A gente sabe que plantinhas têm o poder de trazer vida a qualquer ambiente, parece mágica. Até já escrevi um post sobre isso, se você quiser ler depois, é só clicar aqui. Mas não há nada nessa vida que não possa melhorar, certo? Por isso, resolvi trazer 4 projetos DIY para que você possa cultivar suas verdinhas e ainda deixar sua casa muito mais linda com elas.

plantinhas

plantinhas

1. Potinhos coloridos pendurados

Não é nenhuma novidade pendurar coisas na decoração; essa tendência caiu mesmo no gosto de muita gente. E não sei vocês, mas eu curto demais plantinhas penduradas. Além de lindo, é uma ótima solução para quem não tem muito espaço para elas.

plantinhas

Para fazer um arranjo como esse, procure qualquer potinho de lojas de 1,99 e faça 4 furos perto da boca, sendo dois de um lado e outros dois do outro. Se quiser, pode pintar com cores bem bonitas para dar aquela diferenciada no projeto.

Depois, passe um pedaço de corda pelos furos e prenda com nós, para a corda não escapar. Coloque suas plantinhas no pote – de preferência, com os vasinhos próprios delas, não plante diretamente nesses potinhos, pois você fica livre para tirar as plantas daí quando quiser, para escorrer excesso de água. Ou escolha espécies que não precisem de tanta rega, como as suculentas.

plantinhas

Imagens e tutorial: Paper & Stitch

E é só pendurar tudo!

2. Vasinho de cordas

Um tutorial bem simples de fazer, mas que dá um efeito muito legal e criativo aos seus potinhos de barro.

plantinhas

Não tem muito segredo: você vai cobrir potes de barro com cordas de sua preferência, usando cola quente. Se quiser fazer um desenho, a sugestão aqui é ir enrolando fios coloridos na corda, antes de colá-la no vaso. Deixe a criatividade fluir para criar desenhos legais, como padrões geométricos, ou até letras, como nesse exemplo.

plantinhas

Imagens e tutorial: A Beautiful Mess

3. Horta na forma de bolo

Como as formas são versáteis! Lembra daquela mesinha lateral que mostrei aqui, feita com uma forma redonda? Usando um modelo menor, é possível criar belos jardins verticais, como essa mini hortinha.

plantinhas

Recorte um pedaço de acetato transparente (vende em papelaria e lojas de artesanato) do tamanho da boca da forma, de maneira que ele cubra só metade dela; como se fosse uma meia lua. Cole nas bordas da forma cola universal (não pode ser super bonder, ela reage com o acetato). Agora, é só preparar o solo.

Uma dica eficiente é usar um pouquinho de carvão ativado no fundo da horta; ele é ótimo para retirar o excesso de água da terra. Vende em lojas de jardinagem. Depois, pode cobrir o carvão com pedrinhas decorativas, para deixar seu arranjo mais bonito, coloque a terra adubada e plante suas ervas preferidas.

plantinhas

Imagens e tutorial: Grillo-Design

Não se esqueça de deixar a horta em um lugar onde bata sol. A maioria dos temperinhos precisa de sol para se desenvolver.

4. Vaso pendurado por bastidor

Os bastidores também têm um potencial muito grande para explorarmos na decoração. Para quem não conhece, o bastidor é um tipo de suporte que se usa para fazer bordado em tecidos. Mas como eu sempre digo para pensarmos fora da caixa, a ideia que trouxe aqui é usá-lo como um pendente para um vasinho de plantas.

plantinhas

Olhando assim, parece que não é nada seguro, né verdade? A impressão que dá é que a planta vai cair dali a qualquer momento, mas não se preocupe. Ela fica bem presa, basta usar uma cola de boa aderência. Se quiser uma indicação minha, use o durepóxi líquido da Loctite. Testei essa cola nesse post aqui e posso afirmar que se você usar nesse projeto, seu vaso não vai sair daí nunca mais.

Espere a cola secar com um peso em cima do vaso, só para reforçar a colagem. O ideal é que seu vasinho tenha furos embaixo, para escoar a água. Se não tiver, use a mesma dica da horta na forma: coloque um pouquinho de carvão ativado no fundo e escolha plantinhas que não precisem de tanta rega.

plantinhas

Imagens e tutorial: Northstory

Agora me conte de qual ideia você gostou mais e se já usa alguma delas aí na sua casa. 😉


Tem mais Simplichique aqui:simplichique

Compartilhe: