móveis iguaizinhos na casa de outra pessoa. Cada lugar faz parte de um contexto único que foi – e continuará sendo sempre – idealizado de acordo com quem mora lá, portanto, extremamente pessoal e característico. Lembre-se: até gêmeos idênticos podem ter personalidades diferentes.

decorar pra que 01

2 – Para trazer alegria

Faça o teste hoje mesmo. Vá até aquele canto sem graça da sua casa, dê uma arrumadinha rápida, coloque um vaso com uma plantinha ou um enfeite de sua preferência. Ou simplesmente coloque novas capas nas almofadas do seu sofá. Compare o antes e o depois. Por menor que seja a mudança, o resultado será surpreendente. Não importa de que estilo você goste mais; um ambiente bem decorado é sempre mais alegre e vai lhe passar uma sensação de bem estar muito boa.

decorar pra que 02

3 – Estimular sua criatividade

Talvez você não tenha pensado nisso antes, mas a decoração estimula cada vez mais sua criatividade. Experimente fazer uma pequena mudança como as que citei acima. Você vai ficar tão maravilhado com o resultado que certamente vai se pegar imaginando qual o próximo cômodo a ser modificado, ou se tal coisa combina com tal estampa, ou se deveria mudar a posição da mesa da sala de jantar… é, seu cérebro agradece!

decorar pra que 03

4 – Organizar espaços e otimizar seu tempo

Organização e decoração são elementos que andam juntinhos de mãos dadas e cantarolando pela estrada afora bem contentes. Pode reparar, um ambiente bagunçado nos passa uma imagem feia, uma sensação ruim. Mas basta botar ordem no chiqueiro que a mágica acontece. O lugar vira uma maravilha em todos os sentidos, não só no estético, porque ao decorar sua casa, cada coisa ganha um lugar próprio. E se você sabe onde elas sempre estão, dificilmente vai perder tempo procurando por algo.

decorar pra que 04

Comece a mentalizar pequenas mudanças em locais na sua casa que você não gosta de estar. O banheiro com umidade nas paredes, a sala com o sofá rasgado, a garagem com o piso todo gasto, o escritório com aquele mooooooonte de fio pendurado e fora do lugar. Se as mudanças que você imaginar lhe agradarem, meus parabéns! Você acaba de dar o primeiro passo para começar a modificar a decoração de sua casa. Será que agora o título desse post está respondido pra você?

Imagens: 1 – 2 (meu acervo pessoal) – 34

Este post tem 4 comentários

    1. Que bom que gostou, Luiz! 🙂
      Foi resultado de muito amor e carinho (e falta de rios de dinheiro rs)!
      Beijo!!

  1. oi Manu, qual a tinta da sua parede amarela? Estou atrás de uma para minha cozinha e quero um amarelo bem assim 🙂 bjo!

    1. Rê, a tinta amarela é a Esplendor, da Coral! Vou até de dar o código: 28YY 63/746 😀

Deixe uma resposta

peraí...

Tenho dicas ainda melhores para você!

Aqui no blog é só a cereja do bolo… quero te ajudar com dicas de decoração bem mais completas – e de graça!