Decoração rústica inspirada na casa de campo brasileira

Decoração rústica inspirada na casa de campo brasileira

Descubra os melhores segredos de decoração inspirados na tradicional casa de campo brasileira

Existem vários modelos de arquitetura e decoração rústica. Mas a tradicional casa de campo brasileira guarda características únicas, diferente de quase tudo que se possa ver ao redor do mundo. Por que isso? 

Bem, em parte, tem a ver com as influências de imigração e colonização que nós tivemos. Também – e talvez mais importante – por conta da paisagem natural do nosso país. Confira mais curiosidades no texto a seguir.

decoração de quarto rústico
Gislene Lopes

Será que podemos resumir a verdadeira estética da casa brasileira?

Hoje em dia, morar em uma casa de campo é um estilo e conceito de vida que muitos buscam – e que mesmo alguns que vivem em zonas urbanas querem copiar. 

Os ambientes desses imóveis nos remetem a um dia a dia mais simples, àquelas reuniões gostosas de domingo em família, e uma aproximação saudável da natureza. E eles indiretamente fazem brotar em nossos corações um sentimento bom de nostalgia, brasilidade e rusticidade.

As casas de campo brasileiras têm, então, todo um clima de aconchego especial. Claro que para nós que nascemos neste país, seus ambientes têm todo um significado diferente, pois nos fazem lembrar de um passado coletivo retratado em muitas obras, como na literatura. 

Inclusive, alguns exibem, em suas decorações, objetos antigos que fazem os cenários terem um astral dessa vida no meio rural e a lida com a terra.

Isso tudo fica muito explícito em todos os detalhes de arquitetura e decoração dessas residências. E se queremos justamente recriar os casarões mais antigos de casa de campo, podemos fazer uma lista de suas principais características:

  • pé direito e vãos de portas e janelas altas;
  • fechamento de janelas por venezianas – muitas vezes com a parte de vidro para o lado de fora e o “tampão” de madeira para dentro;
  • estruturas de forro e telhado com vigas de madeira aparente;
  • paredes brancas ou em tijolinho de barro;
  • detalhes em ferro forjado em esquadrias, escadas e balcões;
  • piso de tabuão, cerâmica ou cimento batido; e
  • móveis e acessórios rústicos, como que feitos de modo artesanal, e também mais sofisticados, com estilo inspirado na Europa de séculos passados.
decoração casa de campo
Ilha Arquitetura
decoração casa de campo
Maria do Carmo Ferraz
decoração rústica
Maria do Carmo Ferraz

Quais os detalhes marcantes da decoração de uma casa de campo?

Uma casa de campo tradicional brasileira tem que transmitir aconchego. Por isso, não só os revestimentos, mas os próprios elementos de arquitetura do imóvel vão ajudar a criar esse clima propício. 

Como geralmente elas são construídas em zonas perto de matas, incluindo serras, terão lareiras. E não pode faltar aquele fogão à lenha na cozinha. Inclusive, esse ambiente será um dos mais valorizados no projeto de arquitetura e decoração.

Paredes em pedra ou tijolo a parede também são muito bem-vindas nesses cenários, assim como detalhes em ladrilho, além de molduras largas de madeira. Já em se tratando de decoração é importante destacar que as peças utilizadas, nesse caso, são mais robustas, com um visual pesado e acabamentos mais brutos. Muita coisa parece ser parte ainda de uma planta ou animal, ou feita artesanalmente por povos tradicionais, como os quilombolas.

Expostos nas paredes das casas de campo do Brasil, podemos ver lindas pinturas com imagens campestres. Artefatos de trabalhos manuais, como toalhas de renda e panelas com cobre batido. 

Itens da lida do campo adaptados como ornamentos – por exemplo arado, cestas de palha, jarros de leite. Artigos que remetem a uma vida saudável, como pedestal de bolo, fruteira, filtro de barro. E não podemos esquecer os arranjos de flores do campo.

cozinha rústica
Roberto Migotto
decoração casa de campo
Maria do Carmo Ferraz
decoração casa de campo
Maria do Carmo Ferraz

Como adaptar o estilo colonial brasileiro à decoração moderna?

Nada do que dissemos antes – conforto, rusticidade, sentimento nostálgico e mais – é impossível de ser adaptado à uma decoração moderna, inclusive urbana. 

Se algum dia você ouviu sobre a tal ‘brasilidade’, essa é a hora de adotar bem esse conceito no seu projeto de casa. A ideia é tentar incorporar o máximo dos elementos da nossa cultura num lindo cenário residencial.

E o que isso quer dizer, na prática? Bem, ao invés de, ao invés de soluções high tech ou elementos inspirados em estilos como o escandinavo, vamos olhar para o que há de bom produzido dentro do nosso território.

As esculturas em barro, as pinturas em madeira, as madeiras de demolição, os chapéus de vaqueiro, e mais. Mas para um resultado moderno, o segredo é não usar tudo isso em exagero.

Podemos fazer do seguinte modo, adotar a mesma paleta de cores das referências, paredes em branco e demais detalhes da arquitetura em marrom e azul royal – a combinação equilibra os ambientes. 

Mesclar móveis de visual rústico com móveis de linhas delicadas e torneadas. Expor artesanatos em aparadores. E se valer de artigos têxteis e quadros em estampas que remetem à nossa natureza além dos listrados.

A modernidade será manifestada em outros detalhes do conjunto. Por exemplo, pelos próprios equipamentos de mídia e outros aparelhos domésticos, como ventiladores, por uma superfície deixada no concreto aparente, um lustre com pingentes de vidro e mais. Pequenos toques que, quando olharmos, vão nos tirar do passado e mandar direto para o presente, para o ritmo da vida contemporânea.

decoração sala rústica
Maria do Carmo Ferraz
decoração sala rústica
In House
decoração casa de campo
Gislene Lopes

Ideias não faltam! Inspire-se nelas e deixe sua casa de campo do jeito que sempre sonhou.

Essas dicas de decoração para casa de campo foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta