Ter um cantinho exclusivamente para descanso nos dias de hoje é quase um luxo, principalmente para quem mora em apartamento, como eu. Isso porque cada vez mais os espaços são pensados de forma prática e todos os ambientes já vêm com uma finalidade predefinida.

Mas o que dizer daquela pequena sacada, aí do lado da sua sala, que está sendo subutilizada? Aquela área onde você tem o poder de se livrar, ainda que momentaneamente, de qualquer cômodo cercado de paredes por todos os lados?

futons e almofadas no chão da sacada 01Imagem: via

Pois a proposta desse post é motivar uma transformação na sua sacada, digna de um relax mais que merecido depois de um dia cansativo. Um espaço pensado para você se jogar no chão com muito conforto e aproveitar o espaço, nem que seja por quinze minutinhos.

E como conforto é um dos requisitos para isso, nada melhor que pensarmos em futons e almofadas. Esqueça os bancos de madeira; esqueça as cadeiras de vime. Apoie os estofados no piso mesmo, ou em cima de decks ou pallets. A ideia aqui é se jogar no chão, lembra? Ficar à vontade.

futons e almofadas no chão da sacada 3 4Imagens: 12

Além do conforto, os futons e almofadas são ótimos elementos para levar um pouco de cor e alegria para a varanda e você ainda tem a possibilidade de ir trocando as capas de tempos em tempos, para dar uma boa renovada na decoração.

E não importa como é o fechamento da sua sacada: aberta, vedada com parede e janela, com fechamento de vidro… sempre existe um material adequado para cada uma. É claro que as totalmente abertas requerem um cuidado maior, já que estarão sempre expostas às intempéries.

futons e almofadas no chão da sacada 2 7Imagens: 12

Um cuidado que você deve ter se sua sacada for aberta: limpá-la com frequência. Isso inclui lavar regularmente as capas das almofadas e mantinhas. Escolha materiais próprios para áreas externas, que são mais resistentes à luz do sol e impermeáveis. E pense se vale a pena colocar um tapete; é possível, mas a manutenção não é tão prática para o dia a dia.

futons e almofadas no chão da sacada 15 18Imagens: 12

Acomodar os estofados em cima de decks ou pallets demarca e destaca a área de descanso, mas não ultrapasse 15cm de altura para que o tablado não fique alto demais. Se a intenção é relaxar perto do chão, deixe os móveis mais altos para outro locais.

futons e almofadas no chão da sacada 5 9

futons e almofadas no chão da sacada 8 10Imagens: 1234

Não se esqueça de criar um clima bem intimista! Faça uso dos cordões de luz (usar um pisca-pisca de led decorado é uma opção), velinhas aromáticas e até plantas purificantes, como a lavanda, que libera um perfume delicioso.

futons e almofadas no chão da sacada 11

futons e almofadas no chão da sacada 19 20Imagens: 1 e 234

Use a decoração como elemento motivador, através do uso de cores. É mais provável que você passe a usar aquele cantinho com mais frequência se ele estiver sempre alegre e bem decorado. Faça a experiência aí e depois me diz se não funcionou.

futons e almofadas no chão da sacada 14 17

futons e almofadas no chão da sacada 16Imagens: 123

Não sei vocês, mas eu tô doida pra colocar essas ideias em prática na minha sacada. Imagina a delícia que é ficar bem confortável numa varandinha pra ler um livro ou tomar um suquinho à tarde… e é assim que a gente vai dando mais um passo na nossa caminhada rumo à construção do lar doce lar!


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: