Esse apartamento americano fica num prédio de 1890 e os moradores, um casal apaixonado por um estilo moderno tipo anos 50, garimparam peças antigas para equipá-lo. O resultado foi uma decoração retrô adorável, com um clima bem intimista e acolhedor, do jeitinho que eles sonharam.

apê retrô 004-copy

apê retrô 005-copy

Decorar com antiguidades é uma maneira de trazer à tona a história do lugar, das peças, dos móveis; por isso, o clima de nostalgia sempre se faz presente nessas situações.

apê retrô 007-copy

Como o apartamento possui excelente iluminação natural, os ambientes ganharam ainda mais vida e amplitude. Mas atenção, porque muitas peças antigas possuem cores escuras, como madeiras e couros envelhecidos. Nesse caso, procure equilibrar a decoração com peças mais claras, para não pesar demais.

apê retrô 006-copy

A delicadeza das garrafinhas de vidro antigas é um elemento muito interessante para explorar. Ainda que sejam várias, a transparência delas nos passa uma sensação de leveza e fluidez que, juntamente com o uso de madeiras claras, deixando o ambiente ainda mais harmonioso.

apê retrô 010-copy

Mesmo com muitas peças, toda a decoração é bem clean e o branco das paredes ajuda a manter o equilíbrio do conjunto. Desejando uma jiboia linda como essa para pendurar num suporte de macramê aqui no meu apartamento.

apê retrô 011-copy

Cadeiras com um desenho bonito podem funcionar também como elementos decorativos; empilhadas, dão uma cara mais despojada à decoração e, quando necessário, servem como assentos extra. Uma boa ideia para compartilhar!

apê retrô 015-copy

apê retrô 012-copy

Alguns pontos de cores mais fortes foram delicadamente inseridos através de pequenos objetos decorativos e no mobiliário; em geral, o branco predomina, mas essas intervenções pontuais são ótimas para não deixar os ambientes monótonos.

apê retrô 021-copy

apê retrô 023-copy

O branco dos móveis junto com os tons amadeirados criam uma atmosfera bem aconchegante e tranquila; mantendo a organização em dia, utensílios de cozinha expostos em prateleiras se transformam num belo cenário para o ambiente.

apê retrô 009-copy

No home office, foi criada uma estante apenas com quatro prateleiras e suportes com trilho. Essa é uma boa dica, pois são materiais muito em conta que ajudam bastante na organização do espaço.

apê retrô 025-copy

apê retrô 026-copy

Como o restante dos cômodos possui muita informação, o casal optou por uma leitura mais minimalista nos quartos, sem muitos detalhes. Destaque para a cômoda, que eles pintaram de branco e deixaram a parte da frente das gavetas na madeira original.

apê retrô 018-copy

No quarto de hóspedes, uma cortina antiga de chuveiro faz as honras da cabeceira. O abajur e a mesinha lateral também foram itens vintage garimpados.

apê retrô 019-copy

E olha que interessante: esse mapa de 1932 foi deixado na casa pelo antigo dono do imóvel; nele está representada uma área lacustre onde a família do atual morador teve uma casa de campo. Virou a peça de arte mais estimada do casal. Sintonia pura!

Imagens: Design Sponge

Esse estilo retrô bem característico é chamado originalmente de “mid-century modern“; se quiser saber um pouco mais sobre ele, o Mario do blog Minha Casa Decorada fez um post muito bom, que deixo aqui como sugestão de leitura.

E se você quiser ver mais posts da nossa coluna “Estilo Simplichique”, basta clicar aqui.

Banner Estilo Simplichique


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: