{Estilo Simplichique #22} Quarto de bebê

Várias mamães de primeira viagem me perguntam como podem montar o quarto do bebê sem gastar demais, já que essa é uma fase de adaptação para a chegada da criança e gastos é o que certamente não falta. E é claro, assim como qualquer outro cômodo da casa, é possível decorar o quarto do neném sem ter que desembolsar horrores para isso. Hoje vamos ver algumas dicas pra tornar o sonho do dormitório do bebê uma realidade, de fato.

quarto de bebê 01

Nos Estados Unidos, é comum grandes redes de departamento venderem móveis bonitos a um custo bem acessível; nossa realidade aqui é bem diferente, mas fica aqui a primeira lição: procure garimpar móveis em lojas físicas e sites de grandes empresas. Lembram do armário multifuncional do meu home office, que eu disse ter comprado em uma promoção? Foi do site do Extra.
Outra boa dica é aproveitar o que há de melhor, mais barato e eficiente quando o assunto é decoração via web: os pôsteres gratuitos para imprimir. Minha dica é que você defina uma paleta de cores para o ambiente e procure por pôsteres que complementem essa paleta, ou que funcionem como um tom sobre tom, dando um charme na decô sem destoar muito do contexto.

quarto de bebê 02

Não tenha vergonha em reaproveitar (ou comprar) móveis usados, seus ou de terceiros. O reaproveitamento é um gesto muito nobre porque você evita que aquele volume seja descartado no meio ambiente e, de quebra, ainda ganha uma peça que pode ser exclusiva, se você quiser repaginá-la. Caso prefira o móvel em sua carinha mais original, saiba que os tons de madeira conversam muito bem com praticamente tudo, e se a aparência não estiver das melhores, você ainda tem a opção de revesti-lo com papel contact amadeirado.

quarto de bebê 03

Lembram das dicas do último post? Troque o mobiliário de lugar, trazendo móveis da área externa para dentro de casa. É uma opção de custo zero que modifica um ambiente em poucos segundos. Só se certifique de que o resultado final trará conforto, porque como os primeiros meses/anos da maternidade são fisicamente desgastantes, esse é um requisito do qual você não pode abrir mão.

Para as mamães mais descoladas, uma sugestão na hora de ambientar o quarto do bebê é fugir do branco (e deixo aqui como leitura complementar o Estilo Simplichique número 1). Já repararam que essa é a cor que mais se usa em quartos de neném? Criança adora cores e elas podem ser mantidas no quarto mesmo depois que seu bebê já esteja mais crescidinho. Se não quiser modificar as cores dos móveis, pense em colocá-las em detalhes que podem ser facilmente trocados futuramente, como cortinas, pufes, almofadas e tapetes.

quarto de bebê 04

Em vez de gastar com armários fechados, uma solução é ter estantes (que também podem ter sido reaproveitadas) com cestos organizadores. Aqueles de tecido, estofadinhos, são ótimos, pois além de dar uma sensação gostosa de conforto e acolhimento, não fazem barulho quando caem no chão e não machucam. Conforto garantido.

Imagens: Apartment Therapy

Leia outros posts da nossa coluna Estilo Simplichique!

Banner Estilo Simplichique


Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!

Gostou desse post? Compartilhe nas redes sociais!

Este post tem 2 comentários

  1. Livia

    Oii Manu, as dicas são ótimas.
    O que mais tenho visto sao pais gastando horrores fazendo super quartos sem a necessidade.
    Sobre a ideia de reaproveitar móveis ou comprar usado, realmente é a melhor solução. Ainda deixa bem original o projeto.
    Adorei!
    Beijos

    1. Manuela Lopes

      Concordo, Lívia. Ainda mais sabendo que decoração de quarto de bebê é super efêmera, né… vale mais a pena pensar em algo que sirva pra aproveitar nas fases seguintes do crescimento da criança.
      Bjokas!

Deixe um comentário