Esse apartamento americano fica num prédio de 1890 e os moradores, um casal apaixonado por um estilo moderno tipo anos 50, garimparam peças antigas para equipá-lo. O resultado foi uma decoração retrô adorável, com um clima bem intimista e acolhedor, do jeitinho que eles sonharam.
Decorar com antiguidades é uma maneira de trazer à tona a história do lugar, das peças, dos móveis; por isso, o clima de nostalgia sempre se faz presente nessas situações.
Como o apartamento possui excelente iluminação natural, os ambientes ganharam ainda mais vida e amplitude. Mas atenção, porque muitas peças antigas possuem cores escuras, como madeiras e couros envelhecidos. Nesse caso, procure equilibrar a decoração com peças mais claras, para não pesar demais.
A delicadeza das garrafinhas de vidro antigas é um elemento muito interessante para explorar. Ainda que sejam várias, a transparência delas nos passa uma sensação de leveza e fluidez que, juntamente com o uso de madeiras claras, deixando o ambiente ainda mais harmonioso.
Mesmo com muitas peças, toda a decoração é bem clean e o branco das paredes ajuda a manter o equilíbrio do conjunto. Desejando uma jiboia linda como essa para pendurar num suporte de macramê aqui no meu apartamento.
Cadeiras com um desenho bonito podem funcionar também como elementos decorativos; empilhadas, dão uma cara mais despojada à decoração e, quando necessário, servem como assentos extra. Uma boa ideia para compartilhar!
Alguns pontos de cores mais fortes foram delicadamente inseridos através de pequenos objetos decorativos e no mobiliário; em geral, o branco predomina, mas essas intervenções pontuais são ótimas para não deixar os ambientes monótonos.
O branco dos móveis junto com os tons amadeirados criam uma atmosfera bem aconchegante e tranquila; mantendo a organização em dia, utensílios de cozinha expostos em prateleiras se transformam num belo cenário para o ambiente.
No home office, foi criada uma estante apenas com quatro prateleiras e suportes com trilho. Essa é uma boa dica, pois são materiais muito em conta que ajudam bastante na organização do espaço.
Como o restante dos cômodos possui muita informação, o casal optou por uma leitura mais minimalista nos quartos, sem muitos detalhes. Destaque para a cômoda, que eles pintaram de branco e deixaram a parte da frente das gavetas na madeira original.
No quarto de hóspedes, uma cortina antiga de chuveiro faz as honras da cabeceira. O abajur e a mesinha lateral também foram itens vintage garimpados.
E olha que interessante: esse mapa de 1932 foi deixado na casa pelo antigo dono do imóvel; nele está representada uma área lacustre onde a família do atual morador teve uma casa de campo. Virou a peça de arte mais estimada do casal. Sintonia pura!
Imagens: Design Sponge
Esse estilo retrô bem característico é chamado originalmente de “mid-century modern“; se quiser saber um pouco mais sobre ele, o Mario do blog Minha Casa Decorada fez um post muito bom, que deixo aqui como sugestão de leitura.
E se você quiser ver mais posts da nossa coluna “Estilo Simplichique”, basta clicar aqui.
Tem mais Simplichique aqui:

Que linda essa decoração,
bem simples e funcional.
Gosto quando as casas tem cara de habitadas e não aquelas casas montadas de revista.
Adorei o post. Beijo!
E é exatamente essa a mensagem que eu quero passar, Chai! A proposta do blog é motivar a decoração, e não frustrar ou iludir vocês. Fiquei feliz que a mensagem está sendo captada 🙂
Muito obrigada pelo comentário! Um beijo!
Oiii Manu, também adoro esses apês com história. Achei bem nostalgico mesmo, cada detalhe com certeza tem um significado. Ameii!
Adoro essa iluminação natural, meu sonho..rs
Beijos
Eu também adoro! Nenhum projeto luminotécnico super bem elaborado jamais vai chegar aos pés de uma boa iluminação natural.
Um super beijo, Lívia!