You are currently viewing Lavabo: como melhorar a arquitetura e decoração do ambiente

Lavabo: como melhorar a arquitetura e decoração do ambiente

Lavabo: grandes ideias para um ambiente pequeno

Você sabia que as casas brasileiras de famílias mais pobres só começaram a receber banheiros na metade do século passado? Durante muitos anos a ideia de se ter um banheiro dentro de casa parecia muito ousada, porque era cara e difícil de fazer.

Hoje em dia, muitas residências contam com até mais de um banheiro. E para que todos não precisem dividir este cômodo privativo com as visitas, os arquitetos propuseram a inserção do lavabo nestas arquiteturas.

Portanto, por ser um ambiente complementar, o lavabo não necessita da instalação de banheiras ou chuveiros. Os principais equipamentos dele são a pia e a bacia sanitária. 

Por isso mesmo é que este tipo de ambiente possui uma área de planta reduzida, mais compacta – muitas vezes sem janelas, contando apenas com ventilação forçada. Então é comum que surjam dúvidas sobre como podem ser feitas as suas decorações.

O texto a seguir traz algumas boas sugestões e lindos exemplos para você se inspirar. Vamos descobrir juntos como podem ser as decorações de lavabos.

lavabo com cuba esculpida
A.M Studio Arquitetura e Quitete & Faria

As particularidades das arquiteturas de lavabos

Lavabos são ambientes auxiliares que ajudam na recepção dos visitantes dentro das moradias. Geralmente a sua área está conectada aos primeiros ambientes da casa, em especial a sala de estar. 

Por isso a sua arquitetura e decoração precisam ser muito bem planejadas. A ideia é, sim, oferecer conforto e praticidade. Mas, de certo modo, também deve ser uma área bastante atrativa ao olhar.

Sendo assim, a arquitetura de lavabos também tem como objetivo encantar. Neste caso, é possível ver a utilização de revestimentos e equipamentos com formatos, cores e acabamentos bem mais ousados. 

São cenários que geralmente fogem do padrão, diferente do que se vê em banheiros comuns – aqueles privativos, instalados em outras áreas da casa.

decoração de lavabos
Aquiles Nicolas Kílaris e Iara Kilaris
lavabo colorido
Batistelli Arquitetura e Design e Carla Cuono Arquitetura e Interiores

Já imaginou, por exemplo, ver um banheiro com todas as paredes cobertas de recortes de revistas, de tecido apeluciado ou somente de papel de parede? Com piso de madeira natural? Com o teto repleto de sancas de gesso? 

Pois dentro dos lavabos isso é permitido – e até muito bem vindo -, já que não são ambientes utilizados com tanta frequência e que apresentam menos vapores de água espalhados pelo ar.

Outra coisa que chama a atenção nas arquiteturas e decorações de lavabos são as peças escolhidas como aparelhos essenciais. Quase sempre elas apresentam também um formato, cor e acabamento diferenciado. 

Nesta situação, se poderia considerar a utilização de uma cuba de pia em papel machê ou também uma tampa de vaso transparente. Explicando melhor, coisas fora do tradicional.

lavabo com cuba preta
Ticiane Lima e Paula Carvalho

Os maiores desafios encontrados em projetos de decoração de lavabo

Já sabemos, portanto, que a arquitetura dos lavabos é diferente dos banheiros tradicionais. Mas estas e outras características de sua espacialidade impõem uma série de desafios aos projetos de decoração. 

Primeiro é preciso levar em conta que este cômodo pode não ter iluminação e ventilação natural. Então, será preciso buscar soluções para melhorar seu conforto ambiental.

E ao utilizar revestimentos e equipamentos em design mais ousado, fica mais difícil colocar no conjunto aqueles itens de limpeza e de higiene também muito necessários. 

É preciso achar a combinação certa entre tudo isto para que o ambiente fique sempre atrativo e funcional. Um exemplo de caso é a utilização de bandejas decorativas com frascos de sabonete e velas aromáticas sobre a bancada da pia.

bancada de lavabos
Concept Engenharia + Design: Amanda Pagliarini Macedo

Itens como papel higiênico e toalhas são apresentados aos usuários de maneira mais delicada, como dentro de cestos de tecido. 

No piso, quase nada pode ser colocado, para evitar que se comprometa a circulação no local, já que o ambiente possui pouco espaço. E é preciso ter cuidado com todo o resto para que não se crie pontos focais em excesso. Lembrando que, mais do que nunca, menos é mais.

O ideal é concentrar a maior parte dos equipamentos do lavabo em uma única linha de parede. As peças mais importantes da decoração, como o espelho, também devem estar na mesma faixa. Mas as outras paredes até podem apresentar pequenos toques ornamentais. Claro que é preciso sempre estar atento em como estas coisas comprometerão o espaço e também como a sua imagem será rebatida no espelho.

decoração de lavabo
Daniela Marques Arquitetura

As melhores soluções para o aproveitamento de espaço em lavabos

Sabemos que ambiente pequeno não oferece muitas opções para o aproveitamento de espaço. Em parte, a solução é uma questão de ilusão de ótica. 

É possível encontrar na Internet lindos exemplos de lavabos nas mais diversas cores. Mas saiba que se você optar por revestimentos claros para cobrir pisos e paredes, fará com que o lavabo da sua casa pareça mais amplo e claro.

Não esqueça de estudar também a iluminação artificial deste banheiro. Além do ponto de luz central no teto, será preciso pontos complementares. A melhor solução é trabalhar com a luz em torno do espelho sobre a pia. 

Você pode ter uma fita de led controlando este quadro e ou arandelas e pendentes em suas laterais. Só cuide da intensidade e altura dessas lâmpadas para não ofuscar o olhar e prejudicar a imagem refletida no espelho.

decoração de lavabos
Tektos – Projetos & Obras e Eduardo Corrêa

Na zona perto da bacia sanitária nada mais poderá ser colocado além desta peça. Em alguns casos, quando a estrutura e o espaço permitir, poderá se ter nichos decorativos ou funcionais e até jardins verticais instalados em paredes. 

Mas o melhor local a ser aproveitado será mesmo sob a pia. Neste caso, há três boas opções: cuba de parede, cuba de piso ou lavatório, e cuba de semi encaixe ou esculpida – reduzindo a área de bancada.

bancada de mármore para lavabo
Archdesign Studio e Vanja Maia

Agora é com você, use nossas ideias e deixe seu lavabo bem mais bonito e prático!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário