Living Coral é a aposta da Pantone como cor do ano 2019; veja como usá-la em casa

Depois de dois longos anos de espera, finalmente posso falar: AMEI a escolha do Living Coral da Pantone. Essa frase estava engasgada em mim desde a época do complicado Greenery e do famigerado Ultraviolet que, convenhamos, não são cores muito apropriadas para Decoração de Interiores.

Mas isso logo vai mudar, porque a cor do ano 2019 sim, me representa!

living coral pantone

Esse tom coral é vivo, saturado, alegre; tudo que eu amo. Você bate o olho nessa cor e se imagina num dia bonito, curtindo a vida com pessoas queridas, em locais maravilhosos. Tem coisa melhor em uma cor do que ela te remeter a um estado de espírito tão sublime?

De acordo com a marca, o Living Coral é um tom quente que abraça e empolga, que nos permite vivenciar “experiências autênticas e imersivas que possibilitem conexão e intimidade”. Essa tonalidade foi eleita como uma maneira de reagir à presença, cada vez mais invasiva, da tecnologia em nossas vidas e, em contrapartida, nos motivar a viver momentos despreocupados, cheios de otimismo e energia.

Um mindshift poderoso da Pantone, já que vínhamos naquela aura introspectiva e até solitária que o Ultraviolet, a cor de 2018, proporcionou.

Agora é hora de virar a página e viver a vida, da maneira mais vibrante, colorida e lúdica. Por ser uma tonalidade encontrada na natureza, nos coloridos recifes de corais, ela reflete esse clima de energia e até frescor. Ela atrai nosso olhar e pode trazer vida a qualquer ambiente, seja nos detalhes ou em seu aspecto protagonista.

Paletas complementares da Pantone com Living Coral

Como de costume, as cores eleitas como norteadoras de tendências sempre vêm apresentadas em paletas complementares, que nos transmitem sensações diferentes. Isso é muito legal porque nos mostra como uma mesma cor, vinculada a outras tonalidades, pode se transformar completamente.

Essas paletas são úteis para nos dar ideias de como combinar a cor principal; claro que você pode criar suas próprias combinações, mas se tiver dificuldades para isso, essas sugestões vêm bem a calhar. Na parte de baixo de cada uma delas, a Pantone também dá uma sugestão de importância das cores, que nada mais é que uma proporção sugerida para usar as cores em conjunto.

Paleta Ponto Focal

living coral pantone

Imediatamente chamando nossa atenção como um farol de luz, o PANTONE Living Coral se envolve de forma calorosa, vivificando a paleta à medida que ela se torna o ponto focal neste discreto e sofisticado agrupamento de cores.

Paleta Por do Sol Cintilante

living coral pantone

Ousada e brilhante, uma paleta evocativa do deslumbrante retrato de cor espalhada pelo céu à medida que o sol nasce e se põe, onde o PANTONE Living Coral energiza e anima, somando-se aos nossos sentimentos de calor prazeroso.

Paleta Simpático

living coral pantone

Presta homenagem aos tons de pele em todo o mundo e aos tons que usamos para melhorar nossa aparência; a paleta Simpático é composta por uma bela variedade de cores que humanizam; fundindo tons de pele internacionais com as cores suaves e quentes que criamos para conseguir aquele brilho saudável.

Paleta Trippy

living coral pantone

Uma paleta de tons alucinógenos com efeitos vertiginosos, a gama de cores descontroladamente hedonística que vemos em Trippy é pura e não adulterada; uma gama exuberante de cores alegres que fala de diversão irreprimível e espontaneidade que inclui a vida afirmando PANTONE Living Coral.

Paleta Sob o Mar

living coral pantone

Inundado em cores sugestivas do ambiente aquático que se encontra sob uma ilha paradisíaca tropical, a paleta Sob o Mar coloca o PANTONE Living Coral no centro do nosso ecossistema naturalmente vívido e cromático, evocativo de como os recifes de corais se abrigam com o seu calor e nutrição e fornecem abrigo a caleidoscópio diverso da vida marinha colorida.

Como usar Living Coral na decoração de interiores

Essa é sempre a dúvida que paira quando a Pantone anuncia uma cor do ano. A boa notícia dessa vez é que esse tom de coral, o famoso salmão, é super fácil de usar em design de interiores, até mesmo para aquelas pessoas que não curtem uma atmosfera muito vibrante dentro de casa.

É possível transformar um ambiente inteiro com essa cor, mesmo que aplicada em apenas algumas paredes. Isso porque como ela é intensa, basta pintar uma pequena área para que ela já chame a atenção do olhar.

living coral pantone

living coral pantoneFotos: 12

O segredo é criar contrastes. Então, tudo que estiver na frente da parede que você vai pintar, seja um móvel, quadros ou qualquer elemento decorativo, ganha destaque se estiver numa cor bem diferente dos tons rosados do coral. É o caso do banco branco acima e das cadeiras verdes abaixo. Aliás, essa combinação de verde escuro com coral é muito elegante!

living coral pantoneCasa Cláudia

O Living Coral é uma tonalidade intensa e usar com cores igualmente fortes talvez cause um efeito de inquietação, contrário ao aconchego que essa cor nos permite explorar.

Mas amarelos menos saturados e com mais nuances de marrom em sua pigmentação casam perfeitamente com o coral. Uma combinação que eu gosto bastante é mesclar o coral a tons de amarelo mais fechados, puxados para tons neutros como o ocre. Fica alegre e vibrante na medida certa, sem exageros.

living coral pantone

living coral pantoneFotos: 12

A combinação coral + turquesa nunca sai de moda, mas já está bem batida e estereotipada como paleta para quartos infantis. Minha sugestão é que você faça uma releitura dessa duplinha com um azul mais escuro, tipo um azul marinho. Uma composição elegante, dramática e super contemporânea.

living coral pantoneCasa Vogue

Como a Pantone não é tinta, vamos explorar a tonalidade em outras superfícies que não precisem, necessariamente, ser pintadas. Aqui, a ideia é usar o Living Coral em objetos e móveis. Se você tem uma decoração mais neutra na sala, por exemplo, é uma boa ideia usar poltronas para trazer um toque de cor ao cômodo.

living coral pantoneCut y Paste

Boa escolha também para móveis, que podem ser usados de duas maneiras. A primeira é fazer com que o móvel se destaque por si só, sem interferência de outras tonalidades vivas.

living coral pantoneCasa e Jardim

Mas se você é como eu e não tem medo de ousar nas misturas, faça o Living Coral brilhar ao lado de outras tonalidades alegres – se tiver dúvidas, use as paletas sugeridas que você viu agora há pouco, nesse artigo.

living coral pantone

living coral pantoneFotos: 12

Uma ideia diferente e que está sendo bastante usada ultimamente é colorir portas. A cor é perfeita para criar destaque ao ponto de entrada da casa. E mesmo que você more em apê e não seja permitido pintar sua porta de entrada por questões de padronização do seu condomínio, sempre é possível pintar apenas a parte de dentro.

living coral pantone

living coral pantoneFotos: 12

Quer mais inspirações de decoração com essa cor? Siga minha pasta no Pinterest, tem muita coisa lá que não mostrei aqui nesse artigo.

E é claro, me conte se você gostou da escolha do Living Coral como cor do ano 2019 da Pantone. Se estiver tão feliz quanto eu, comenta aqui embaixo! 😀

Compartilhe: