{Estilo Simplichique #15} Cantinho Craft

craft room 1

Eu adoro ver cantinhos de criação! A forma como eles são concebidos e organizados é bastante inspiradora pra mim (e tenho certeza que pra muita gente também). E como é um local voltado para execução de trabalhos manuais, quase sempre ele é feito com técnicas DIY (do it yourself, ou seja, o velho e conhecido faça você mesmo) que a gente pode usar em muitos outros ambientes também. Essa é a proposta do Estilo Simplichique de hoje. Vamos conferir e nos inspirar?

Todo cantinho craft, numa primeira e rápida olhada, parece uma bagunça. Melhor dizendo: parece uma baguncinha organizada. Isso acontece porque geralmente existem muitos pequenos materiais expostos – que quase sempre são bem coloridinhos – e isso acaba poluindo um pouco visualmente todo o conjunto. Mas não se deixe enganar pela ilusão de ótica. Todo estúdio de criação deve ser muito bem organizado para que o trabalho possa fluir com eficiência.

craft room 2

craft room 3

E não basta apenas ser organizado: ele tem que ser prático também. Por isso, deixe sempre à mão a maioria dos materiais que você utiliza com bastante frequência. Usar placas de Eucatex (ou pegboards, como também são chamados), aqueles painéis furadinhos, é uma excelente opção porque eles permitem que você organize o que quiser da melhor forma. Pode investir.

craft room 4

craft room 6

Qualquer coisa pode virar um porta trecos: baldinhos, caixotes, vasinhos, baleiros e potinhos de vidro. Esses últimos, aliás, são uma mão na roda porque permitem que você veja o que tem dentro deles e, dessa forma, faz com que você não perca tempo procurando nada.

craft room 5

Pequenas prateleiras são ótimas para organizar materiais à altura dos olhos, otimizando ainda mais a confecção dos trabalhos. Nelas, você pode agrupar materiais por tipo. Por exemplo: um potinho só com pincéis, outro com canetas, outro com lápis, outro com tesouras e estiletes, e por aí vai. O importante é que cada coisa tenha seu lugar próprio, porque quando elas estão misturadas, a gente acaba nem lembrando depois onde está o quê.

craft room 7

Separe um lugar para algum equipamento eletrônico, caso você utilize. Computador, telefone, impressora ou multifuncional devem estar em superfícies confortáveis de serem usados, mas em locais específicos para eles; imagine você esbarrando sem querer num potinho de tinta em cima do teclado do computador, por exemplo. É esse tipo de tragédia que a organização do seu espaço deve evitar. E lembre-se de manter sua mesa de trabalho sempre limpa e arrumada!

craft room 8

E é claro, decore o ambiente! É nele que você vai buscar inspiração, portanto nada melhor que deixá-lo criativamente atrativo. Use e abuse da imaginação para criar elementos decorativos que traduzam bem seu estilo e seu trabalho. Reaproveite materiais, imprima imagens e pôsteres, forre letras de madeira, não se limite. Esse é seu espaço de libertação e é assim que ele deve parecer: livre de regras, padrões estéticos, com a sua cara e do seu jeitinho.

E se você quiser ver os outros posts do Estilo Simplichique, basta clicar aqui.

Imagens: Craft-o-Maniac

Banner Estilo Simplichique

Este post tem 10 comentários

  1. Oi, Manu!
    Tenho duas frases que já ouvi pra compartilhar a respeito do seu post. A primeira: “Todo objeto fora do lugar é foco de bagunça”; e a segunda: “Você só é capaz de criar algo novo quando dois elementos não relacionados são encontrados juntos”. Uma contra a outra, mas as duas verdadeiras. Cabe a cada um encontrar o seu equilíbrio, né?
    Eu preciso de coisas que me inspirem pra trabalhar, só que não consigo fazer nada em ambientes desorganizados. Então antes de começar os projetos tenho que botar tudo no lugar. Mesmo a louça da pia, que fica longe do meu canto de trabalho, eu preciso lavar (meio louca haha).
    Um beijão!
    Mariana

    1. Mari, quando comecei a ler seu comentário, pensei logo em louça suja na pia! Quando cheguei no final, olha lá a coincidência! hahahaha
      O pior é que eu tenho um ritual pra lavar louça, quando ela tá acumulada: antes de lavar, EU ARRUMO ela na pia! Mesmo suja! Deixo tudo organizadinho, até pq minha pia é super pequena e, muitas vezes, eu não tenho espaço pra fazer tudo. Engraçado, né… enfim.
      Adorei seu comentário!
      Bjão!!

  2. Nossa, vejo um ambiente assim e não consigo me imaginar nele. Sou uma bagunceira de carteirinha, e bagunçaria isso tudo em menos de meia hora. E o pior é que eu me irrito com a minha própria bagunça!
    Mas, tô com um objetivo e foco pra 2015, na minha casa nova vai ser diferente! Realmente sinto que a minha falta de organização atrapalha meu rendimento, principalmente no trabalho.
    Amei esse cantinho craft <3
    Beijo!

    1. Issaê, xará!!! Se tá afetando o trabalho, então algo precisa mudar mesmo. FFF, né? Força, Foco e Fé, que você consegue!
      Um super beijo e obrigada pela visita, viu? 🙂

      1. hahahaha adorei o FFF! Vou levar pra vida, novo lema 😉

        Beijo, xará! Adorei o blog!

  3. Manu, você tá adivinhando meus pensamentos!! <3
    No último mês, devorei tudo sobre Craft Rooms e Home Offices, pois estou decorando meu cantinho das Maravilhas aqui em casa!! Adorei suas dicas! 🙂
    Cê sabe onde encontro esse painel de eucatex? Como não encontrei, eu pendurei uns baldinhos de ferramentas na parede mesmo, com aqueles ganchinhos transparentes de colar na parede. Ficou prático também. Mas esse eucatex… ah!!! <3
    Um beijo, flor!!

    1. hahaha tô adorando essa sintonia dos nossos pensamentos então!
      Olha, eu sei que na Leroy Merlin vende o painel, mas dá uma procurada no Mercado Livre que deve ter mais barato por lá!
      E já vi algumas pessoas comentando tb que compraram num site chamado Casa Marceneiro. Eu nunca fiz compras nesse site, não saberia dar maiores informações de reputação sobre eles, mas fica aqui o registro pra incluir na sua pesquisa.
      Eu sei que é um material caro (ê Brasil!) mas é um investimento que vale a pena, porque ele permite inúmeras possibilidades de adequação ao seu espaço. A relação custo/benefício é muito boa nesse caso.
      Bjão!!!

  4. Manu, adorei esse cantinho! Eucatex é incrível para quem trabalha com craft, como você mesmo disse, são muitas miudezas, e precisam estar organizadas, senão o trabalho não rende. A gente se estressa procurando as coisas e perde o fluxo do trabalho, digo isso por experiência própria! hahah

    Adorei esse ateliê, muito inspirador! To querendo fazer um para a minha mãe, vou salvar como referência!

    Beijo grande! Thamyrez

    1. Nossa, que bacana, Thamyrez! Já tô curiosa aqui pra ver como vai ficar o ateliê da sua mãe!
      Adorei saber que, de alguma forma, vou ajudar na criação da ideia! rsrs
      Um beijão!

Deixe uma resposta