Se você, assim como eu, mora em apartamento e adoraria ter um belo jardim vertical, então saca só essas ideias que separei.

São sugestões bem fáceis de fazer; claro, algumas requerem um pouco mais de trabalho manual que outras, mas nada do outro mundo. Dá pra fazer tranquilamente com um pouco de força de vontade e baixo orçamento. Vamos conferir?

jardim vertical

jardim vertical

1. Jardim vertical com estrado de madeira

Além de ser muito prático de manter, esse jardim vertical é bem fácil de executar também. Nele, você vai reaproveitar um estrado de madeira em bom estado, que pode ser até a lateral de um berço.

jardim vertical

Antes de mais nada, sele a madeira com um bom stain (não use verniz) para protegê-la das regas e possíveis respingos de chuva. Depois, prepare os vasinhos que farão parte do jardim e use um barbante de sisal para prendê-los ao estrado. Esse barbante também vai funcionar como um elemento estético, então use os mais bonitinhos que você encontrar.

Depois, basta amarrar os vasos na madeira, criando uma composição com eles. Pode até bater alguns preguinhos no estrado pra ter onde pendurar os vasos, mas também é possível amarrar na própria ripa ao invés de amarrar em pregos.

jardim vertical

Imagens: Redbook Mag

2. Caixotes de madeira empilhados

Aqui, também é possível reaproveitar caixotes de feira. Particularmente, eu gosto mais da opção de comprar as madeiras avulsas e fazer os próprios caixotes; acho mais bonito quando eles ficam assim, certinhos e sem falhas. Sem falar que dessa forma, é possível empilhá-los de maneira mais segura.

jardim vertical

Com os caixotes já prontos, lixados e selados, use uma tela metálica (pode ser aquelas de galinheiro) para cobrir toda a parte interna do caixote, fixando com grampeador. Essa etapa é opcional, mas vai ajudar a manter tudo no lugar.

Por cima da tela, forre tudo com manta de bidim, material que você encontra facilmente em lojas de jardinagem (até na Leroy Merlin tem). Depois, basta plantar normalmente em cada caixote: pedrinhas na parte de baixo, terra, substrato e suas plantinhas.

Para empilhar os caixotes, aparafuse uns aos outros usando cantoneiras metálicas em L. E nas extremidades, use tábuas de madeira como apoios laterais para manter tudo equilibrado.

jardim vertical

Imagens: Manmade DIY

3. Horta vertical em potes de vidro

Sou louca pra ter uma hortinha aqui no meu apê; o problema é que ele passa boa parte do ano sem bater sol (só bate no inverno). Mas se no seu bate sol o ano todo, é possível ter uma horta vertical dessas sem muita trabalheira.

Primeiro de tudo: plante suas ervas em potes de vidro. Não, não precisa furar nada (mas se você quiser, eu tenho um vídeo super explicativo que ensina a furar vidro em casa com segurança). No fundo do pote, ponha uma pequena quantidade de carvão ativado, o suficiente pra cobrir o fundo. Ele vai impedir que a água acumule dentro do pote e que as raízes apodreçam com excesso de umidade.

Fixe braçadeiras metálicas nos potes, apertando bem, e prenda tudo em um pedaço de madeira. Se quiser, pinte trechos do painel com tinta lousa (ou use papel contact preto) e escreva o nome da plantinha lá. Fica uma gracinha!

Imagens: Camille Styles

4. Jardim vertical feito de pallet

Tem quem ame e tem quem odeie os pallets; mas é fato que eles são super versáteis em decoração e funcionam muito bem como jardim vertical.

E fazer uma jardineira como essa não é tão difícil quanto parece. Você precisa cobrir todo o pallet (menos a parte da frente) com uma camada dupla de manta de bidim, fixando sempre com grampeador. Não se esqueça do fundo do pallet, aquela parte que vai ficar encostada no chão.

Com o pallet deitado, coloque terra por dentro dele e plante normalmente. O ideal é que ele fique nessa posição por algumas semanas, até as raízes crescerem um pouquinho e segurarem a terra no lugar para, só então, levantar o pallet.

Imagens: Life on the Balcony

Muitas ideias inspiradoras! Você tem algum jardim vertical aí no seu apartamento? Mostra pra gente! Eu tenho mais ideias de jardins verticais baratinhos e bonitos para continuar lhe inspirando!


Tem mais Simplichique aqui:

Compartilhe: