You are currently viewing Como esconder lavanderia integrada à cozinha?

Como esconder lavanderia integrada à cozinha?

A leitora Ana Bia Barreto me pediu ideias de como esconder lavanderia integrada, mas com um detalhe que é bem a cara do Simplichique: tem que ser inspirações que todo mundo possa colocar em prática, coisas da nossa realidade.

Um verdadeiro desafio unir praticidade e estética, hein? Garimpei algumas sugestões e, com base nas fotos, ainda vou dar alternativas para que você possa adaptar essas ideias do seu jeito e ampliar as possibilidades, independentemente se você em casa ou apartamento. Vamos lá!

COMO ESCONDER LAVANDERIA EM APARTAMENTOS

Começando com as ideias para esconder lavanderia de apartamento, cujas soluções são mais simples de resolver. A maioria das áreas de serviço de apartamento vêm ao lado da cozinha e, muitas vezes, não há nenhuma separação entre elas. O mais comum é usar uma divisória de vidro, mas também podemos recorrer a opções mais em conta.

Usar uma persiana pode ser uma boa! Além de ser muito mais em conta, é uma solução mais rápida e você só vai precisar de uma furadeira para instalar. Ela também possibilita a integração dos ambientes quando for necessária. Só atente para o material a ser utilizado, principalmente se ela ficar ao lado do fogão. Existem persianas próprias para cozinha, à prova de fogo. Segurança em primeiro lugar!

dicas lavanderiaImagens: 12

Outra alternativa às divisórias de vidro são os cobogós. Muito mais bonitos e modernos que os já batidos tijolos de vidro e ainda possuem a grande vantagem de serem vazados, o que garante entrada de luz natural e circulação do ar. Como a variedade de modelos e cores é bem grande, você pode tirar proveito disso para compor um elemento estético bem interessante para sua lavanderia.

dicas lavanderiaImagens: 12

Se sua área de serviço é pequena e você puder “encaixar” tudo em apenas uma parede dentro de um nicho, a melhor ideia é isolar essa área, de duas maneiras.

A primeira é fechar o local com portas venezianas, que são mais indicadas para locais onde não há janelas, pois elas permitem a passagem do ar. Os modelos de porta sanfonada (ou camarão) garantem um aproveitamento melhor do espaço porque abrem 100% do vão, diferente das de correr, onde uma folha da porta sempre fica fechada.

esconder lavanderia integradaImagem: Southern Living

A segunda maneira é bem mais simples, mas também super eficiente: esconder lavanderia com cortinas. Aqui você pode escolher um tecido bem bonito, que combine com sua decoração e seu estilo, para agregar mais valor a esse ambiente, que é naturalmente sempre tão esquecido na hora de decorar.

esconder lavanderia integradaImagem: Houzz

COMO ESCONDER LAVANDERIA EM CASAS

Quem mora em casa e tem a lavanderia na parte dos fundos, numa edícula ou até numa varanda, pode disfarçá-la de várias formas.

A primeira sugestão é usar biombos. Eles são super práticos para fazer uma divisão móvel; assim, se você precisar, é só movê-lo de posição.

esconder lavanderia integradaImagem: Homify

Assim como no caso das cortinas, você pode aproveitar o biombo como um elemento estético para dar mais graça ao ambiente. Faça uma pintura personalizada ou decore com adesivos, mas não se esqueça de preparar a madeira antes com uma boa seladora. Como o ambiente possui muita umidade, a seladora vai proteger a divisória e aumentar sua vida útil.

esconder lavanderia integradaImagem: Revista Casa Cláudia

Falando em cortina, existe uma opção muito em conta, linda e prática que você pode fazer tanto para sua lavanderia em casa como em apartamento: esconder a bancada com cortininhas. Como o restante vai ficar aparente, invista em acessórios bonitos para organizar e decorar, ao mesmo tempo, e mantenha sempre tudo bem organizado.

esconder lavanderia integrada

esconder lavanderia integradaImagens: 12

Essa é, inclusive, a solução mais adequada para você esconder a máquina de lavar. Nunca deixe ela embutida em móveis sob medida, principalmente se ele tiver portas. Consultei o Fernando Ricci, do canal Roupa Suja Se Lava na Máquina, o maior expert em máquinas de lavar que eu conheço. Ele recomenda que o local da sua lavadora seja sempre bem arejado, caso contrário, a placa eletrônica dela pode oxidar e danificar o aparelho.

esconder lavanderia integradaImagem: BHG

COMO ESCONDER LAVANDERIA EM ÁREAS EXTERNAS

Para esconder lavanderia que compartilha o mesmo local que uma varanda ou espaço de convivência, você pode fazer uma divisória ripada de madeira, como no exemplo a seguir que, mesmo não sendo especificamente uma área de serviço, dá pra nos inspirar a fazer algo parecido. Minha sugestão é que você compre as madeiras e monte sua própria divisória; não é difícil e você vai economizar um bocado.

esconder lavanderia integradaImagem: Revista Casa Cláudia

Dá até pra pensar em alguma coisa com pallets. Aqui no blog, tem um post onde eu já mostrei uma opção que mostra, passo a passo, como você pode construir uma divisória de madeira. Leitura mais que recomendada para você!

Outra ideia legal é fazer a separação visual da lavanderia através de treliças de madeira, onde você possa pendurar vasinhos e fazer um pequeno jardim vertical nela. Atrás da treliça fica a lavanderia escondida; na frente, seu espaço de convivência, que vai ficar muito mais agradável com plantas naturais.

esconder lavanderia integradaImagem: Homify

Assim como no caso dos biombos, escolha uma madeira de boa qualidade e use uma seladora pra proteger seu jardim vertical. Existem modelos próprios para jardineira no mercado, que já vêm impermeabilizados, inclusive. Mas caso queira montar a sua, não se esqueça desse detalhe.

Será que consegui te ajudar com alguma dessas ideias de como esconder lavanderia integrada, Ana?

E você, leitor do Simplichique, se quiser sugerir temas para pautas aqui no blog ou tirar dúvidas, é só entrar em contato comigo através das minhas redes sociais (é @simplichique em todas) ou mandar email para contato@simplichique.com.br 😉

Este post tem um comentário

Deixe um comentário