Primeira segunda-feira do mês é dia de liberar o tema do DIY Coletivo para vocês! E esse, em específico, é muito bacana porque vai ser carregado de história e sentimentos. Pensamos em “Nossas Raízes” porque cada integrante do grupo é de um lugar diferente e queremos explorar essa diversidade em nossos projetos DIY também.

diy cachepot

Apesar de morar em São Paulo já há quase 10 anos, sou sergipana; então, pensei em trabalhar com duas coisas que são a cara do Nordeste: chita e sisal. Decidi fazer um cachepot fake de tecido (já conto porque ele é fake) e, para remeter ainda mais, usei vasinhos com cactos. Pronto, clima nordestino completo!

Para quem não sabe, cachepot é um vaso que você usa por cima de outro vaso, pra decorar suas plantinhas. No caso do meu, eu digo que ele é fake porque não tem fundo. Isso foi proposital, para que o excesso de água das regas escoe sem encostar no tecido e não mofar com o passar do tempo.

diy cachepot

E como ele não é colado no vaso, você tem duas vantagens: a primeira é que dá pra trocar de tecido quando enjoar da estampa e a segunda é que você pode decorar um vaso que já esteja com alguma plantinha nele, não precisa que ele esteja ainda vazio.

Mas chega de conversa e vamos para o que interessa: o tutorial!

diy cachepotdiy cachepot

Cola para tecido – Barbante de sisal – Um pedaço de chita – Tesoura

O passo a passo é bem simples, basta ter apenas alguns cuidados com o acabamento. Recorte um pedaço da chita e faça duas dobras nele, em cada lateral. Um truque que aprendi com minha vó, que era costureira, é passar a unha bem forte no tecido, para criar uma dobra visível sem ter que passar ferro.

diy cachepot

Passe cola para tecido nessas dobras para criar uma bainha. Lembre que o tecido dobrado tem que ficar com a altura do seu vasinho. Espere cerca de 10 minutos para que a cola seque bem antes de passar para a próxima etapa.

diy cachepot

Com a chita ao redor do vaso para ter uma noção melhor das distâncias, faça uma espécie de preguinha na parte de trás, já perto do final do tecido, e use a cola nessa prega. Novamente, é bom esperar uns 10 minutinhos para que ela seque. Eu coloquei até um pregador pra ajudar a secar e manter a dobra no lugar.

diy cachepot

Agora, na outra ponta do tecido, faça uma dobra só para dar um acabamento mais bonito. Basicamente, tá tudo pronto já!

diy cachepot

Não precisa colar uma ponta na outra; só se você quiser. Eu não colei nos meus porque achei que ficaria mais fácil de trocar quando tivesse vontade. Aquela prega vai dar uma afunilada no formato do cachepot e a outra ponta do tecido onde fizemos a última dobra vai passar por cima dela, ou seja, ela não vai ficar aparente.

diy cachepot

Por fim, eu dei algumas voltas com o barbante de sisal. Além de dar um visual mais bonitinho ao vaso, é o barbante que vai manter o tecido no lugar. Terminei dando um lacinho na frente e desfiando as pontas soltas, porque acho que fica bonitinho.

diy cachepot

Um projeto DIY que é prático de fazer e de manter, já que posso tirar na hora que eu quiser. A única preocupação que tive foi de deixar o vasinho original sempre escondido. Repare na base como o cachepot cobre o plástico dos vasos originais.

diy cachepot

É ou não é a cara do Nordeste?

diy cachepot

Não deixe de conferir os projetos das outras meninas da equipe! Cada uma vem de um lugar diferente, então os projetos estão bem diversificados.

diy coletivodiy coletivo

Esse mês, o projeto da Layde vai sair depois; como ela se mudou recentemente, ainda não teve tempo de organizar tudo, mas até o final de junho, o projeto dela sai! Vamos ficar na expectativa, Layde!

 

Se inscreva na newsletter do DIY Coletivo pra ficar por dentro das novidades e se inspirar, vendo os projetos do pessoal! É só preencher o formulário abaixo e clicar no botão INSCREVA-SE.

Receba os informativos do DIY Coletivo por e-mail!



diy coletivo logo

.

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: