Em decoração, existe uma grande diferença entre simplesmente jogar coisas aleatoriamente e combiná-las com harmonia. E não falo nem de regras, mas de bom senso mesmo. O que vamos ver nessa casa hoje é resultado de uma mistura de estilos, estampas e cores que caiu super bem.
Quer dar uma personalidade marcante a sua casa? Aposte nas estampas étnicas. Como geralmente contêm muita informação visual, é interessante que você saiba dosá-las na medida certa, ou seus ambientes vão acabar virando um verdadeiro carnaval. Móveis de cor neutra, como os brancos e os amadeirados, especialmente de aspecto rústico, combinam super bem com a padronagem étnica.
* Rolou uma invejinha branca aqui por esse quintal maravilhoso nos fundos *
Toda a área social da casa é integrada, ou seja, praticamente não existem divisões (ou elas são opcionais) entre a sala de estar, cozinha e sala de jantar. Se esse for o seu caso também, procure pensar na decoração dos ambientes como um todo, e não como ambientes separados, mesmo que você não execute tudo de uma vez. Isso vai possibilitar uma uniformidade visual mais eficiente, garantindo uma identidade à decoração, mesmo que haja misturinhas de cores e estilos neles. Deu pra sacar a dica? É melhor uma mistura feliz toda junta do que várias misturinhas separadas que não conversam entre si.
Quer melhor exemplo de misturinha do que essa cozinha? Repare como os móveis sob medida têm uma linguagem mais moderna, com linhas retas bem definidas, puxadores e equipamentos cromados embutidos, e em contrapartida, um aparador de madeira bem rústica fica exposto bem no meio da cozinha, como se implorasse por atenção. De fato, ele é a estrela do local.
Reparem também que a cozinha é o elo de comunicação entre as duas salas, que têm muitos itens coloridinhos. Esse é o segredo de tudo: equilíbrio. De um lado, uma sala de estar decorada com diversas estampas, cores e até uma parede lousa; de outro, uma sala de jantar ricamente adornada por muitas estampas e quadros de modelos diferentes. E a cozinha no meio da balança, dizendo “Minha neutralidade vai dar uma aliviada nessa explosão de informações de vocês duas”. Não é o máximo?
Por falar na sala de jantar, ela segue uma configuração coringa que tenho citado bastante aqui no blog: base neutra. A madeira também conta como um elemento neutro bastante aconchegante, e por isso é possível usar muitos itens decorativos, estampas e quadros nas paredes sem que tudo isso carregue demais o ambiente. Detalhe para o pendente de palha – uma boa ideia pra gente tentar fazer num DIY da vida.
Os quartos seguem a mesma linguagem dos outros ambientes: paredes brancas e móveis básicos garantem a neutralidade que vai equilibrar a quantidade de desenhos e cores que existe neles. O uso das estampas étnicas e do patchwork, presentes nas salas, aparece aqui também, o que dá homogeneidade à decoração dessa casa.
Perceberam como é possível misturar tudo e ter ambientes homogêneos ao mesmo tempo? Basta eleger um estilo único para eles de uma forma geral, ir pincelando referências do estilo escolhido ao longo dos ambientes e usar a base neutra pra não sobrecarregar o visu.
E se você quiser ver outros ambientes igualmente lindos, não deixe de conferir nossa coluna semanal Estilo Simplichique clicando aqui.
Imagens: The Design Files
Quer dar alguma sugestão, fazer críticas ou tirar alguma dúvida? Mande um e-mail para contato@simplichique.com.br e terei o maior prazer em trocar uma ideia!
► Gostou desse post? Compartilhe nas redes sociais! ◄

O proxy do trabalho continua trollando de ver as imagens do seu blog, mas tem nada não, chegar em casa vejo, só pra lembrar mentalmente kkk {}’s
Poxa, Mario kkkk faz uma faxina no cache dos navegadores do seu trampo, rapaz! Não que eu esteja incentivando o ócio criativo durante seu expediente, mas né, “sacomé”… tenho que vender meu peixe :p
Bjo!