{Estilo Simplichique #28} Hi-lo na decô

{Estilo Simplichique #28} Hi-lo na decô

hi-lo na decoração 03

Sabe o que significa “hi-lo“? (pode pronunciar “railôu” sem medo de ser feliz, viu!)
O termo original é “high and low” que, traduzido ao pé da letra, quer dizer “alto e baixo”, e geralmente se usa assim, abreviadinho pra ficar mais modernete. Essa expressão é bem comum no mundo da moda, quando um look é montado misturando peças de grife carésimas com outras mais baratinhas.

Pra não ter mais dúvida: blusa Chanel + calça by feirinha da madrugada do Brás.

Beleza.
Em decoração, também é comum usar o conceito hi-lo para montar um ambiente estiloso. Isso pode ser feito mesclando peças de design mais moderno com outras baratinhas, sem muito frico-frico. Os móveis que a gente ama repaginar, por exemplo, dão um ótimo resultado hi-lo quando usadas com mobiliário mais arrojado.

hi-lo na decoração 01

Mas calma que você não precisa desembolsar uma grana preta pra ter um ambiente hi-lo; basta ter móveis que apenas aparentem ser chiques. Ou que sejam revestidos com materiais mais nobres. Ou que tenham um desenho diferenciado. O importante é que haja um contraste de estilos no mesmo lugar, que passe sempre a ideia de CARO X BARATO.

hi-lo na decoração 02

Veja como, na prática, o efeito é mais simples do que toda essa explicação complicada que eu tentei dar desde o primeiro parágrafo. Na foto acima, na mesma mesa de jantar, foram usados três tipos diferentes de cadeiras, sendo um deles mais basiquinho (a branca por inteiro) e os outros dois, de design. Isso é hi-lo.

hi-lo na decoração 05

hi-lo na decoração 04

Na sala de estar, tem mesas de centro retrô (ótimos exemplos para o lado “caro” da balança) e mesinhas laterais mais simples, junto com uma estante também basiquinha. Isso é hi-lo.

hi-lo na decoração 11

A escolha dos acessórios também pode ser de extrema importância quando se quer dar esse contraste de estilos. Uma peça que provavelmente foi criada por um artista plástico – nesse caso, um cachorrinho de papelão – dividindo o mesmo ambiente onde uma caixa de feira é usada como mesa lateral. Isso é SUPER hi-lo.

hi-lo na decoração 07

Prateleiras com apoios, que geralmente são financeiramente mais acessíveis, deram o contraponto com a bancada, parecendo marcenaria planejada (que costuma ser mais cara) e com a cadeira de design.

hi-lo na decoração 10

A cadeira que simula uma Thonet personalizada com pintura dip dye e um grande espelho apoiado no chão, que caracteriza uma decoração mais moderninha X arara metálica, tapetinho de sisal e cordãozinho decorativo, possivelmente fruto de algum DIY. Hi-lo!

Deu pra sacar o babado? “Alto” X “baixo”; caro X barato; simples X chique (bingo!). 

hi-lo na decoração 09

Diferente da moda, no caso da decoração, você não precisa necessariamente ter peças chiques ou de design para fazer oposição ao mobiliário mais baratinho. Basta que elas tenham uma carinha mais bacanuda, que lembre móveis caros. Já os baratinhos, aí é com a gente mesmo, né não?

Agora que você já sabe o que é e como aplicar o hi-lo na decô, fecho o post com chave de ouro, mostrando mais alguns detalhes dessa casa linda para vocês!

hi-lo na decoração 08

hi-lo na decoração 12

hi-lo na decoração 06

hi-lo na decoração 13

Imagens: Planete Deco

Banner Estilo Simplichique

4 Reviews on {Estilo Simplichique #28} Hi-lo na decô

  1. Manu que massa esse post, não conhecia esse estilo de decoração e é bem bacana.
    O bom de vir no Simplichique é isso, sempre aprendo coisas novas.
    Adoreiii!
    Beijos

    1. Aaaai, que comentário lindo, Lívia! :~~~)
      Você é sempre muito bem vinda aqui!
      Obrigada pelo carinho!

  2. OI Manu!
    Teus posts, como sempre, estão ótimos! Voltei a ativa e vim aqui visitar…adorei esse!
    Um exemplo que adoro e é bem Hi-Lo é quando em cozinhas bem rústicas e “simples” (com prateleiras sem portas..aparentemente um ambiente bem descontraído) é utilizado em contraponto aquelas batedeiras maravilhosas “vintages” mas que a gente sabe que são carésimas!
    Bjão pra ti!

    1. Oi Mel! Que bom que voltou 😀
      Seu exemplo foi ótimo! As cozinhas são o tipo de ambiente que é bem fácil de colocar o hi-lo em prática. E eu sonho com uma batedeira dessas… mas realmente são carésimas 🙁
      Um bjão e não some não, hein!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *