You are currently viewing Estilo Japandi: inspiração, características e uso decoração

Estilo Japandi: inspiração, características e uso decoração

Conheça o Estilo Japandi de decoração, que une o melhor da cultura japonesa e nórdica europeia

O trabalho de decoração de interiores é altamente impactado pela influência de vários estilos lançados e relançados diversas vezes ao longo da história. Alguns são muito mencionados em sites e revistas de curiosidades. Contudo, consultando os veículos especializados em arquitetura e design é que descobrimos conceitos novos. Por exemplo, já ouviu falar em Estilo Japandi de decoração para casa? Veja no texto a seguir!

estilo japandi
CasaCor

O que é Estilo Japandi de decoração?

Diante de tudo que tem acontecido no mundo, algumas pessoas estão revendo radicalmente o seu estilo de vida, diminuindo o ritmo de suas tarefas. A ideia é valorizar as suas raízes e aceitar que algumas coisas ficaram para trás no tempo, e que é hora de olhar para o futuro. Afinal, como queremos que seja a nossa vida daqui para frente? Bem, uma coisa é certa, necessitados de espaços mais bonitos, leves e acolhedores, não é mesmo?

Então, nessa linha, podemos dizer que o Estilo Japandi é perfeito! Trata-se da fusão inteligente entre os lindos estilos japonês e nórdico escandinavo. O objetivo de os decoradores ao fazer isso é unir design moderno e elegância, chegando mais próximo de outros conceitos estéticos, como o Wabi Sabi – que, traduzindo, significa “encontrar a perfeição no imperfeito”; e o Hygge – que valoriza o aconchego e a alegria de viver.

Observação: é possível que, em certos momentos, você encontre esse estilo sendo chamado em blogs e vlog como “japanordico” ou “escandinesa”!

estilo japandi
Cenário Móveis
decoração minimalista
DecorStyle – IG

O conceito Wabi Sabi

Apesar do Japandi juntar propostas oriundas de culturas tão diferentes. À primeira vista, parece que esse casamento dá certo! Nota-se que a estética final é minimalista e zen. O que é resgatado do Wabi Sabi e do Hygge são realmente esses prazeres simples da vida. E depois desse choque de dois mundos, chega-se a uma casa muito bem organizada, de ambientes equilibrados e cheio de harmonia, boa luminosidade e funcionalidade!

wabi sabi
Habitus Brasil

Quais as principais características do Estilo Japandi de decoração?

O Estilo Japandi, apesar de ter sido criado sobre o conceito de outros estilos, apresenta características particulares. Para resumir, as expressões que o definem são: simplicidade, funcionalidade e sensação de aquecimento! Mas também podemos relembrar algumas, como minimalismo; e acrescentar outras, como fluidez, criatividade, e inovação! Nada de destaques estridentes, como geometrias, padrões gritantes e desenhos extravagantes.

Os ambientes Japandi apresentam paredes em cores suaves, combinadas com tons pastel e painéis de madeira clara. No geral, sua estética parece bem limpa, mas, ao mesmo tempo, sem nada faltar. Só que é preciso saber escolher os objetos que ficarão frente a esse pano de fundo. Para que o cenário não pareça hermético e frio, é preciso apelar para itens artesanais e móveis de madeira – todos os artigos feitos em materiais mais simples.

estilo japandi
Estadão
decoração minimalista
Casa e Jardim – Globo

Como reproduzir o estilo Japandi passo a passo?

Antes de tudo, é preciso destacar que o estilo Japandi de decoração combina muito bem com casas pequenas, que precisam ter seus espaços mais bem otimizados. O legal é que, dentro desse pensamento de ‘mais com menos’, consegue-se montar ambientes com aspecto leve e com muito mais funcionalidade, usando itens que realmente auxiliam no dia a dia. Mas como transportar esse conceito para a decoração? Veja a seguir!

estilo japandi
Tok Em Casa

1.Cores

No estilo Japandi é utilizada uma paleta de cores mais sóbria – assim como se veria no estilo japonês de arquitetura e decoração de interiores. Por exemplo, tons calmos do “humor escandinavo”, tipo tonalidades terrosas, mais preto, branco, bege, cinza, rosé e verde-militar. Nessa linha, podemos ver muitas propostas em matizes como verde-escuro, ocre, caramelo, azul da Prússia e até cinza-acastanhado. 

Mas, atenção, é bom não descartar a cor azul! 

Isso porque, como a própria medicina oriental de harmonização de ambientes nos orienta, é importante equilibrar os elementos nas decorações. Fazendo uma consulta aos esquemas elaborados com base nos preceitos do Feng Shui – técnica milenar chinesa -, vemos que uma casa com excesso de objetos remetendo ao fogo e terra deve receber um pouco de metal e água para amenizar sua força.

casa minimalista
Blog Elo7
estilo japandi
ABCasa
wabi sabi
ANNA Studio

2.Texturas

Artes

O trabalho artesanal é bastante valorizado na decoração Japandi. Por isso mesmo é possível ver vários ambientes deste estilo com muitas tramas e materiais naturais – em mantas, almofadas e mais – imprimindo aconchego dentro de casa. E, detalhe, as imperfeições de algumas peças, resultado do próprio processo de trabalho manual, não são escondidas, mas evidenciadas!

“(…) não espere por salas e quartos repletos de bibelôs e pontos de atenção. A regra é clara: menos móveis, apenas objetos que sejam úteis e nada de acumular itens desnecessários.” – Betth Garcia, em reportagem de Steal The Look.

sala com boiserie colorido
Blog Veja Obra
estilo japandi
We Fashion Trends

Materiais

Com o Japandi, serão utilizadas muitas tramas discretas e materiais que tenham maior organicidade. Matérias-primas como madeira – clara de escandinavo misturada à escura japonesa,  tipo carvalho e nogueira -, mais vime, bambu e rattan. Também peças em terracota e cerâmica ou mesmo metal. E, para finalizar, itens em concreto, couro e até tecidos macios – para trazer um pouco de calor para a decoração de interiores.

Observação: o acabamento dos móveis e revestimentos mais próximo do natural, sem muito brilho, com ares mais rústicos, casa bem com esse estilo de decoração. 

E, por fim, não se pode esquecer de reforçar a ideia de ‘vida simples’ do Wabi Sabi e do Hygge, incluindo nas propostas acessórios com texturas macias. É o caso dos trabalhos em crochês, tricô, linho e algodão.

“Nesse cenário, as estampas não têm vez e respeita-se muito a textura das matérias-primas, tradicionalmente mais foscas ou levemente acetinadas. Nada de brilho por aqui.” – Betth Garcia, em reportagem de Steal The Look.

estilo japandi
Gart
cozinha monocromática
Tua Casa
estilo japandi
Blog Usenatureza

3.Formas

Mais uma vez, o conceito do minimalismo é respeitado na hora de escolher itens para preencher os ambientes em estilo Japandi, principalmente móveis, papéis de parede ou mesmo objetos e quadros. Essas peças terão formas simples, linhas retas e geometrismos descomplicados. Já as curvas vão ser utilizadas no momento de trazer mais leveza para os cenários trabalhados.

Entre vários designs de móveis que combinam com esse estilo, se destacam os móveis baixos – clara referência à cultura oriental. Essa escolha de móveis rebaixados traz uma sensação incrível de conforto e acolhimento na decoração de casa.

A ideia é apostar na autenticidade! Por isso, móveis antigos também serão muito bem vindos – sobretudo aqueles em materiais duráveis e duradouros -, mesmo que tenham irregularidades e imperfeições. Eles podem ter sido herdados ou garimpados em lojas de antiquários. E melhor ainda se tiverem algum significado e valor afetivo para os moradores!

decoração minimalista
Fahrenheit Magazine
estilo japandi
Ciencuadras

4.Cantinho verde

O toque final para a decoração Japandi é dado com a criação de cantinhos verdes dentro de casa. Essa “dose de plantas” também é recomendada nos estilos escandinavo e japonês. Agora, a recomendação é evitar as espécies que possam dar flores ou pelo menos limitar a escolha a flores na mesma paleta de cor da decoração. São boas opções de plantas: espada de São Jorge, peperômia, ficus lyrata, hera e zamioculca.

Esses vasos podem ser dispostos dentro de cachepôs de palha direto no chão ou sobre prateleiras de madeira, por exemplo. O objetivo é criar uma estética natural, minimalista e acolhedora nos ambientes; ou mesmo proporcionar uma atmosfera mais leve! 

sala minimalista
Prego e Martelo
estilo japandi
Luvan Magazine

Conclusão

É bem importante tentar acompanhar as tendências de decoração. Mais fundamental ainda é refletir sobre eles para entender o significado de sua beleza estética. Qual é o estilo em voga no momento? Será que estão alinhados às suas preferências? Com base neste texto, você aprendeu sobre o estilo Japandi. Releia as dicas e avalie se elas casam com os seus desejos, identificando como adotá-las aos cômodos da sua casa.

Deixe um comentário