No começo do mês, tive a oportunidade de visitar a Feicon Batimat, uma feira que é referência internacional no setor de Construção e Arquitetura, e vi uma novidade que achei interessantíssima para compartilhar com vocês. Trata-se de um processo construtivo sustentável – o Ecogrid – desenvolvido pela LCP Engenharia e Construções, que usa poliestireno expandido (uma espécie de isopor) na construção de casas.
É isso mesmo: casas que são construídas com uma espécie de isopor! Dá para acreditar?
E se engana quem pensar que o material é frágil ou inadequado para erguer uma construção. Com essa tecnologia, é possível fazer não apenas paredes, mas também lajes e piso de uma maneira muito mais rápida, limpa e totalmente segura.
Como funciona o processo construtivo Ecogrid?
O sistema SCIP, utilizado no processo Ecogrid (leia mais sobre ele aqui), é composto por um painel feito com estrutura de EPS (poliestireno expandido) abraçado por uma malha de ferro galvanizado, formando um sanduíche com treliças de aço soldadas em estrutura 3D com ambos os lados do painel.
Imagem: Reprodução / Arte: LCP Engenharia e Construções
Essa é a estrutura básica que se usa na obra, e o processo segue a mesma sequência de uma construção convencional, mas com algumas diferenças. Entenda:
1ª etapa: montagem dos painéis
É feita uma fundação de concreto e a montagem dos painéis, revestidos no local com 1 polegada (25 mm) de cimento CP3, um cimento ecológico, em ambos os lados para formar um painel composto.
2ª etapa: instalação dos conduítes
Os conduítes são inseridos no espaço entre a espuma e a malha de ferro galvanizado, através de uma abertura (sulco) feita no poliestireno expandido por projeção de calor, que evita quebras e não gera resíduos.
3ª etapa: fixação dos painéis
Os painéis são ligados uns aos outros com grampos de aço de alta resistência (não é utilizada argamassa) e as aberturas de portas e janelas podem ser cortadas antes ou depois que os painéis forem erguidos.
4ª etapa: jateamento de argamassa
Os painéis são cobertos com argamassa projetada em ambos os lados, criando um painel rígido e estrutural, com resistência superior aos métodos tradicionais de construção.
5ª etapa: acabamento final
Uma vez finalizadas, as paredes estão prontas para pintura ou receber qualquer finalização. Tanto na parte externa ou interna da construção, pode ser utilizado qualquer tipo de acabamento.
No vídeo abaixo, produzido pela LCP Engenharia e Construções para a Design Weekend SP 2013, dá para visualizar todo esse processo passo a passo, desde a fixação dos painéis já prontos para instalação até a colocação das lajes, também no mesmo material. Confira!
Vantagens e benefícios do Ecogrid
Apesar de ser visualmente idêntica a uma casa comum, as vantagens de usar o Ecogrid na sua construção são infinitamente maiores.
A tecnologia não é um protótipo; ela já está sendo usada, de fato. A casa abaixo foi construída com o sistema Ecogrid. É uma residência com andar superior, totalmente feita da maneira descrita nesse texto.
Imagem: LCP Engenharia e Construções
Já imaginou morar numa casa construída assim? O meio ambiente e nosso planeta agradecem! Sem falar que sua obra será muito mais rápida, limpa e o melhor de tudo: barata.
Vale a pena enriquecer a leitura sobre o Ecogrid no site da LCP; basta clicar aqui.
Tem mais Simplichique aqui:

Saberia informar o valor?
Jéssica, tô por fora de valores, mas você pode mandar um email pra eles, tenho certeza que eles terão o maior prazer em te ajudar! O endereço é lcp@lcpconstrucoes.com.br 🙂
Vi que não tem informações sobre valores, mas sabe dizer se é mais econômico financeiramente que o método construtivo tradicional?
Ótimo sistema construtivo, tive o primeiro contato com ele na Europa na Suíça e Espanha em 2005.
Dependendo da administração no canteiro de obras e do projeto arquitetônico fica em media de 20 a 30% mais barato do que os sistemas convencionais.
Vou começar a construção de 30 casas em um condomínio em 2019… 15 edificações de alto padrão e 15 de médio.
Bueno Fortes Engenharia Civil e Arquitetura. (62) 9.9346-1730 WhatsApp
Amei esse material sustentável, só falta os valores