{Estilo Simplichique #33} Decoração escandinava

{Estilo Simplichique #33} Decoração escandinava

A decoração escandinava ou nórdica é um estilo que a gente costuma ver bastante no Pinterest e em blogs, porque além de nos inspirar, é uma temática que traz muito aconchego aos ambientes, a ponto de você se sentir relaxado só de olhar as imagens.

É o caso dessa bela casa que vamos espiar no Estilo Simplichique de hoje. Inspire-se e aproveite todas as dicas e detalhes pra adaptar as ideias aí na sua casa também. Preparados?

decoração escandinava 01

Logo na entrada, a gente já percebe o que vai encontrar no restante da casa: tons muito suaves, predomínio de cores neutras, especialmente do branco, detalhes fofos e coloridos em toques sutis e muito bom gosto. A presença de móveis com pés palito é uma característica marcante do estilo escandinavo e que confere muita leveza a todo o conjunto.

Integrar ambientes é um artifício muito eficaz para dar amplitude. Somado à forte presença de cores claras e a uma boa quantidade de luz natural, os cômodos parecem muito maiores. Destaque para o tom cinza claro do sofá: ótima tonalidade para quem tem criança em casa.

decoração escandinava 05

E falando nelas, nessa casa, as crianças também têm um cantinho próprio para deixar sua criatividade fluir e passar um bom tempo ocupadas. Os banquinhos na madeira crua com os pezinhos pintados de rosa deram um charme especial à decor.

decoração escandinava 02

Mesmo em ambientes muito neutros, misturar os tipos e as cores das cadeiras da sala de jantar é uma boa maneira de quebrar a monotonia. E elas nem precisam ter cores fortes; o dinamismo provocado por esse artifício, por si só, já anima todo o ambiente.

decoração escandinava 03

decoração escandinava 04

Móveis de design também são uma característica bem forte na decoração escandinava, mas se seu orçamento estiver curto para investir numa peça assinada, procure as do tipo inspired (ou, no bom e velho português, as imitações), que remetem a modelos famosos, mas muito mais em conta.

Use e abuse dos nichos também, que são peças bem discretas e modulares, e permitem uma infinidade de composições para criar móveis maiores.

decoração escandinava 06

Apesar de não ser muito fã de ambientes minimalistas mais moderninhos, o estilo escandinavo traz essa pegada, mas de uma forma mais aconchegante, menos ríspida, e esse aspecto, sim, me encanta. Use móveis de linhas mais retas, sem muita firula, e contraponha o branco do ambiente com o tom acolhedor da madeira crua.

decoração escandinava 07

Usar itens coloridinhos é opcional, mas se você gosta de seguir à risca as características do estilo escandinavo, opte por tons clarinhos ou pastel, aquelas famosas cores “bebê”. Dessa forma, o contraste entre o branco excessivo e as peças coloridas será menos brusco, e isso também influencia na suavidade dos ambientes.

decoração escandinava 08

Uma boa sacada: nem sempre uma cama pede um criado-mudo ao seu lado. Mas para o cantinho não ficar “seco” demais, algumas caixinhas coloridas completam a composição e ainda ajudam a organizar pequenos objetos. Ideia pra gente assimilar, com certeza!

decoração escandinava 09

E aí, vocês também curtem decoração escandinava?

Imagens: Bolig Pluss

E se você quiser ver mais posts da nossa coluna “Estilo Simplichique”, basta clicar aqui.

Banner Estilo Simplichique


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 2 comentários

    1. Sara, que delícia! Eu também aprendo muito fazendo as pesquisas necessárias para produção de conteúdo pra vocês, pode ter certeza! A vida é assim, um aprendizado constante, né verdade? 🙂
      Muito obrigada pela sua visita!
      Um beijão!

Deixe uma resposta