You are currently viewing Veja como usar as mantas na sua decoração aconchegante

Veja como usar as mantas na sua decoração aconchegante

Mantas de crochê: Dicas para usar na sua decoração

É impossível não se apaixonar por uma decoração quentinha e aconchegante, não é mesmo? Saiba que o truque para conquistar um ambiente assim é mais simples do que você imagina: tudo que você precisa fazer é investir em enfeites artesanais, como a manta de crochê

A manta de crochê é uma peça que pode ser utilizada em diferentes ambientes da casa. Além disso, por ser fácil de fazer, é interessante ter modelos variados, feitos de diferentes cores e pontos de crochê, para trocar o design do espaço com frequência.

Mas é justamente por conta da sua versatilidade que consideramos fundamental considerar alguns aspectos do ambiente antes de escolher o modelo de manta perfeito para sua decoração. Por isso, continue lendo nossas dicas que vamos te ajudar a definir o modelo perfeito para cada cômodo da casa. 

Qual a diferença da manta e da colcha?

Uma das formas mais comuns de utilizar a manta na decoração é em conjunto com a roupa de cama, por conta disso, a peça costuma ser confundida com a colcha. Embora sejam parecidas, é importante conhecer a diferença entre elas. 

A colcha é composta por materiais mais leves e que não absorvem calor, como patchwork ou algodão. É uma peça utilizada para proteger os lençóis da poeira e que pode substituir os cobertores em noites mais quentes – o que é perfeito para quem não gosta de dormir descoberto. 

Já a manta é feita de materiais mais quentinhos, como a lã, e em tamanhos menores. Geralmente é um detalhe utilizado apenas na beira da cama, para adicionar cor e textura na decoração do espaço. 

Além disso, a manta é uma peça mais funcional. É possível utilizá-la na decoração de poltronas, sofás e até para esquentar o bebê em dias mais frios. Conheça abaixo as melhores formas de utilizar a manta de crochê na sua decoração:

Liliana Zenaro

Poltronas

A poltrona é um móvel multifuncional, além da sala de estar, ela é utilizada na decoração do quarto, varanda e closet. Em todos os casos, indicamos o uso da manta de crochê. 

Porém, é importante que a manta combine com o ambiente e com o estilo da poltrona. Pense sempre em cores e estampas que harmonizem com o espaço, para garantir uma decoração impecável. 

Como já adiantamos, é interessante deixar uma manta por perto da poltrona ou usá-la para decorá-la. A primeira opção pode ser feita das seguintes formas: com a manta escondida em puffs baú ou em cestos organizadores. 

Sofás

O sofá é outro local que pode contar com uma manta de crochê para decorá-lo. Assim como a poltrona, você pode deixar a manta ao lado dele, enrolada em cestos organizadores e dentro de móveis multifuncionais com baú. 

Mas a forma mais comum de usar a manta de crochê na decoração do sofá é dobrada no braço do sofá ou no encosto. Algo bem charmoso e inusitado. 

É interessante usar uma cor que se destaque no sofá para deixar a decoração mais chamativa e com um toque de cor diferenciado. Mas, caso prefira uma paleta neutra, a solução é usar tons mais claros ou escuros que o sofá para manter a harmonia do espaço. 

Quarto de bebê

O uso da manta no quarto de bebê é variado. Muitos preferem usar como um cobertor para esquentar o bebê durante os dias mais frios, ou até para levar na bolsa para sair de casa sem se preocupar com a friagem. 

Outra forma muito comum de utilizar a manta de crochê no quarto de bebê é como forro para cadeiras ou berço – ela deixa a superfície muito mais macia e confortável para o bebê deitar. 

Faça diferentes modelos e cores de manta de crochê para ter sempre algo quentinho para enrolar o bebê nos dias mais frios e, assim, evitar gripes e resfriados. 

Dica: combine a manta com as almofadas

A manta também faz parte da decoração. É um complemento dos móveis. Por isso, pense em cores que harmonizem com o resto do ambiente, para não errar na escolha. 

Uma dica que sempre funciona é fazer as almofadas na mesma cor que a manta de crochê. Algumas lojas, inclusive, comercializam essas peças juntas – feitas do mesmo material, cor e tipos de pontos. 

Faça uma análise do espaço antes de comprar a manta de crochê. Pense: Ela combina com o estilo decorativo? Ela vai se destacar na composição do espaço? E, por fim: qual será a melhor forma de aproveitá-la na rotina? Isso tudo é importante. 

Depois de analisar esses tópicos, é só comprar ou você mesmo fazer os modelos de manta de crochê para incluir na decoração do quarto, sala ou varanda gourmet. 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora

Deixe um comentário