Ter uma horta em casa é o sonho de consumo de muita gente (inclusive, meu). E hoje, o que não falta na internet é ideia pra gente colocar isso em prática. Mas confesso que nunca tinha visto coisa parecida ao que vou mostrar a vocês agora.

diy horta vertical 01

Essa jardineira suspensa foi feita com uma mangueira de bombeiro usada, dá para acreditar? Comprada em uma loja tipo brechó nos Estados Unidos por 10 dólares. E junto com o custo das mudas, esses foram os únicos gastos para executar essa horta vertical! Quer aprender a fazer?

diy horta vertical 02

MATERIAIS PARA HORTA VERTICAL:
Uma mangueira de bombeiro – Furadeira – Arame – Alicate – Estilete – Parafuso

A primeira coisa a fazer é cortar a mangueira do tamanho desejado, usando o estilete.

diy horta vertical 03

Essas mangueiras têm uma camada interna feita de borracha, que foi removida para facilitar o trabalho.

diy horta vertical 04

Depois de cortada, é hora de fazer os furos. Primeiro, dobra a parte inferior, para virar uma espécie de bolso e faz dois furos, atravessando toda a dobra. Depois, passe um arame pelos furos e prenda na parte de trás com um nozinho. O vaso de mangueira está pronto.

diy horta vertical 05

Para fixar em um painel de madeira, aparafuse tudo pela parte superior:

diy horta vertical 09

Depois, é só colocar um pouco de pedrinhas no fundo de cada vaso, a terra e a mudinha de erva.

diy horta vertical 10

Aquela camada interna de borracha que foi retirada é impermeável, mas o tecido externo, não. Então não há necessidade de fazer furos na parte de baixo dos vasos para escorrer o excesso de água. É claro que é bom não exagerar nas regas, mas ao que parece, esse tecido grosso funciona como um xaxim.

Dei uma pesquisada rápida e fiquei surpresa de ver como essas mangueiras são caras. Usadas, são mais em conta: encontrei alguns modelos no Mercado Livre e no EBay variando entre 60 e 100 reais, com mais de 15 metros de comprimento (que dá pra fazer um monte de vasinhos).

diy horta vertical 11

Mas acredito que dê pra substituir a mangueira por um tecido bem grosso ou até por aquelas sacas de farinha e café. Não sei se eles podem mofar com o tempo, assim expostos à intempérie (se alguém com experiência nisso souber, comenta aí embaixo!); a proposta aqui é mostrar a ideia para incentivar vocês a pensarem em soluções parecidas.

Porque quando a gente abusa da criatividade, nada parece impossível. Concordam?

Imagens: Imgur


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: