Economia doméstica: saiba como evitar gastos excessivos de energia elétrica no inverno
Atualmente, o nosso país vive uma soma de diversas crises diferentes – dentre elas, econômica, energética e hídrica.
Então, não podemos negar o fato de que precisamos estudar formas de economizar ainda mais energia elétrica, seja por questões financeiras ou ambientais. E este texto traz algumas ideias do que pode ser feito dentro da sua casa, agora, com a chegada do inverno, para evitar gastos excessivos. Confira.

#1 Eletrodomésticos
Vamos começar com o chuveiro elétrico, um dos aparelhos considerados como vilões do consumo de energia, mas que não podem ser desligados no período do inverno.
A recomendação é simples: ficar o mínimo possível sob a água. Quem mora em uma casa comum, pode aproveitar o horário da noite, quando a água da caixa ainda está quente do sol. Dessa forma, o chuveiro tem que trabalhar menos para atingir a temperatura adequada.
Em segundo lugar, precisamos falar da geladeira – vilã tanto no inverno quanto no verão. Em cada troca de estação, é preciso regular a sua temperatura; durante o inverno, deve-se manter o termostato no mínimo possível, principalmente se a geladeira estiver cheia.
Leia o manual do aparelho para obter as informações corretas. E, no momento da compra de um novo equipamento, verifique se o mesmo possui o selo de economia de energia.
Ainda nessa categoria de eletrodomésticos, precisamos falar das máquinas de lavar. Tem gente que as utiliza o ano inteiro, e as de secar ainda mais no inverno.
Mas é importante acumular grandes quantidades de peças para lavar e secar – claro, jamais ultrapassando o limite da própria máquina. Regule sempre os níveis e quantidades de enxágues. E preferencialmente faça todas as lavagens com água fria, para consumir menos energia.


#2 Eletroeletrônicos
Sabe aquela luzinha vermelha que aparece embaixo dos aparelhos eletrônicos quando estão desligados, porém ligados na tomada? O nome disso é stand-by, que significa que os seus aparelhos estão, neste momento, sim, consumindo energia elétrica.
Então, a primeira providência é sempre desligá-los da tomada quando não estiverem sendo usados – isto também vai evitar que eles queimem caso ocorra alguma queda brusca de energia.
Mais uma vez, você deve ler atentamente o manual desses aparelhos para entender quais são as recomendações dos fabricantes. Os televisores, por exemplo, podem vir com um sistema especial chamado de timer, que ajuda a programar o seu desligamento automático. E no caso dos monitores de computador, se você for sair de perto para lanchar ou ir ao banheiro, vale a pena desligá-los.

#3 Sistema de Aquecimento
De certo modo, tudo que dissemos antes são dicas que valem para um ano inteiro. Agora, o que mais afeta as casas no período do inverno é mesmo a questão da climatização dos ambientes, que deve consumir bastante energia elétrica.
Em regiões do sul e sudeste brasileiro, as temperaturas frias são tão rigorosas que as pessoas apelam para de um tudo para aquecer as suas residências. É revestimento de madeira, cortinas e tapetes mais grossos, ornamentos em cores quentes, lareiras a lenha, fogão a lenha, e muito mais. E quando essas coisas realmente ajudam a regular a temperatura dos ambientes, em contrapartida, se gasta menos energia elétrica.
Só que, às vezes, nem isso é suficiente. Pode ser preciso ligar aparelhos como as estufas, as lareiras elétricas e os ar condicionados. De preferência, é melhor não deixar esses equipamentos ligados por longos períodos do dia, utilizando-os apenas quando necessário.
As melhores estufas para o inverno são aquelas que possuem um ventilador na parte de trás – esses modelos gastam menos energia e aquecem bem.
Mais eficiente do que isso só mesmo os aparelhos de ar-condicionado, que podem esquentar rápido os ambientes – no inverno, o ideal é que eles fiquem em torno de 21 a 23 ou 25 ºC. Claro que é preciso verificar se a potência do aparelho combina com o tamanho do espaço a ser aquecido.
Quanto mais tempo o aparelho tiver de trabalhar para atingir a temperatura esperada, maior será o consumo de energia. É muito importante evitar durante este período a infiltração de ar frio no ambiente.
Aqui vai a nossa dica: mantenha todos os vãos e frestas do ambiente fechados. Depois, ligue a sua estufa ou ar condicionado; E quando o cômodo já estiver a uma temperatura confortável, desligue o aparelho.


#4 Luz natural x Artificial
Durante o período do dia, aproveite também a luz solar para iluminar e aquecer os ambientes. Claro que em dias nublados e no período da noite, será preciso apelar para o sistema de iluminação artificial.
Se você quiser poupar ainda mais energia, troque todas as lâmpadas incandescentes e fluorescentes ainda utilizadas na sua casa por lâmpadas de LED – paredes e tetos em cores claras devem refletir melhor a luminosidade.


São todas dicas práticas, comece logo a pôr em ação!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.
