Como escolher as cores da sua decoração

Como escolher as cores da sua decoração

como escolher cores na decoração

Nada é tão pessoal como a cor. Escolher a paleta ideal é uma das partes mais importantes no processo decorativo e, no entanto, uma das mais complicadas. Continue lendo este artigo para obter ótimas dicas para criar a paleta de cores que melhor se adapta ao seu estilo de vida e personalidade. Vamos lá?

Entendendo a classificação de cores

Comece por trabalhar a partir de uma roda de cores. Existem as primárias, secundárias e terciárias.

roda de cores

As primárias são vermelho, azul e amarelo. Elas são cores puras e não podem ser criadas.

● As secundárias são laranja, verde e roxo. São formadas quando misturadas 2 cores primárias.

● As terciárias são uma mistura, em diferentes partes, de cores primárias e secundárias para criar diferentes matizes; como resultado, os tons primários e secundários tornam-se menos intensos. Branco e preto também podem ser adicionados a fim de escurecer ou suavizar esses matizes.

Criando seu esquema de cores

Use a roda de cores abaixo para ajudar a criar seu próprio esquema, aquele que melhor se encaixa na sua personalidade.

como escolher cores na decoração 01

Existem 4 tipos possíveis de esquemas de cores:

Monocromático: usa tom sobre tom da mesma cor.

como escolher cores na decoração 04

● Análogo: usa tons que aparecem lado a lado na roda de cores. Por exemplo: amarelo será usado com verde ou laranja; azul, com verde ou roxo. Isso cria uma paleta colorida e muitas vezes calmante.

como escolher cores na decoração 7

● Contraste: o esquema de contraste é mais dramático. Aqui é utilizado uma tríade de tonalidades contrastantes, como amarelo-laranja, verde-azul e vermelho-púrpura. Isto introduz mais cor e energia para sua casa, mas também é possível usar nuances mais suaves dessas tonalidades para criar uma atmosfera menos agressiva.

como escolher cores na decoração 05

● Complementar: por fim, temos o regime complementar, onde dois tons opostos, como azul e laranja, são usados ​​em conjunto para criar um esquema de nuances enérgico e arrojado.

como escolher cores na decoração 06

Dicas para a escolha das cores

Tintas para parede são baratas e podem ser criadas em qualquer tonalidade desejada. Uma boa dica é começar a escolha das cores por móveis e tapetes. Depois de escolher a mobília, aí você pode eleger a tonalidade das paredes. É claro, isso não é uma regra, mas pode ajudar.

Outra opção é deixar os toques de cor da casa por conta dos móveis e objetos decorativos, deixando assim as paredes mais neutras para balancear o conjunto.

como escolher cores na decoração 02

A iluminação é um aspecto muito importante na escolha da paleta, porque a luz reflete e desvia a cor, mudando constantemente ao longo do dia, ou seja, diferentes iluminações podem alterar a aparência da cor; as tonalidades mais verdadeiras de um ambiente são aquelas encontradas nas primeiras horas da luz do dia, sabiam?

As cores em cada ambiente

Apostar em contrastes pode ser uma boa maneira de começar, mesclando algo escuro com tons mais leves. Se você deseja aplicar um pouco mais de cor e energia em sua sala ou cozinha, pode considerar algo mais vivo; já em quartos, procure usar tons mais calmos e relaxantes.

como escolher cores na decoração 03

Lavabos e banheiros, por serem ambientes menores e de rápida permanência, podem ter escolhas mais ousadas, com aplicação de estamparias, inclusive.

como escolher cores na decoração 08

Por onde e como começar?

Eleja um quarto apenas ou uma única parede no hall de entrada, por exemplo. Existe uma cor, ou um conjunto de cores que você está gostando particularmente? Esqueça por um minuto as tendências e comece com uma que lhe agrade, e considere as nuances variadas dessa cor, ou seja, tons mais claros e mais escuros. É mais difícil de se arrepender depois!

Agora conte pra gente nos comentários o que lhe ajudou a escolher as cores da sua casa.

Banner guest posts 2 aaColaboração: Matheus Bertoluci


Tem mais Simplichique aqui:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *