Porcelanato líquido, que material é esse? Como usar para deixar sua casa mais bonita?
Existem pessoas que são mais rigorosas com a limpeza das suas casas. Elas valorizam aqueles revestimentos que facilitam a manutenção dos ambientes.
E, certamente, na sua lista de apreciação está um dos mais novos materiais explorados por arquitetos em projetos residenciais e comerciais, o porcelanato líquido. Mas será que este porcelanato é aquele mesmo que estamos acostumados a ver à venda nas lojas?

O que é e do que é feito o porcelanato líquido?
Logo no início desse texto devemos responder a pergunta dizendo que não, o porcelanato líquido não tem nada a ver com aquele tipo de porcelanato vendido nas lojas.
Diferente das peças prontas em cerâmica, este revestimento de piso trata-se de uma pintura feita de resina epóxi, catalisador mais componente autonivelante. Mas, por ter um aspecto final altamente brilhante, ganhou este apelido de porcelanato líquido.
O nome verdadeiro desse tipo de piso é ‘piso autonivelante’. Por que autonivelante? Por que ele cobriria todas as juntas ou imperfeições do piso de baixo, formando uma camada uniforme e sem nenhuma junta – um visual que agrada bastante as pessoas.
Contudo, o seu resultado final depende de se fazer uma boa regularização de base e impermeabilização prévia do local de aplicação do produto – o que exigiria uma mão de obra especial.


Quais as vantagens de se utilizar porcelanato líquido?
Agora é o momento de justificar porque o revestimento de porcelanato líquido é tão querido por vários projetistas de arquitetura e seus clientes.
É que, na verdade, este material é uma boa solução para quem quer reformar um imóvel sem precisar retirar a camada antiga de piso cerâmico, por exemplo. E, no fim, tem-se um piso de boa durabilidade e alta resistência – incluindo aos impactos e alto tráfego de pessoas.
A impressão que as pessoas têm dos ambientes cobertos com porcelanato líquido é bastante agradável. Há menos poluição visual por se ter menos recortes de piso. O cenário parece mais sofisticado e elegante.
Os cômodos mais amplos e limpos. E a ausência de rejuntes e emendas também reduz a incidência de proliferação de fungos e bactérias dentro de casa – até porque, neste caso, é muito mais fácil higienizar o imóvel.

“Particularidade do produto (porcelanato líquido) é que, por ser resinado, praticamente não absorve nenhum tipo de líquido. Proporciona uma arquitetura mais clean e, com seu efeito espelhado, passa a sensação de estar sempre limpo.” – disse o arquiteto João Vitor Cardoso, em reportagem de AEC Web.



Que tipo de ambiente combina mais com porcelanato líquido?
Tal pintura resinada, que é o porcelanato líquido, pode ser empregada sobre o piso de diversos tipos de ambientes. Ela funciona muito bem para zonas de empresas, principalmente que lidam com assuntos na área médica, e também é uma excelente solução para projetos de decoração de interiores de residências.
O material pode ser aplicado à casa toda. Contudo, existem aqueles cômodos para o qual ele faz mais diferença: cozinhas, banheiros e lavanderias.
Se você fizer uma pesquisa rápida na Internet verá que muitos projetos de Arquitetura Contemporânea utilizam o porcelanato líquido em uma cor lisa.
Só que o mais legal deste material é que ele pode ser personalizado de acordo com a proposta de decoração e o gosto do cliente. As matérias-primas que o compõem podem gerar um revestimento tanto colorido – como em azul, vermelho e amarelo – como manchado e transparente.

Então, é possível criar, por exemplo, um piso em porcelanato líquido com textura de pedra natural. Mas a alternativa mais surpreendente é a do piso de porcelanato líquido com efeito em três dimensões.
Isso é feito do seguinte modo: depois da base de piso ser regularizada e impermeabilizada, é aplicado sobre ela um adesivo colorido ou estampado e, por cima disso, derramada uma resina transparente. Enfim, temos um piso fantasia.
Use e abuse da sua criatividade na hora de imaginar uma solução com piso porcelanato para a decoração da sua casa, como você viu, pode ficar incrível!


Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
