Tanto o dip dye quanto o ombré são técnicas de pintura muito conhecidas em outras áreas. A primeira é bastante usada em trabalhos artesanais, principalmente para coloração de produtos têxteis; a segunda explodiu nos salões de beleza e fez a cabeça de muita gente, literalmente.
Mas as duas ganharam o status de queridinhas no mundo da decoração e, como muita gente confunde demais uma com a outra, resolvi falar um pouco mais sobre elas e mostrar como podem ser aplicadas na sua casa para deixá-la muito mais estilosa.
O dip dye
Imagem: via
Traduzindo o termo, a gente aprende direitinho como é essa técnica. Dip, em inglês, quer dizer “mergulhar” e dye, “tingir”. Portanto, o dip dye é um tipo de pintura que dá a impressão de que foi feita ao se mergulhar um objeto num balde de tinta até um certo ponto. Ou seja, não é uma pintura que se faz no objeto inteiro, e sim em parte dele.
Imagens: 1 – 2
É claro que nem tudo nessa vida vai caber mergulhado num recipiente com tinta. Por isso, eu disse “dá a impressão”. Não precisar sair enfiando nas tintas literalmente tudo que encontrar pela frente; ela pode ser reproduzida como qualquer pintura normal, com rolos e pinceis. O importante é que seja pintada apenas uma parte desse objeto e que se perceba claramente onde a pintura termina.
Como fazer uma pintura dip dye
Não importa se seu objeto é grande ou pequeno, ou se sua tinta é líquida ou spray; a técnica será a mesma: isole a área a ser pintada com uma fita crepe e pinte. Quando a tinta secar, remova a fita. Simples assim.
Imagens: via
O ombré
Imagem: via
O termo é francês e quer dizer “sombreado”, e em pintura, um efeito sombreado é obtido através de uma gradação de cores, numa transição suave e delicada. Captaram? Nada mais é que um degradê.
Imagem: via
Enquanto no dip dye é mais comum usar apenas uma cor, o ombré só se consegue com mais de uma tonalidade, porque a ideia é que haja uma mudança gradativa de nuances, variando a partir de um tom mais escuro e clareando aos pouquinhos, até que se chegue em uma mais clara.
Imagem: via
Além do degradê de tom sobre tom, existe a possibilidade de mesclar cores bem diferentes, como no exemplo acima, onde foram usadas três cores na mesma parede: laranja, rosa e amarelo.
Como fazer uma pintura ombré
Existem formas diferentes de executar o ombré, mas o princípio é basicamente o mesmo: mesclar cores na superfície a ser pintada. Para isso, é interessante que você trabalhe com as tintas ainda úmidas; dessa forma, elas se misturam melhor e a transição entre uma cor e outra ficará bem mais suave.
Imagens: via
Ah, Manu, mas eu quero um degradê feito com uma cor só, tem como?
Até tem. Basta ter em mente o significado do ombré: começar num tom mais escuro e terminar em um mais claro. E como isso é possível usando apenas uma cor? Variando a quantidade de tinta na área a ser pintada.
Imagem: via
Na verdade, essa técnica só é possível com determinados tipos de tinta, como a spray e as aquarelas. Capriche no início e vá tirando a força da mão (ou diluindo mais, no segundo caso) à medida em que vai pintando. No final, você terá uma área de pintura muito mais suave e com menos tinta do que no começo.
Imagem: via
Outra forma de conseguir o ombré é usar uma cor sendo aos poucos misturada com o branco. A primeira camada de tinta deverá ser da cor pura; aí, gradativamente, você começa a misturar um pouquinho de branco na tinta pra que ela comece a clarear, até chegar no ponto final, quando a tonalidade já estará bem mais clarinha que a original.
Dip Dye ou Ombré?
Imagens: 1 – 2
Imagens: 1 – 2
Imagens: via
Numa comparação dos dois estilos, eu diria que o ombré dá um efeito delicado, enquanto o dip dye é mais bruto. Mas os dois têm sua beleza. Vocês concordam ou discordam? Quero saber a opinião de vocês agora!
Tem mais Simplichique aqui:

Difícil escolher…Mas para cada cantinho uma técnica diferente!
🙂
Beijinhos!
Na dúvida, usa as duas, né Mila? rs
Bjokas!
Olá Manu!
Aiiiii eu amo um ombre! <3
Inclusive o seu post me adiantou hoje, estava justamente buscando essa referência do jarro de vidro com ombre pink, da querida Rachel do blog The Crafted Life. =D
Mas também curto um dip dye, acho mais fácil de fazer! Rs.
Beijoooos! Thamyrez
Eu tb adoro o blog dela! As ideias que ela dá são super originais.
Muito gratificante saber que te ajudei, sem nem saber rsrs que sintonia foi essa? hahaha
Um beijão!
Adorei! Estou com vontade de tingir tudo aqui em casa!