Tanto o dip dye quanto o ombré são técnicas de pintura muito conhecidas em outras áreas. A primeira é bastante usada em trabalhos artesanais, principalmente para coloração de produtos têxteis; a segunda explodiu nos salões de beleza e fez a cabeça de muita gente, literalmente.

Mas as duas ganharam o status de queridinhas no mundo da decoração e, como muita gente confunde demais uma com a outra, resolvi falar um pouco mais sobre elas e mostrar como podem ser aplicadas na sua casa para deixá-la muito mais estilosa.

O dip dye

o que é dip dye e ombré 01Imagem: via

Traduzindo o termo, a gente aprende direitinho como é essa técnica. Dip, em inglês, quer dizer “mergulhar” e dye, “tingir”. Portanto, o dip dye é um tipo de pintura que dá a impressão de que foi feita ao se mergulhar um objeto num balde de tinta até um certo ponto. Ou seja, não é uma pintura que se faz no objeto inteiro, e sim em parte dele.

o que é dip dye e ombré 02

o que é dip dye e ombré 03Imagens: 12

É claro que nem tudo nessa vida vai caber mergulhado num recipiente com tinta. Por isso, eu disse “dá a impressão”. Não precisar sair enfiando nas tintas literalmente tudo que encontrar pela frente; ela pode ser reproduzida como qualquer pintura normal, com rolos e pinceis. O importante é que seja pintada apenas uma parte desse objeto e que se perceba claramente onde a pintura termina.

Como fazer uma pintura dip dye

Não importa se seu objeto é grande ou pequeno, ou se sua tinta é líquida ou spray; a técnica será a mesma: isole a área a ser pintada com uma fita crepe e pinte. Quando a tinta secar, remova a fita. Simples assim.

o que é dip dye e ombré 04Imagens: via

O ombré

o que é dip dye e ombré 05Imagem: via

O termo é francês e quer dizer “sombreado”, e em pintura, um efeito sombreado é obtido através de uma gradação de cores, numa transição suave e delicada. Captaram? Nada mais é que um degradê.

o que é dip dye e ombré 06Imagem: via

Enquanto no dip dye é mais comum usar apenas uma cor, o ombré só se consegue com mais de uma tonalidade, porque a ideia é que haja uma mudança gradativa de nuances, variando a partir de um tom mais escuro e clareando aos pouquinhos, até que se chegue em uma mais clara.

o que é dip dye e ombré 07Imagem: via

Além do degradê de tom sobre tom, existe a possibilidade de mesclar cores bem diferentes, como no exemplo acima, onde foram usadas três cores na mesma parede: laranja, rosa e amarelo.

Como fazer uma pintura ombré

Existem formas diferentes de executar o ombré, mas o princípio é basicamente o mesmo: mesclar cores na superfície a ser pintada. Para isso, é interessante que você trabalhe com as tintas ainda úmidas; dessa forma, elas se misturam melhor e a transição entre uma cor e outra ficará bem mais suave.

o que é dip dye e ombré 08Imagens: via

Ah, Manu, mas eu quero um degradê feito com uma cor só, tem como?

Até tem. Basta ter em mente o significado do ombré: começar num tom mais escuro e terminar em um mais claro. E como isso é possível usando apenas uma cor? Variando a quantidade de tinta na área a ser pintada.

o que é dip dye e ombré 09Imagem: via

Na verdade, essa técnica só é possível com determinados tipos de tinta, como a spray e as aquarelas. Capriche no início e vá tirando a força da mão (ou diluindo mais, no segundo caso) à medida em que vai pintando. No final, você terá uma área de pintura muito mais suave e com menos tinta do que no começo.

o que é dip dye e ombré 10Imagem: via

Outra forma de conseguir o ombré é usar uma cor sendo aos poucos misturada com o branco. A primeira camada de tinta deverá ser da cor pura; aí, gradativamente, você começa a misturar um pouquinho de branco na tinta pra que ela comece a clarear, até chegar no ponto final, quando a tonalidade já estará bem mais clarinha que a original.

Dip Dye ou Ombré?

o que é dip dye e ombré 11Imagens: 12
o que é dip dye e ombré 12Imagens: 12
o que é dip dye e ombré 13Imagens: via

Numa comparação dos dois estilos, eu diria que o ombré dá um efeito delicado, enquanto o dip dye é mais bruto. Mas os dois têm sua beleza. Vocês concordam ou discordam? Quero saber a opinião de vocês agora!

Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: