14 ambientes com decoração escandinava para inspirar

A decoração escandinava tem bombado absurdamente em blogs e sites de decoração. E mesmo estando inserida em um contexto sóciocultural bastante diferente do nosso, ela se popularizou por aqui e caiu no gosto de muita gente.

decoração escandinava cabeçalho

via

Vou mostrar algumas inspirações dignas de fazerem a gente babar, com direito àquelas diquinhas que eu sei que vocês amam, para facilitar o processo decorativo aí na casa de vocês, combinado?

Já sabemos que o estilo de decoração escandinava possui algumas características bem marcantes: predomínio de cores claras e neutras, uso de peças com design, madeira aparente, luz natural em abundância, tornando os ambientes extremamente leves e fluidos.

decoração escandinava 05

via

É claro que você pode pode seguir isso à risca, como também pode dar seu toque pessoal à composição. Por exemplo, usando móveis e objetos do tipo “inspired” quando não for possível usar os de design original. É o caso desse espelho redondo, cujo modelo original é do designer Adnet é já falei dele aqui no blog.

decoração escandinava 12edit

via

Mas, ao dar o toque pessoal, cuidado para não descaracterizar o estilo, caso sua intenção seja utilizá-lo para realmente expressar aquelas características que citei no começo do texto. Digo isso porque muita gente já me perguntou se pode ter uma decoração escandinava num ambiente com aqueles pisos cerâmicos cheios de desenhos, preto e branco, sabe? Daqueles mais baratinhos que a gente escolhe quando não quer gastar muito na reforma?

Infelizmente, não dá. Esse tipo de piso pesa muito visualmente (se puderem, nunca optem por eles porque decorar um ambiente sobrecarregado desse jeito vai ser muito difícil), o que vai completamente na contramão do estilo escandinavo.

Diferente, por exemplo, de usar um tapete preto e branco. O tapete, por ter um tamanho limitado, não vai quebrar a leveza característica do estilo, mesmo que ele seja bem estampado. É uma estampa que fica concentrada em um único ponto, por isso, pode usar sem medo.

decoração escandinava 06

via

Uma dupla que sempre dá certo: madeira crua + móveis brancos. Outra dica para “driblar” a teoria do estilo é usar papel contact amadeirado para dar a aparência de madeira crua. Quanto mais clarinha a textura, mais bonito fica.

decoração escandinava 07a

decoração escandinava 01

decoração escandinava 02

Imagens: 123

A madeira se faz presente até em lugares que não costumamos ver com frequência, como as mãos-francesas. Muita gente tem medo de usar apoios de madeira achando que eles não suportam bem o peso das prateleiras. Aí eu pergunto: sabe telhado com telha de barro? Eles são apoiados em estruturas de madeira! A madeira é um material super resistente, sim.

decoração escandinava 14

via

Pendentes em cima da mesa de jantar dão um toque bem moderno à decoração e casa muito bem com esse estilo nórdico. Procure usar modelos diferentes, que fujam do convencional – os com pegada industrial podem cair bem, desde que sejam mais delicados. Dá até pra tentar fazer um com materiais mais acessíveis.

decoração escandinava 07

decoração escandinava 11

Imagens: 12

Os nichos são elementos bastante versáteis que combinam com qualquer estilo. Abuse deles também, já que são peças mais em conta e podem se transformar no que você quiser. Um verdadeiro coringa!

decoração escandinava 09

via

Se o objetivo é fazer com que o espaço pareça fluido, leve, amplo, não podemos negar que o branco é a cor mais indicada para obter esse efeito. É por isso que a maioria dos ambientes com decoração escandinava é composta nessa base, às vezes até numa composição monocromática.

decoração escandinava 13

decoração escandinava 04

Imagens: 12

Eu, particularmente, acho lindo em fotos, mas prefiro uma decoração mais colorida. É possível usar cores mais fortes no estilo escandinavo na forma de meros destaques pontuais, nada muito exagerado. E nem precisa ser em objetos ou almofadas. Decorar apenas uma parede com um toque de cor já é o suficiente para iluminar todo o ambiente sem cometer exageros.

decoração escandinava 03

(aliás, que papel maravilhoso!)

decoração escandinava 03a

via

Mas se você não é muito fã de cores fortes, o preto é a opção ideal. P&B é uma combinação clássica que os nórdicos adoram usar na decoração. Confere até uma atmosfera bem minimalista aos ambientes – o que também combina perfeitamente com a decoração escandinava.

decoração escandinava 10

via

Agora é com vocês: quero ver quem tem a casa decorada com esse estilo super moderno e bem característico! Mandem fotos dos seus ambientes para contato@simplichique.com.br para inspirarmos toda a família simplichique!

E quem não tem, será que usaria em casa? Do que vocês mais gostam nesse estilo? E do que não gostam? Me contem nos comentários!


Tem mais Simplichique aqui:

Este post tem 4 comentários

  1. Adoro o estilo escandinavo! Meus olhinhos brilham, sério! Acho lindo, moderno, ao mesmo tempo tão limpo e confortável, além de sempre dar uma sensação de amplitude no espaço. Gostei de todos os modelos, mas tem duas fotos ai que amo tanto que até tenho salva aqui no meu celular… a foto da cozinha que tem as cadeiras estilo Eames Chairs, pq eu amo essa combinação de madeira com o branco e a foto do quarto em p&b que tem uma escada como parte da decoração, simplesmente pq amo o preto e o branco, ainda mais com as cruzinhas em destaque. Aaaah meu sonho! Amei o post Manu! 🙂

    1. Você é uma querida!! Quando comecei a pensar na pauta, foi impossível não lembrar de você, sabia que ia gostar!
      Eu sou louca pelas Eames!! Qdo trocar minha mesa de jantar, penso em colocar delas, mas cada uma de uma cor diferente, é mais a minha cara rsrs
      Adorei ver vc participando aqui!
      Um suuuuper bjo!

  2. eu mudei pra o exterior acabamos de alugar um ap e estamos estudando a decoracao escandinava que foi a nossa escolhida. Ja comprei tapete listrado com 4 tons de cinza, todas as pecas do banheiro cinza claro com toque verde mint clarinho. <3 estamos tao apaixonados. Amei a sua materia e ja salvei algumas fotos .

    1. Sara, que lindeza que vai ficar!! Eu adoro o verde mint, é uma cor super delicadinha. Parabéns! Quando ficar tudo pronto, vou querer ver, hein!
      Um beijo!!

Deixe uma resposta