Porcelanato líquido: o que é e como utilizar em arquiteturas

Porcelanato líquido: o que é e como utilizar em arquiteturas

Porcelanato líquido, que material é esse? Como usar para deixar sua casa mais bonita?

Existem pessoas que são mais rigorosas com a limpeza das suas casas. Elas valorizam aqueles revestimentos que facilitam a manutenção dos ambientes.

E, certamente, na sua lista de apreciação está um dos mais novos materiais explorados por arquitetos em projetos residenciais e comerciais, o porcelanato líquido. Mas será que este porcelanato é aquele mesmo que estamos acostumados a ver à venda nas lojas?

cozinha com piso de porcelanato liquido
ConstruindoDecor

O que é e do que é feito o porcelanato líquido?

Logo no início desse texto devemos responder a pergunta dizendo que não, o porcelanato líquido não tem nada a ver com aquele tipo de porcelanato vendido nas lojas. 

Diferente das peças prontas em cerâmica, este revestimento de piso trata-se de uma pintura feita de resina epóxi, catalisador mais componente autonivelante. Mas, por ter um aspecto final altamente brilhante, ganhou este apelido de porcelanato líquido.

O nome verdadeiro desse tipo de piso é ‘piso autonivelante’. Por que autonivelante? Por que ele cobriria todas as juntas ou imperfeições do piso de baixo, formando uma camada uniforme e sem nenhuma junta – um visual que agrada bastante as pessoas. 

Contudo, o seu resultado final depende de se fazer uma boa regularização de base e impermeabilização prévia do local de aplicação do produto – o que exigiria uma mão de obra especial.

como aplicar porcelanato liquido
Porcelanato líquido
como aplicar porcelanato liquido
Porcelanato Líquido

Quais as vantagens de se utilizar porcelanato líquido?

Agora é o momento de justificar porque o revestimento de porcelanato líquido é tão querido por vários projetistas de arquitetura e seus clientes. 

É que, na verdade, este material é uma boa solução para quem quer reformar um imóvel sem precisar retirar a camada antiga de piso cerâmico, por exemplo. E, no fim, tem-se um piso de boa durabilidade e alta resistência – incluindo aos impactos e alto tráfego de pessoas.

A impressão que as pessoas têm dos ambientes cobertos com porcelanato líquido é bastante agradável. Há menos poluição visual por se ter menos recortes de piso. O cenário parece mais sofisticado e elegante. 

Os cômodos mais amplos e limpos. E a ausência de rejuntes e emendas também reduz a incidência de proliferação de fungos e bactérias dentro de casa – até porque, neste caso, é muito mais fácil higienizar o imóvel.

sala com piso brilhante
Ideiasdecor

“Particularidade do produto (porcelanato líquido) é que, por ser resinado, praticamente não absorve nenhum tipo de líquido. Proporciona uma arquitetura mais clean e, com seu efeito espelhado, passa a sensação de estar sempre limpo.” – disse o arquiteto João Vitor Cardoso, em reportagem de AEC Web.

sala de jantar com piso branco
Marília Veiga Interiores
sala com piso de porcelanato liquido
Mariana Arnellas
banheiro com piso colorido
Revista Viva Decora

Que tipo de ambiente combina mais com porcelanato líquido?

Tal pintura resinada, que é o porcelanato líquido, pode ser empregada sobre o piso de diversos tipos de ambientes. Ela funciona muito bem para zonas de empresas, principalmente que lidam com assuntos na área médica, e também é uma excelente solução para projetos de decoração de interiores de residências. 

O material pode ser aplicado à casa toda. Contudo, existem aqueles cômodos para o qual ele faz mais diferença: cozinhas, banheiros e lavanderias.

Se você fizer uma pesquisa rápida na Internet verá que muitos projetos de Arquitetura Contemporânea utilizam o porcelanato líquido em uma cor lisa. 

Só que o mais legal deste material é que ele pode ser personalizado de acordo com a proposta de decoração e o gosto do cliente. As matérias-primas que o compõem podem gerar um revestimento tanto colorido – como em azul, vermelho e amarelo – como manchado e transparente.

cozinha com piso colorido
ConstruindoDecor

Então, é possível criar, por exemplo, um piso em porcelanato líquido com textura de pedra natural. Mas a alternativa mais surpreendente é a do piso de porcelanato líquido com efeito em três dimensões. 

Isso é feito do seguinte modo: depois da base de piso ser regularizada e impermeabilizada, é aplicado sobre ela um adesivo colorido ou estampado e, por cima disso, derramada uma resina transparente. Enfim, temos um piso fantasia.

Use e abuse da sua criatividade na hora de imaginar uma solução com piso porcelanato para a decoração da sua casa, como você viu, pode ficar incrível!

porcelanato liquido
ConstruindoDecor
porcelanato liquido
Revista Viva Decora

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta