Home office: dicas para montar o seu

Home office: dicas para montar o seu

Mobiliar uma casa não é fácil, mas aos pouquinhos, a gente chega lá. Hoje vou dar 4 dicas para ajudar a driblar a falta de verbas na hora de montar seu home office.

1) Comece pelo essencial

Se seu orçamento é curto, foque naquilo que é realmente indispensável num home office, ou seja, uma estação de trabalho, uma boa cadeira e seus equipamentos (computador e impressora, por exemplo).

Estação de trabalho: deve ser uma boa superfície regular onde você tenha conforto suficiente para digitar, escrever ou trabalhar durante horas. E nem precisa ser uma mesa propriamente dita, mas uma bancada, uma escrivaninha ou até uma prateleira mais funda, frisando que, independente de qual seja a superfície, ela precisa ter no mínimo 50 centímetros de profundidade e estar a uma altura de 75 centímetros do chão, aproximadamente.

home office 01Imagens: 12

Cadeira de trabalho: taí uma coisa onde você não pode economizar. Invista numa cadeira ergonômica, com regulagem de altura do assento, confortável e preferencialmente que tenha apoios para os braços. Lembre-se: você pode desenvolver sérios problemas de saúde se estiver sentando errado.

home office 03

home office 04Imagens: 123

Equipamentos: se lhe atender bem, dê preferência aos notebooks pela praticidade deles; caso seja desktop, prefira deixar a torre no chão, debaixo da mesa; assim, você ganha um espacinho a mais na bancada. Impressoras e multifuncionais podem ter um lugar próprio, porque geralmente, precisam de espaço para serem manuseadas. Descole uma prateleira ou um móvel que você tenha – e que suporte seu peso – só para apoiá-las.

home office 05_Imagens: 12

2) Faça-você-mesmo o máximo que puder

Tirando a cadeira e os equipamentos por motivos óbvios, o resto você mesmo pode montar no seu escritório. Sua bancada de trabalho, por exemplo, pode ser uma porta apoiada em cavaletes ou presa na parede. Em vez de mandar fazer uma estante cara, você pode usar várias prateleiras e montar sua estante própria. No lugar de nichos, opte por caixotes de feira. As opções são inúmeras, basta deixar a criatividade rolar solta e não ter medo de ser feliz.

home office 02Imagens: 12

3) Reaproveite materiais para usar como itens de mesa

Às vezes, acho um absurdo como pode custar caro um mísero porta-lápis. Tenha em mente que você certamente tem em casa objetos que podem virar utilidades práticas no seu dia-a-dia, como a lata de batata frita que vira um porta-trecos, ou uma caixa de sapatos revestida num papel legal ou até tecido que vai parar no seu escritório, dessa vez como caixa organizadora. Aliás, se você não quiser investir num armário para guardar os materiais de escritório, junte várias caixas e armazene tudo nelas; além de úteis, elas serão belos elementos decorativos.

home office 06Imagens: 12

4) Decoração focal

Na verdade, essa dica serve pra qualquer ambiente e é um coringa. Quando você cria alguma coisa interessante num determinado local, ela chama a atenção e acaba atraindo todos os olhares para si; por consequência, as outras coisas não ganham tanto destaque num primeiro momento. Se você quer disfarçar alguma imperfeição numa parede, por exemplo, faça uma pintura diferente na parede oposta. Está usando um móvel de que você não gosta muito? Crie uma composição de quadros longe dele. A decoração focal é um truque fantástico; quando bem utilizada, pode fazer verdadeiros milagres e você não precisa investir quase nada para isso.

home office 07Imagens: 12

Espero que essas dicas possam lhe ajudar a montar um home office dentro de suas possibilidades, e se ficou alguma dúvida, pode mandar bala que eu respondo 🙂


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 6 comentários

  1. Adoraria ter um espacinho aqui em casa exclusivamente para um home office, acho súper útil além de charmoso. Mas eu vou aproveitar minha futura penteadeira pra ser também meu home office, então tô pescando tudo que é ideia pra esse espaço funcionar bem sem ficar bagunçado.

    Beijos!
    http://www.baudabijou.com.br

    1. Pois é, menina, separa uma gavetinha da sua penteadeira pra guardar seu material (canetas, agenda, essas coisinhas) e tá tudo certo! Sua penteadeira vira um espaço multifuncional, ó que chique!
      Bjão!

  2. Olá Manuela, as dicas são ótimas, tenho um quarto aqui que estou fazendo de home office e já vou aplicar essas dicas a ele.
    Adorei seu blog de cara, já vi um DIY, bem bacana aqui em baixo, tô fuçando tudo.. hahaha
    Beijos

    1. Oi Lívia, que maravilha!
      Que bom que gostou e fique à vontade pra retornar quando quiser! 🙂
      Bjão!!

    1. Que ótimo, Ingrid! Quando montar, posta fotos pra gente ver como ficou!
      Bjos e seja sempre bem vinda!

Deixe uma resposta