You are currently viewing O que é Home Staging e como isso pode ser lucrativo?

O que é Home Staging e como isso pode ser lucrativo?

Deseja trabalhar com decoração de interiores? Conheça a técnica do Home Staging, que ajuda na venda de casas

Decoradores podem se unir a corretores de imóveis para embelezar casas à venda, ajudando a impressionar possíveis compradores e acelerar o processo de venda delas. Esse processo é o que muitos chamam de Home Staging.

O que é Home Staging?

O conceito do Home Staging foi criado por uma corretora imobiliária norte-americana, Barb Schwarz, na década de 1970. Na época, ela verificou como pequenas alterações realizadas em imóveis tinham um impacto positivo nos potenciais compradores. O resultado? Mais vendas e clientes felizes! E, desde então, essa ideia vem sendo amadurecida. Hoje, ela faz parte também do mercado brasileiro, sendo um novo nicho de negócios no país.

Antes de compreender melhor as possibilidades, vamos voltar para a explicação do Home Staging. Em tradução literal, seu termo significa “encenação de casa”. A grosso modo, a técnica poderia ser definida como uma edição de um imóvel para poder ser vendido com mais rapidez, potencializando pontos fortes, melhorando o visual, criando novos atrativos e tornando-o mais vendável.

home staging
ArchZiner

Vantagens para o investimento

É empreendedor e criativo? Pense no Home Staging como um caminho promissor e lucrativo para você, se deseja trabalhar com decoração de interiores; ou se já trabalha e precisa se reinventar sem investimentos caros! E diante da atual conjuntura econômica do Brasil, pode ser a alternativa perfeita para pôr em prática seus conhecimentos! 

Digamos que este pode ser o melhor caminho para se vender mais, aquecendo o mercado do nosso país, mesmo em períodos de turbulência – algo suma importância nestes tempos de crise! De acordo com especialistas no setor, esta ferramenta tem alto potencial de tornar os imóveis “irresistíveis”, fazendo os interessados se imaginarem realmente vivendo nos espaços. Traduzindo, se eles se sentem à vontade dentro das casas visitadas, isso pode ser algo decisivo para o sucesso das negociações.

Processo de especialização

Alguns brasileiros já perceberam a relevância dessa técnica e estão indo atrás de especialização. Infelizmente, não há cursos específicos sobre isso no país. Contudo, o tema é debatido em treinamentos em decoração e marketing para imóveis. E durante instruções sobre avaliação de imóveis, pode-se aprender também sobre como é feita a precificação do trabalho por metro quadrado e a faixa de preço buscada pelos clientes.

o que é home stage

Como aplicar o Home Staging em projetos, na prática?

Antes de tudo, é preciso esclarecer que Home Staging não necessita de reforma! Isso facilita a atuação de decoradores, pois os mesmos não possuem capacidade técnica e autorização legal para trabalhar com isso. Ao contrário disso, é como se fosse dado apenas um “tapa no visual” dos ambientes, salientando pontos positivos e minimizando áreas com problemas.

como ganhar dinheiro com decoração
Estilo Fontana

A primeira etapa do trabalho do home stager – o profissional em Home Staging – é conversar com o atual proprietário da casa para conhecer a decoração existente. Ele deve orientar os atuais moradores sobre quais itens “tirar de vista” dos ambientes – como objetos pessoais, fotos de momentos íntimos, e mais. A ideia é promover o “distanciamento emocional” com a nova decoração, algo mais próximo da impressão de quem quer comprar o imóvel.

Pontos de alerta que devem receber a máxima atenção do home stager:

  • móveis quebrados, pintura descascando, infiltração, mofo, trincas, touceiras de mato, portas rangendo, e mais; todas essas coisas não podem existir – a parte de manutenção tem de estar perfeita.
home staging
Abella Home Staging

Etapa 1 – Limpeza e correções

O primeiro momento do Home Staging envolve consertar manchas, rachaduras e outros problemas estéticos do imóvel a ser redecorado. Depois, realizar uma super limpeza pesada de todos os cantinhos da casa. Cada detalhe observado importa, pois se você percebeu o visitante também perceberá. Os atuais donos vão resistir em gastar dinheiro com isso; é tarefa do profissional explicar os reais benefícios – retornos na venda!

como ser home stager
Tulsa World

Etapa 2 – Planejamento da decoração

É importante, na sequência da atuação do home stager, lembrar que o objetivo não é atender desejos de decoração dos moradores. Se fosse o caso, eles desistiriam da venda! E o objetivo da técnica é justamente vender! Mas o que isso explica? Que não é preciso se preocupar com questões funcionais, mas o impacto visual! As escolhas de decoração, nesse momento, devem ser baseadas em como “encher os olhos”!

É preciso fazer, com a nova decoração, fazer as pessoas acreditarem que cabe tudo que é mais importante nos ambientes. Que a arquitetura foi bem planejada e poderá conseguir acolher os seus pertences – ou seja, os móveis que estão na casa anterior. E contribuiria para essa empatia uma decoração clean, moderna e sem muitos artigos ornamentais – um conceito conhecido por todos.

como ser decoradora de interiores
YouCanFind

Como home stager, não pense no que você gosta, nem dê bola, nem para o que os donos do imóvel dizem. Converse constantemente com os corretores e entenda qual é o público-alvo com potencial de se interessar pelo tipo de imóvel que está redecorando. E caso no início do processo se perceba muitas rejeições, é porque o seu trabalho está errado e as impressões ruins do que fez caíram sobre o imóvel. 

Atenção! Faça escolhas básicas, que agradem desde o jovem casal recém-casado à idosa que decidiu se mudar!

Etapa 3 – Renovação dos ambientes

Cores

Pode-se dizer que a parte mais importante – e mais em conta – desse processo de renovação dos ambientes de uma casa à venda é a pintura das paredes e teto. Cores têm um fortíssimo impacto sobre a percepção que as pessoas têm dos ambientes. E a pintura muda radicalmente e rápido a aparência desses locais, provocando efeitos, como fazer a residência parecer mais ampla e bem iluminada.

como atuar como decoradora de interiores
Anfitriões de Aluguel

A primeira sugestão dos especialistas é sempre priorizar pelos tons neutros e claros, pois eles são clássicos, atemporais e ampliam os ambientes. Também fazer teto e paredes em tons diferentes – preferencialmente o teto em branco, para refletir melhor as luzes das lâmpadas. E tons diferentes em algumas faixas de paredes – como atrás de cabeceiras e painéis de TV, fazendo despertar a imaginação dos compradores. 

Aliás, esses espaços estratégicos marcados por pinturas diferenciadas podem gerar cantinhos, pontos focais ou pontos de interesse nos ambientes. O efeito é potencializado com o auxílio de móveis e ornamentos abstratos – sem sugerir interpretações. No fim, os compradores precisam sentir, de forma natural, que podem sentar e relaxar nesses locais; e mais, que se um dia viver ali, poderá ter momentos alegres com a família e amigos.

O que se espera de você, como decorador? Que saiba trabalhar esse lado emocional dos clientes, fazendo brotar neles, com o seu trabalho, aquela sensação de que seria bom se aquele lugar pertencesse-lhes!

home staging
Revista Interiores

Objetos de decoração

Na tentativa de modernizar os ambientes do imóvel em processo de Home Staging, pode ser necessário substituir mais do que pintura e móveis, mas torneiras, pias e mais. Uma coisa é certa, se a estrutura arquitetônica é antiga, a decoração dos interiores não precisa evidenciar isso – pelo menos não de uma forma negativa, que venha afastar compradores. Por exemplo, um castelo medieval pode ganhar uma decoração contemporânea!

Um lustre moderno aceso pode dar a entender que as instalações elétricas estão boas. Ao mesmo tempo, uma banheira manchada pode dar o recado de que as encanações de água e esgoto estão precisando de reparos. Claro que nem tudo precisa ser substituído. Vamos reforçar a mensagem desse texto: é redecorar, limpar e organizar para vender, não reformar para morar! Mas é claro que pode-se analisar a situação de cada ambiente individualmente!

home staging
Salute Imóveis

O Home Staging é uma técnica poderosa! Sim, ele pode fazer vender um imóvel na metade do tempo, mesmo em momentos de recessão econômica, como a que vivemos agora. Contudo, para isso, você, como decorador, precisa aprender a interpretar os clientes, estudar o que faz diferença nas transações imobiliárias e se colocar no lugar de todos os personagens dessa negociação.

Deixe um comentário