You are currently viewing Dicas de decoração: 5 passos para uma decoração de Natal

Dicas de decoração: 5 passos para uma decoração de Natal

5 passos para montar uma decoração de Natal perfeita!

Responda esta questão: o que você considera na hora de escolher a decoração de Natal para casa? Certamente, a maior parte das pessoas em primeiro lugar valoriza o aspecto visual dos objetos escolhidos. 

Contudo, o Natal é uma festa que deve ser admirada não só pelos olhos, mas principalmente pelo coração. Ou seja, a decoração elaborada deve provocar sensações, instigar a nossa criatividade e fazer brotar boas lembranças e sentimentos.

No texto a seguir, você irá encontrar alguns bons exemplos de montagem de decoração de Natal. Não deixe de conferir as nossas dicas e Boas Festas.

O Natal das sensações e emoções

Para cada pessoa, o Natal pode ter um significado diferente. Só que, incomum, todos sempre precisam estar neste momento mais em contato com as suas raízes familiares e todos que amam. 

Os objetos de decoração escolhidos devem refletir, de algum modo, tudo isso – incluindo a sua fé. Pode ser, por exemplo, através de artigos feitos à mão, frutos de uma tradição da sua comunidade ou ainda itens tradicionais símbolos dessa festa.

É claro que estamos falando das guirlandas, velas, presépios e mais. Mas também nos referimos aos biscoitos natalinos, coroa ou calendário do advento, dentre outros elementos tão queridos. E por que não instigar sentimentos e emoções através de outros sentidos além da visão?

Vemos, nas imagens deste texto, objetos de decoração que levam maçãs, canela, ramos verdes e pinhas. Por último, cativamos o coração das pessoas através dos detalhes mais sutis, como dizeres amorosos em um quadrinho de parede, pequenos presentes colocados ao pé da árvore, ou um pequeno adereço junto aos talheres e guardanapos à mesa.

Levando alegria para todos os cantinhos da casa

Decoração de Natal não pode ficar restrita dentro de casa somente à sala de estar e jantar. Considere espalhar toda a alegria dessa festa para os outros ambientes do imóvel. 

Isso porque a função dessa decoração é justamente contagiar as pessoas para aproveitarem este período do ano e entender o significado dessa festa. Vale explorar cada cantinho do imóvel, incluindo o quarto das crianças e até mesmo o lavabo de recepção aos visitantes.

Menos quantidade e mais impacto

Nos dias de hoje, devemos considerar muito mais o conforto oferecido pelos ambientes. Uma decoração excessivamente carregada pode comprometer harmonia dos espaços. Que tal amenizar este impacto? 

Considere reduzir a quantidade de objetos de decoração de Natal utilizados dentro de casa. E, preferencialmente, opte por um conjunto de enfeites que siga uma mesma linguagem, temática, paleta de cores e até mesmo o mesmo tipo de emissão de brilho ou luz.

Riqueza por meio da simplicidade

Se a ideia é justamente focarmos na mensagem e criar uma decoração mais suave e menos impactante para casa, não precisamos recorrer a objetos muito rebuscados. 

Melhor dizendo, não precisamos encher os ambientes com muita informação, peças grandes demais, caras e altamente elaboradas. É possível compor uma decoração de Natal muito bonita através de estratégias e objetos bem simples.

Pode-se preencher um pinheirinho de Natal verde só com luzinhas. Usar como centro de mesa da ceia de Natal somente arranjos naturais e velas brancas. 

Criar uma guirlanda apenas com folhas verdes e flores ou frutas vermelhas. Usar toalhas aparelho de jantar em tons neutros. E se valer dos próprios aparadores, mesinhas, vasos e cachepôs existentes na casa para a montagem da decoração.

Presente é o que está ao redor da mesa

Algo que as pessoas geralmente cometem de errado é criar uma decoração muito porosa, cheia de grandes detalhes, para o centro da mesa de jantar. Este não deveria ser o foco principal durante a ceia de Natal – nem mesmo os alimentos. 

A maior fatura que devemos valorizar é a de pessoas que amamos sentadas ao redor do móvel. Sendo assim, é melhor encontrar soluções mais simples de decoração também para este ponto da festa em casa.

Observe as imagens apresentadas neste texto. Elas mostram centros de mesas de jantar de Natal enfeitados com a combinação de ramos verdes e copinhos com velas e candelabros pequenos vazados. 

Também ramos verdes e frutas – que poderiam ser consumidas no jantar. E até pacotinhos de lembrancinhas – em papéis de cores claras. Por fim, poderíamos ainda considerar aqueles biscoitos caseiros citados no início deste texto. 

São muitas ideias, com certeza algumas vão ficar lindas em sua decoração de Natal!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe um comentário