Detalhes para ajudar a compor sua decoração

Não adianta investir seu pezinho de meia para mobiliar um ambiente e esquecer os detalhes. Sem eles, fica parecendo que o lugar está “pelado”. O pior é que às vezes, a gente se acostuma tanto a um ambiente assim que nem nota essa situação, mas fica sempre aquela impressão de que está faltando alguma coisa ali.

Um detalhe decorativo faz a diferença nesses casos. Pode ser apenas um tapete para esconder a frieza de um piso, ou um quadro alegre para dar vida a uma parede branca.

Mas se o nível de “nudismo” do seu ambiente está crítico, só mesmo com um tratamento de choque para alegrá-lo. Esse post traz muitas sugestões de como você pode reavivar um cantinho da sua casa que está precisando de socorro. Anote as dicas e delicie-se com as inspirações!

detalhes como decorar um cantinho pelado 01

Se você não gosta de paredes brancas, crie uma composição de objetos nela, e aqui vale tudo: quadros de tamanhos diferentes, bandeirinhas de tecido, objetos com valor sentimental para você. Ouse. Mesmo que um determinado objeto não seja de pendurar, pendure. Isso vai dar um efeito bem diferente e original.

detalhes como decorar um cantinho pelado 02

A superfície de um móvel ou bancada também pode parecer bem pelada sem detalhes decorativos. Velas e cachepôs pequenos com plantinhas são ótimos objetos para decorar e quem vai definir o estilo desses objetos é você. Coloridos ou monocromáticos, simples ou sofisticados, o que importa é que eles tenham algum significado, mesmo que puramente estético, para sua composição.

detalhes como decorar um cantinho pelado 03

Estantes e prateleiras costumam ser um paraíso para enfeitinhos. Livros de capas coloridas e bonitas podem virar belos objetos decorativos; procure distribuí-los ao longo de todo o móvel ao invés de colocar todos juntos. Isso garante mais harmonia visual à composição. Preencha os espaços que sobrarem entre eles com as famosas “tranqueirinhas” que a gente tem em casa: bibelôs, potinhos bonitos, objetos guardados que a gente nunca usa, velinhas e o que mais sua imaginação mandar.

detalhes como decorar um cantinho pelado 04

Às vezes, um único quadro grande traz um belo resultado a uma parede vazia, como foi o caso aqui. Para dar mais personalidade à decoração, os moradores optaram por pintar a tela e metade da moldura na cor preta. Uma solução simples e chique para disfarçar aquela paisagem sem graça que você ganhou de presente de um parente distante que acabou de entrar no curso de pintura em tela.

detalhes como decorar um cantinho pelado 05

Quem diria que um ventilador de mesa poderia virar um objeto decorativo super chique? Bastou umas demãos de tinta dourada para ele ganhar status de obra de arte. Seja criativo: veja o que você tem aí na sua casa que pode se transformar completamente com apenas um banho de tinta e não tenha vergonha de deixar o objeto exposto, como um troféu.

detalhes como decorar um cantinho pelado 06

Móveis tipo carrinho são compactos e podem criar uma infinidade de funções num cantinho “morto”, seja um cantinho de café ou um barzinho. Use peças bem bonitas para decorá-lo, como aquelas que você deixa guardadas no fundo do armário esperando por uma ocasião especial que nunca apareceu.
E repararam no quadro pintado pela metade? Essa é a técnica dip dye, da qual já falei nesse post aqui; vale a leitura para complementar a inspiração.

detalhes como decorar um cantinho pelado 08

Até sua cozinha pode ter um cantinho sem graça precisando de cuidados. Latas estampadas, porta-trecos e caixinhas, além de lindos, são super úteis para guardar miudezas. Livros de receitas e garrafas vazias também podem ficar expostos para decorar; mais uma vez, ouse. Instalar pequenas prateleirinhas pode ser uma solução para levar mais vida a um ambiente que geralmente só nos remete a tarefas domésticas.

Você tem algum ambiente “pelado” aí na sua casa? Espero ter inspirado muitas pessoas com essas sugestões.

Imagens: Apartment Therapy


Tem mais Simplichique aqui:

Deixe uma resposta