Mesa de jantar: como escolher o formato ideal?

Mesa de jantar: como escolher o formato ideal?

Escolher a mesa de jantar ideal pode parecer uma tarefa simples, mas o modelo errado para seu ambiente pode prejudicar muito sua sala de jantar. Nesse artigo, vou falar sobre cada tipo de mesa: redonda, retangular e quadrada, para que você veja quais são as vantagens e desvantagens de cada uma.

Também vou dar algumas dicas para você escolher as cadeiras da sua sala de jantar e, por fim, comentar as medidas ideais das mesas de jantar.

MESA DE JANTAR REDONDA

como escolher mesa de jantar

Vamos começar com as mesas redondas. Elas são ótimas para ambientes não muito grandes porque ela não interrompe a circulação de pessoas no ambiente. De todos os modelos, ela é a que mais incentiva a interação de pessoas. Por isso, elas são perfeitas para áreas externas, varandas gourmet e salas de visita.

Outra vantagem de alguns modelos redondos: por ela ter o pé centralizado, o conforto vai ser maior porque dificilmente você vai esbarrar suas pernas no pé da mesa. Isso ainda possibilita colocar alguns lugares extra quando você precisar acomodar mais pessoas na sua mesa. Como ela não tem quinas vivas, são mais seguras para quem tem idosos ou crianças em casa; então, mais um ponto positivo.

Porém, se seu ambiente for muito, muito pequeno, talvez ela não se adeque ao seu espaço, porque a mesa redonda precisa ficar afastada de todas as paredes e ainda sobrar espaço para circulação de pessoas pelo menos por um dos lados do ambiente.

mesa de jantarTrend Decora

Outro inconveniente é para mesas redondas muito grandes. Ao invés de facilitar a interação entre pessoas, nesses casos, ela vai dificultar, porque quem estiver sentado em posições opostas vai ter que gritar para ser ouvido. O ideal é que a mesa redonda tenha, no máximo, 8 lugares.

Posso usar enfeite quadrado em mesa redonda?

Uma dúvida comum que muita gente tem é se pode colocar enfeites quadrados em mesas redondas. Como a mesa é o móvel mais importante da sala de jantar, geralmente é ela que dita o formato de todos os itens complementares, como tapetes, cúpulas de pendentes e enfeites no tampo. Então, por padrão, a gente segue o mesmo formato; isso não é uma regra, mas traz mais harmonia ao ambiente.

MESA DE JANTAR RETANGULAR

mesa de jantar

Agora vamos falar das mesas retangulares. Elas são as mais comuns. Diferente da mesa redonda, a retangular pode ser encostada em alguma parede. Mas atenção: faça isso sempre pela cabeceira da mesa, e não pelo lado mais comprido dela. Isso traz mais fluidez ao espaço e aproveita melhor tanto o ambiente quanto a superfície da mesa.

Além de poder ser encostada na parede, a mesa retangular tem a vantagem de poder ser usada com bancos. Isso cria uma composição bem interessante e despojada. Aqui, uma dica: os bancos geralmente são peças pesadas; então, para não precisar movimentá-los sempre que alguém for sentar, deixe sobrar um espaço de pelo menos 10 centímetros de cada lado, para que a pessoa consiga passar a perna por ali e sentar sem ter que pular o banco.

como escolher mesa para sala de jantarCasa Claudia

E nunca prenda cadeira entre a mesa e parede! Não faz sentido nenhum deixar um assento inutilizado ou ter que mexer a mesa pra poder sentar. Quem tem que se mexer é a cadeira e nunca a mesa.

mesa de jantarFina Decor

Para ter uma experiência confortável, o ideal para sua mesa retangular é que ela tenha largura mínima de 80 centímetros. O comprimento vai variar de acordo com o tamanho da sua sala e o número de lugares. Se tiver algum móvel atrás da mesa, como um buffet ou a bancada da cozinha, procure deixar entre ele e a cadeira um espaço de 90 centímetros, pelo menos.

MESA DE JANTAR QUADRADA

mesa de jantar

As mesas quadradas são as mais complicadas de usar em ambientes pequenos porque, então colocar esse tipo de mesa em ambientes pequenos pode comprometer bastante a circulação.

Diferente dos outros formatos, nas mesas quadradas você não tem liberdade na quantidade de assentos. As opções são sempre duas: ou você usa uma mesa quadrada pequena, de 4 lugares, ou seja, uma cadeira em cada lado da mesa, ou você usa uma maior, de 8, com duas cadeiras em cada lado da mesa. Também é possível encostar a mesa quadrada na parede por um dos lados, para descomplicar a circulação.

COMO ESCOLHER CADEIRA DE JANTAR

Além do formato das mesas, a escolha das cadeiras também é muito importante para a composição. Eu, particularmente, não gosto dos conjuntos, sabe? Quando mesa e cadeiras são comprados juntos, todos no mesmo modelo, cores e materiais, acho que fica tudo muito óbvio e monótono. Mas isso é fácil de resolver.

Misturar cadeiras diferentes pode ser feito de várias maneiras. Vou ensinar alguns truques que vão facilitar sua vida.

Evite usar cadeiras de tamanhos muito diferentes; uma muito grandona com outras menores. A maior sempre vai ser o centro das atenções, como se fosse um trono, e não é essa a impressão que a gente quer dar. Então, os tamanhos das cadeiras e as alturas dos encostos precisam ser parecidos.

Observe na imagem abaixo como o encosto das cadeiras marcadas com as setas brancas são muito mais altos que os das cadeiras marcadas com setas amarelas. Isso deixa a mesa de jantar extremamente desproporcional. Evite!

mesa de jantarHGTV

Se quiser usar cadeiras de modelos iguais, mas de cores diferentes, também fica muito legal. Pode usar as combinações por grupos, ou seja, de duas em duas com cores diferentes, colocadas tanto lado a lado quanto alternadas. Ou pode usar cada uma de uma cor diferente, se você quiser trazer muito mais cor à sua decoração. As cores escolhidas não precisam combinar com o ambiente, a menos que você queira.

E lembre-se: ao colocar cadeiras coloridas no ambiente, elas sempre vão atrair a atenção do olhar primeiro, ou seja, elas serão o ponto principal do ambiente. Então, se sua sala de jantar for integrada à de estar ou à cozinha, a melhor forma de fazer elas conversarem com os outros ambientes é jogar essa mesma cor em pontos espalhados por todo o espaço.

QUAL O TAMANHO IDEAL DA MESA DE JANTAR?

Uma dúvida muito comum é com relação ao tamanho ideal das mesas. Uma pessoa sentada ocupada, em média, um espaço de 60 centímetros. Tendo essa medida como base, então podemos usar os seguintes tamanhos de mesa:

Mesa redonda: ela se mede pelo diâmetro do tampo. Mesas de 4 lugares podem ter diâmetro entre 1 metro e 1 metro e 20. Mesas de 6 lugares podem medir entre 1,20 e 1 metro e meio. Já as de 8 lugares, o ideal é que elas tenham entre 1,50 m e 1,80 m de diâmetro.

Mesa retangular: para 4 lugares, as medidas mínimas são 1,20 por 80. Para 6 lugares, o comprimento ideal é 1,50m e a largura pode variar entre 90 cm e 1 metro. 8 lugares: comprimento mínimo de 1,80m e largura de 1 metro. Se quiser usar duas cadeiras na cabeceira da mesa, então a largura mínima da mesa tem que ser de 1,20m.

Mesas quadradas: se você usar uma cadeira em cada lado, ela pode ter 1 metro de cada lado. Já para 8 lugares, o ideal é que ela meça pelo menos 1,50 por 1,50.

E todas elas, não importa o modelo, precisam ter altura entre 75 e 80 centímetros. Essa altura precisa ser vista sempre em relação às cadeiras escolhidas. O assento delas precisa ter entre 40 e 45 centímetros de altura. Então, modelos mais baixos de cadeira pedem mesas menos altas, e vice-versa.

DOWNLOAD: Infográfico sobre mesas de jantar

Para que você nunca mais fique em dúvida sobre os tamanhos e as vantagens e desvantagens dos modelos de mesa de jantar redonda, retangular e quadrada, eu elaborei um infográfico contendo todas essas informações.

É uma imagem que você pode baixar no seu celular e consultar quando estiver pesquisando para comprar sua mesa nova. Dá pra fazer isso até lá na própria loja!

Clique no botão abaixo para receber automaticamente esse infográfico pelo Messenger!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *