Você está visualizando atualmente Como envelopar móveis de madeira – O guia completo

Como envelopar móveis de madeira – O guia completo

Envelopar móveis é talvez a maneira mais rápida, prática e simples de mudar a cara de qualquer peça. E desde que removi aquela moldura de washi tape dos nichos, sentia falta de cores neles. Então, parti para uma alternativa que eu pudesse fazer rapidinho e sem sujeira.

Usei um material bem bacana de trabalhar: o plástico adesivo da Plastcover. Ele é bom porque dá pra limpar depois com sabão neutro e meus nichos vão acumulando muito pó com o passar dos dias. Então, sei que a manutenção vai ser tranquila.

como envelopar móveis

A intenção era levar mais cor aos nichos, mas como eu gosto de decorá-los com minhas tranqueirinhas que eu mesma faço, tive que me segurar para não exagerar no resultado. O excesso de informação visual é sempre um ponto negativo em qualquer decoração. Por isso, decidi fazer detalhes ao invés de revestir tudo, e aproveitei para montar um tutorial super completo de como envelopar móveis de madeira.

COMO ENVELOPAR MÓVEIS DE MADEIRA

Ao longo das etapas, vou compartilhando informações importantes para o processo de revestimento. Não tem muito segredo, na verdade, é bem simples de fazer. Mas eu não poderia deixar de dar minhas diquinhas de ouro.

como envelopar móveis

Uma dessas dicas é com relação à espátula. Sempre que você for envelopar móveis, será preciso alisar bem o material. Muita gente usa espátula plástica e até cartões de crédito velhos; esses dois materiais realmente são bons, mas se você não tiver uma mão suave, pode arranhar e danificar o revestimento.

O pulo do gato que eu recomendo aqui é usar espátula de rejunte, que é feita de uma espécie de espuma. Ela é rígida, mas ao mesmo tempo, macia. Ou seja, pode passar com vontade no plástico adesivo que não vai marcar.

O plástico adesivo da Plastcover ainda tem um trunfo: se você colar errado, consegue tirar na mesma hora sem perder a aderência. Isso ajuda muito sem comprometer a qualidade do serviço.

PASSO A PASSO PARA ENVELOPAR MÓVEIS

A primeira coisa a se fazer é limpar muito bem a superfície que você vai envelopar. Meus nichos estavam bem sujos nos cantinhos, então passei um pano úmido com sapólio cremoso e esperei secar. Apesar de serem de MDF, eles têm revestimento laminado, o que me permite usar produtos mais agressivos para a limpeza. Se o seu estiver na madeira exposta, passe só um pano úmido mesmo.

como envelopar móveis

  1. Com a superfície muito bem limpa, meça a área a ser revestida e corte esse tamanho no plástico adesivo. É bom deixar uma folguinha de até 5 mm para você ter uma margem de segurança na hora da aplicação.
  2. Comece a descolar o plástico do papel.
  3. Deixe cerca de 5 cm de plástico descolado. Mais uma diquinha de ouro: fixe o pedaço do plástico adesivo (ainda com o papel de trás coladinho) com ajuda de fita crepe; assim, ele fica na posição certinha para você colar no móvel.
  4. Comece a grudar a ponta exposta do adesivo no móvel e vá alisando com a espátula, à medida em que você retirando o papel de baixo com a outra mão. Se ficar alguma bolha, retire parte do que você já colou e recoloque, sempre alisando com a espátula.
  5. Nos cantos, a espátula não consegue chegar. Então, passe a unha para que o adesivo grude bem. É nessa hora que você vai perceber como foi bom ter deixado uma folga de adesivo.
  6. Retire o excesso de plástico adesivo com um estilete. Se você não sentir segurança em fazer isso apenas com a mão, pode colocar a régua metálica para ajudar o estilete a caminhar em linha reta.
  7. Já nas bordas e quinas, o excesso vai ser removido simplesmente passando a lâmina do estilete. Faça um único movimento (não pare no meio do caminho) que o corte sai bem retinho. O estilete precisa estar bem afiado!

Pode acontecer de em algum lado da sua peça existir parafuso para fixá-la na parede. É o caso dos meus nichos. O processo de revestimento é o mesmo, mas será preciso retirar primeiro o parafuso dali para fazer a aplicação do plástico.

  1. Remova o parafuso e limpe bem possíveis farpas de madeira.
  2. Faça todos os passos descritos na foto anterior.
  3. Marque o local do buraco com o estilete.
  4. Abra o buraco no plástico com ajuda de algum instrumento pontudo (eu usei uma chave phillips).
  5. Recoloque o parafuso e aperte.
  6. Seu móvel já está envelopado e pronto para ser preso na parede novamente.

COMO FICARAM MEUS NICHOS

Antes, meus nichos estavam completamente brancos em uma parede branca e isso não estava me agradando. Além disso, tinha coisa demais neles e a impressão que eu tinha era que esse canto vivia bagunçado. E eles ainda tinham um spot de pilha colado na parte interna, que se eu acendi duas vezes na vida, foi muito.

como envelopar móveis

Para customizar meus nichos, usei 3 cores: azul celeste, amarelo e pink. Gosto muito de cores, mas procuro usar sempre com cautela, para não exagerar no resultado. Por isso, optei por fazer detalhes geométricos bem movimentados, mas apenas em parte deles. E no terceiro nicho, revesti toda a área interna dele, deixando a parte de fora branca mesmo.

Eis o resultado:

como envelopar móveis

como envelopar móveis

Adorei o fato de ter uma perspectiva certa para ver o trabalho concluído. Quem olha os nichos de frente, nem percebe que eles são coloridos agora…

como envelopar móveis

Mas à medida em que a gente vai caminhando em direção a eles, a arte vai se revelando. Isso é muito legal!

como envelopar móveis

como envelopar móveis

como envelopar móveis

Me conte nos comentários o que você achou dessa repaginada!

DICAS DE CONSERVAÇÃO DO FABRICANTE

Não adianta fazer um belo trabalho e manter da maneira errada. Então, separei algumas dicas para que seus móveis revestidos com o plástico adesivo da Plastcover durem muito mais e também para quem estiver pensando em usar esse material em outros locais.

  • Sempre faça a limpeza dos seus móveis envelopados com sabão neutro e nunca use produtos abrasivos;
  • Nunca aplique o plástico adesivo em superfícies ásperas ou que não estejam niveladas;
  • Procure não utilizar em áreas oleosas ou porosas;
  • Jamais envelope eletrodomésticos que esquentam, como é o caso do fogão. O calor excessivo vai danificar o material;
  • Pode usar o plástico adesivo em paredes também (desde que estejam niveladas e sem imperfeições).

Com esse guia super completo, aposto que envelopar móveis não vai ser mais um problema para você. Mas qualquer dúvida, pode deixar sua pergunta aqui nos comentários ou, se preferir, entre em contato comigo no duvidas@simplichique.com.br

parceriaColaboração: Plastcover

consultoria de decoração

Este post tem 16 comentários

  1. Cilene

    Amei as dicas, já tem um móvel em casa que quero envelopar e estava pensando em fazer uma parede com placas de onde viajei em cima desse móvel 🙂 e já adorei essas mini prateleiras amarelas achei um charme e já meu ideia.
    Beijos

    1. Manuela Lopes

      Que legal saber disso, Cilene! 😀 Essa ideia de usar as placas acima do móvel me parece ótima!
      Quero ver depois como vai ficar seu cantinho.
      Um beijo grande!

  2. Val

    Olá Manu, uma ideia simples, acessível tanto na execução quanto no bolso e se o adesivo for colocado como vc sugere, de forma original, criando pequenos efeitos, ainda mais surpreendente se torna. Gosto destes projetos que podem mudar facilmente a cara de um móvel e de quebra, tornar-se fácil de reverter a situação caso se deseje. Beijos e bom resto de semana.

  3. veranice loss noll

    Adorei. Mudou a cara dos nichos.

  4. Juliana

    Ficaram lindos, Manu! Super com a sua cara. Mesmo que ninguém me dissesse que eram seus, só de bater o olho eu saberia!
    E plástico adesivo é tudo de bom, né? Com eles, a gente consegue mudanças simples, e ao mesmo tempo, incríveis!

    Abraços!

  5. Bernardo

    Adorei a dica.
    Confesso que envelopar madeira nunca tinha passado pela minha cabeça.
    Parabéns

    1. Manuela Lopes

      Fico muito feliz, Bernardo. Muito obrigada, de coração!
      Um abraço.

  6. Elvia Vilanova Rodrigues

    Adorei os detalhes na sua explicação. Vou tentar.

    1. Manuela Lopes

      Obrigada, Elvia!

  7. Patricia

    Maravilha amei a dica vou envelopar umas peças e estava com medo. Mas vc deixou bem simples a forma de utilização do material. Gratidão.

  8. Carolina de Souza Chaves

    Gostei muito da idéia!
    Vou alugar uma casa com guarda roupa de madeira escuro e gostaria de envelopar de branco. Gostaria de saber se ao retirar o material posteriormente posso danificar a madeira

    1. Manuela Lopes

      Se ele tiver verniz, pode ser que danifique um pouco ao ser retirado 😔

  9. Sonia Maria freitas

    Posso envelopar móveis de madeira resinados?

    1. Manuela Lopes

      Pode sim, Sonia!

  10. maria cristina zanetti

    No caso de envelope um guarda roupas escuro de madeira qual melhor papel pra retirar depois? Estou em imóvel alugado obrigada.

    1. Manuela Lopes

      Sempre adesivo vinílico, Maria Cristina! Eles são resistentes inclusive a leves arranhões.

Deixe um comentário