É Carnaval, minha gente! E mesmo que você não goste da festa (assim como eu), não dá pra negar que o mês de fevereiro exala folia. Por esse motivo, o tema do DIY Coletivo não poderia ser diferente.

diy porta lapis carnaval

Meu projeto com o tema Carnaval é daqueles beeeeeeeem fáceis de fazer, que você pode até pedir pros seus filhos botarem a mão na massa junto com você. Ou seja, você só não faz um porta-lápis desse aí na sua casa se o problema for preguiça mesmo.

Você vai até dar risada de como é simples o passo a passo desse projeto. Se liga nos materiais necessários:

diy porta lapis carnaval

O passo mais “difícil” é pintar a caixinha de MDF de branco, pra criar um fundo para os detalhes coloridos. Eu dei duas demãos de tinta branca e aqui, vou contar um segredinho. Sabe que tintas usei nesse porta-lápis? Somente restos de tinta de parede. Isso mesmo, você pode reaproveitar tranquilamente tinta de parede pra pintar MDF.

Com a caixinha pintada de branco, veio a hora de dar a carinha do Carnaval a ela. Quis fazer uma pintura que lembrasse confetes coloridos, e já tinha visto uma técnica de carimbo com borracha na internet que eu queria testar faz tempo.

Peguei um lápis que tem borrachinha na ponta e foi isso que usei para carimbar confetes redondinhos na caixa. Para fazer isso, molhe a ponta da borracha na tinta, tire um pouco do excesso (não precisa tirar muito) e encoste a borracha na superfície da caixa.

diy porta lapis carnavaldiy porta lapis carnaval

Algumas dicas para quem nunca fez esse tipo de pintura:

  • Só precisa molhar de tinta a base da borracha, ou seja, não mergulhe a borracha inteira (até a parte metálica) na tinta;
  • É possível carimbar até 3 vezes sem precisar retocar a tinta na borracha, mas se a terceira bolinha sair bem clara, pode refazê-la com um pouquinho a mais de tinta;
  • Não espere a tinta secar na borracha; limpe-a enquanto ela estiver molhada para você continuar carimbando com outras cores;
  • Você vai poder usar a borracha depois para apagar lápis normalmente, basta limpar enquanto a tinta estiver molhada que ela sai toda;
  • Use sempre tinta à base de água (ela é bem mais simples de limpar).

O legal da técnica do carimbo é que a pintura não sai 100% uniforme; parece que ela está desgastadinha e isso dá um charme bem característico. Mas é claro, se você quiser, pode retocar suas bolinhas com um pincel fininho sem nenhum problema.

E assim, fui repetindo esse processo com cores diferentes; fazia de duas a três bolinhas com a mesma cor, de maneira aleatória, até que fiquei satisfeita com a quantidade de confetes e parei.

diy porta lapis carnaval

As bolinhas carimbadas saem com o formato meio irregular e eu achei isso lindo, porque parece que elas foram feitas à mão livre. Eu amei o resultado!

diy porta lapis carnaval

E apesar de esse ser um projeto inspirado no Carnaval, ele pode tranquilamente ser usado o ano todo. As bolinhas coloridas são atemporais, então é possível combinar o porta-lápis no seu ambiente em qualquer contexto. Você pode até usar menos cores ou tentar um degradê, fica lindo!

diy porta lapis carnaval

diy porta lapis carnaval

Mas esse post não acaba aqui! Convido você a ver o que as outras meninas da equipe fizeram com o tema Carnaval. Esse mês, só teremos a participação da Ju e da Naya, e os projetos delas estão aqui abaixo. Clique nas imagens para ver como elas fizeram:

diy coletivo
diy coletivo

diy coletivo

Agora, queremos que você também participe, criando um projeto DIY inspirado nesse tema, para deixar sua casa bem mais divertida e alegre. Poste uma foto bem bonita dele nas redes sociais (em modo público) e marque o @diycoletivo, seja no Facebook ou no Instagram, que a gente vai ver sua criação e repostar por lá!

E não se esqueça: dia 09 de fevereiro, às 20 horas (horário de Brasília), vai ter LIVE lá no meu canal no YouTube! Clique no botão abaixo para se inscrever e não perder!

diy coletivo logo

Este post faz parte do projeto DIY Coletivo da Equipe SOS Decor. Pra ficar por dentro de todas as blogagens, ou participar das próximas edições, basta ficar ligado na fanpage do Facebook e seguir o Instagram.

Compartilhe: