Discos de vinil na decoração

25Imagem

Hoje é comemorado o Dia do Disco. Talvez as pessoas mais novas não saibam, mas essa foi uma mídia bastante usada nas décadas de 70 e 80. Atualmente ainda existem muitos entusiastas dessa geração que mantêm os saudosos LPs na ativa mas, por outro lado, muita gente tem um monte de álbuns guardados em casa sem saber o que fazer com eles. Pois hoje darei dicas de decoração para as duas situações: aqueles que usam e aqueles que não usam mais os discos de vinil.

Se você não usa mais os discos:

Bem, jogar fora está totalmente fora de questão. Tanto o formato circular quanto o material super maleável do disco de vinil permitem uma infinidade de projetos tipo faça você mesmo para decorar sua casa.

Sinceramente, confesso que vi vários projetinhos que achei muito “meia-boca” e como a intenção aqui é sempre dar sugestões de bom gosto para sua casa, separei apenas alguns fáceis de fazer, bonitos e que podem virar objetos super funcionais para o dia a dia. Mas é bom frisar que você só deve tentar esses projetos se realmente não quiser mais nunca usar o disco para ouvir música, ok?

1) Mesinha lateral: usando um banquinho velho ou até comprando os pés prontos, dá pra fazer uma mesinha lateral super descolada usando discos antigos. O ideal é que você cole vários, um no outro, pra que juntos, eles tenham mais resistência. Assim você pode apoiar coisas um pouquinho mais pesadas sem ter medo de que ela possa quebrar.

discos de vinil decoração 1Imagens: 1234

2) Tigelas e fruteiras: se você esquentar o vinil no fogo, ele amolece a tal ponto que você consegue moldá-lo como quiser. Usando essa técnica, dá pra criar pequenas tigelinhas e até fruteiras e bowls. E não precisa ter medo: depois de frio, ele endurece novamente e fica com aquele formato pro resto da vida (ou até quebrar).

discos de vinil na decoração 02aImagens: 12

3) Relógios de parede: muito simples de fazer, principalmente porque todo disco tem aquele furinho no meio. Basta ter o mecanismo do relógio e nada mais. Aí é só encaixá-lo no disco. Se quiser, pode customizar o LP, pintá-lo, adicionar os números (ou não), forrar com adesivo, e tantas outras possibilidades que só sua criatividade é quem vai definir.

discos de vinil decoração 3Imagens: 1234

4) Decoração de parede: já pensou em usar seus discos guardados para decorar uma parede pelada? Usando fita dupla face, você pode criar um mural de discos na parede super bonito, gastando praticamente nada e dando vida a uma parede que antes era sem graça. Isso sem falar nas capas, muitas vezes belas obras de arte, que podem ser expostas da mesma forma e até em conjunto com os próprios LPs.

discos de vinil decoração 4Imagens: 123

5) Sousplat ou jogo americano: forrando um disco velho com tecido, você pode usá-lo como um sousplat ou até como jogo americano. Aconselho a não usar o disco puro sem um revestimento porque o atrito do prato nele é bem menor nesse caso, o que pode provocar um acidente (já cortou uma carne muito dura a ponto do prato escorregar na mesa? É disso que eu to falando!); mas com o disco forrado, esse risco diminui se você usar um tecido (também não use papel, até pra ficar fácil de limpar depois). Tem tutorial explicando direitinho como se faz nos links das imagens.

discos de vinil decoração 5Imagens: 123

Se você ainda usa os discos para ouvir música:

Tem gente que ainda possui toca discos e até vitrolas em casa e ouve os LPs de vez em quando. Se você não se importar em expor os álbuns, que acha das sugestões a seguir?

discos de vinil decoração 6Imagens: 123

Nessas fotos, os discos foram colocados na parede formando composições, exatamente como a gente faz com quadros mas, especificamente nesses casos, foram usados suportes próprios para acomodá-los. Caso você não se importe, não precisa comprar nada: basta usar fita dupla face e grudar as capas na parede.

discos de vinil decoração 7Imagens: 123

É possível criar padrões bem bonitos e diferentes usando a imaginação. O formato quadrado da capa permite que você module sua arrumação da forma que quiser e vai ser quase impossível errar no desenho.

Mas também tem gente que faz coleção e cuida dos discos como verdadeiras relíquias e enlouqueceriam só de pensar em colar um pedacinho de fita adesiva na capa de um álbum. Calma que também tem dica de decoração pra vocês! Na verdade, de cantinhos para eles.

discos de vinil decoração 8Imagens: 12

Especialistas recomendam que você armazene os discos de vinil de pé, nunca na horizontal, para não danificar a mídia. Uma boa sacada é comprar ou fazer nichos de madeira no tamanho dos LPs e montar uma estante personalizada, só pra eles. Caixotes de feira ou de vinho também ajudam a organizá-los com muita praticidade.

decoração com discos de vinilImagem

Uma ótima ideia: montar um banco com nichos dispostos lado a lado e usar a parte superior como banco e até apoio para seu toca discos.

discos de vinil decoração 9Imagens: 12

E que tal uma estante só para eles? Se você tem uma vasta coleção de vinis, essa é uma ótima forma de guardar sua coleção toda num único lugar.

discos de vinil decoração 10Imagens: 1234

E assim como os cantinhos do café, que tal montar um cantinho dos discos na sua casa? Separe um móvel só pra isso, arrume seus álbuns na parte de baixo e exponha seu tocador na parte superior, já que eles possuem tampas que abrem para cima. Se tiver gavetinhas, melhor ainda: você pode guardar nelas kits de agulhas, paninhos para limpar os discos e o que mais for necessário.

Quem aí é da geração dos discos de vinil? o/


Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!

● Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais! ●

Este post tem 5 comentários

  1. Eu adoooro esses vasos / fruteiras de vinil! É super fácil de fazer e dá pra usar de várias formas – aqui em casa normalmente vira vaso, por exemplo. O melhor é que é super fácil encontrar os discos por um preço amigo – eles costumam estar todos riscados, mas pra esse tipo de projeto super funciona!

    1. Verdade, Camila, não tinha nem me lembrado disso! Conheço uma loja que vendia discos lá na minha cidade que chegavam a custar 5 centavos! rs mas faz um tempo, não sei se ela ainda existe.
      Mostra os vasinhos lá no insta pra gente ver! \o/ ótima ideia usar como vasos.
      Bjão!

  2. Manu, adorei as idéias com discos, super legais.
    Quanto sua dúvida sobre a parede , a prateleira tá presa em uns toquinhos por trás, que são da mesma altura das ripas. Poderia ter fixado nas ripas também. Mas direto na placa, nem quadro aconselho, pois está oco por trás. Se colar direto na parede as placas, ai sim poderia.
    Besitos

    1. Oi Michelle! Que bom ver vc por aqui!
      Entendi, era como eu tinha imaginado, mas perguntei pra confirmar. Ficou ótimo aquele painel! Deve ter dado um trabalhinho, né, mas o resultado compensa todo o sacrifício!
      Bjo!!

  3. Ola.adoro seu blog!onde posso encontrar o apoio para vinil na parede?nao queria usar fita adesiva pois estraga a capa!abracos

Deixe uma resposta

Alô, São Paulo!
últimos dias!

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Participe da imersão simplichique e tire do papel seu sonho de trabalhar com decoração de ambientes!

  • CIRCUITO DE PALESTRAS
  • ENCONTRO PRESENCIAL
  • ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS