O que é e como decorar o jardim de inverno | Simplichique
O que é e como decorar o jardim de inverno

O que é e como decorar o jardim de inverno

Se você não tem na sua casa, provavelmente já foi em alguma onde havia um jardim “dentro de casa” (entre aspas mesmo, e já explico o porquê). Esse é o famoso jardim de inverno. Existe muita coisa dita sobre ele de maneira bem superficial e a gente acaba absorvendo essas informações de qualquer jeito.

Por isso, resolvi tocar no assunto; vamos desmistificar alguns conceitos e mostrar como é possível usar melhor esse espaço e decorá-lo de forma prática para o dia-a-dia.

jardim de inverno 01Imagem: via

Afinal, para que serve o jardim de inverno?

Ao contrário do que muita gente pensa, a finalidade do jardim de inverno não é meramente estética. Muito menos “levar um pouco da natureza para dentro de casa”. Tudo isso é clichê. É verdade que eles desempenham bem esse papel, mas como uma consequência, e não como propósito.

O jardim de inverno tem suas origens nos países frios do hemisfério norte, onde boa parte do tempo, a paisagem fica coberta de neve (daí seu nome). Durante esse período, ele surge tanto como uma alternativa de área de lazer dentro de casa, onde a temperatura é controlada, quanto como opção viável para manter a jardinagem como hobby.

jardim de inverno gringoImagem: via

Ernest Burden, em seu Dicionário Ilustrado de Arquitetura, define o jardim de inverno como um “ambiente fechado com vidros, originariamente para o cultivo de plantas, mas atualmente incluindo alguns recintos para o uso como solários”. Ou seja, é uma área de jardim destinada a convivência e recreação.

No Brasil, o jardim de inverno ficou muito popular em casa térreas, principalmente onde as edificações foram construídas ao longo da divisa dos lotes. Assim, ele funciona como área de ventilação e iluminação onde não seria possível fazer aberturas, como janelas e portas, por exemplo.

jardim de inverno 02Imagem: via

Eu costumo brincar dizendo que o jardim de inverno é, na verdade, uma gambiarra arquitetônica, uma solução que surge quando a gente não consegue pensar em mais nenhuma alternativa para iluminar e ventilar o interior da casa.

Como identificar um jardim de inverno

Conceitualmente, o jardim de inverno deve ser um espaço fechado; por isso, o corredor lateral da casa não conta como um (até porque corredores são locais de passagem, de rápida permanência). É preciso que haja um ambiente destinado só para essa função.

Por isso que muita gente diz que é um jardim “dentro de casa”. Na verdade, o cultivo de plantas naturais exige que o local seja banhado pelo sol (luz direta ou indireta) numa boa parte do dia e isso não é possível num ambiente interno. Ou seja, nunca mais chame aquela área debaixo da escada de jardim de inverno.

Se por um lado, ele tem paredes (mesmo que elas sejam de vidro), por outro, a cobertura é opcional. As de vidro ou policarbonato são muito comuns, já que vedam o ambiente sem comprometer sua iluminação. Pergolados e treliças também são boas opções, se a chuva não for um empecilho.

jardim de inverno 06Imagem: via

Como decorar jardim de inverno

O elemento principal para decorar um jardim é a planta, certo? Escolha espécies mais resistentes, que se adaptem melhor a ambientes fechados. Nesse post aqui dei 5 sugestões de plantas que não precisam de sol pleno. Caso bata sol lá, uma boa ideia é fazer uma horta vertical nesse espaço.

jardim de inverno 11Imagem: via

Use bancos ou futons para deixar um espaço mais convidativo ao relaxamento. Vasinhos decorados, organizados em prateleiras, aparadores ou até mesmo presos na parede, reforçam a ideia de jardim. Podem ser usados à vontade, mas se o local não for bem ventilado, tenha em mente que as plantas vão absorver água em maior quantidade; por isso, é bom não exagerar nas regas.

jardim de inverno 14

jardim de inverno 04Imagens: 12

Se o ambiente tiver piso frio, um belo diferencial é usar seixos e decks de madeira para escondê-lo. Eles darão uma sensação de aconchego e deixarão o espaço muito mais agradável.

jardim de inverno 0813

jardim de inverno 0310Imagens: 1234

Usar um revestimento diferente em alguma das paredes destaca e personaliza o ambiente. E quando digo diferente, é diferente mesmo, criativo, único. Porque pedra canjiquinha já deu o que tinha que dar, né gente. Não precisa ser nada muito caro, basta ser bonito.

jardim de inverno 07

jardim de inverno 05Imagens: 12

E também não precisa transformar seu jardim numa mini selva (a menos, é claro, que você goste muito e que dê conta de cuidar de tanta planta). Usar poucas plantas pode ser mais prático no dia-a-dia; invista em suculentas e cactos caso você não tenha tempo de se dedicar à jardinagem.

jardim de inverno 09Imagem: via

Depois dessas dicas, espero que vocês passem a aproveitar ao máximo o jardim de inverno.

Se você quer decorar sua casa mas não faz a menor ideia de como começar, baixe agora meu eBook gratuito. Ele contém o primeiro passo para você aprender a decorar qualquer ambiente! Basta clicar na imagem abaixo e boa leitura!

como decorar sala de estar

Este post tem 4 comentários

  1. Nossa Manu, não me canso de ver fotos de jardim de inverno, demais né.
    Quando estava montando o meu, eu olhava tantos na net, e como me ajudaram.
    Hoje ele é um cantinho especial, quem vem aqui em casa, meu jardim de inverno acaba sendo a primeira parada rsrs.
    Bjo
    renovandoacasasempre.blogspot.com.br

  2. Adorei! Gosto muito de jardim de inverno. Belo conteúdo, belas fotos e ótimas dicas!

  3. Amei suas dicas,estou preparando o meu espaço ,mas não sei como fazer a decoração com as pedras.

Deixe uma resposta