As melhores cores para o quarto do seu bebê

As melhores cores para o quarto do seu bebê

escolher a cor do quarto de bebê

Uma dúvida que sempre surge quando se está esperando um filho – principalmente para as mamães de primeira viagem – é como preparar o quartinho do bebê, de modo a fornecer um ambiente tranquilo e seguro. Isso requer muitos cuidados, tais como: o tipo de berço; materiais e revestimentos antialérgicos; mobiliário fácil de limpar, seguro e confortável, tanto para o bebê quanto para a mãe, dentre muitas outras observações.

Mas com cuidado dá para ir organizando o quarto aos poucos para estar tudo pronto na hora da chegada do bebê. E a escolha das cores é essencial para compor um ambiente bastante acolhedor. Então, para te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas bem legais sobre cores. Vamos a elas!

Escolhendo a cor do quarto do bebê

A primeira coisa que você deve ter em mente é o espaço disponível dentro do quarto: é amplo, pequeno ou médio? Sua resposta vai definir a liberdade na hora de escolher determinada cor. Isso porque os tons predominantes no ambiente podem afetar a noção de espaço que se tem dele: cores mais claras tendem a dar a sensação de que o espaço é maior, enquanto cores mais escuras dão a impressão de o quarto ser menor.

escolher a cor do quarto de bebê 05

Viu só? Então, na hora de pintar, nada de colocar uma cor super escura se o quarto não tiver, pelo menos, 9m². Porém, se o quarto for bem grande e você quiser o efeito contrário, fica a seu critério.

escolher a cor do quarto de bebê 06

Uma dica boa aqui, especialmente para os locais pequenos, é usar luzes nas paredes. Elas aumentam a luminosidade e dão maior noção de espaço também. Caso queira mais dicas para decorar quartos pequenos, veja este artigo.

escolher a cor do quarto de bebê 01

Atenção para a temperatura dos tons

Definida a intensidade do tom, é hora de escolher o tipo de cor: será quente ou fria? Pois é. Cor tem temperatura também, mas não do tipo que esquenta ou esfria o clima, embora tenha uma relação sutil com a luminosidade. Vou explicar melhor:

escolher a cor do quarto de bebê 02

Cores quentes: são as diferentes variações de vermelho, alaranjado, amarelo, etc. Elas dão a impressão de ambiente vivo, enérgico, e são as que trazem uma sensação de aquecimento. Basta lembrar dos ambientes ensolarados. Quais são geralmente as cores que os compõem?

Essa sensação de temperatura maior é um efeito psicológico dessas cores, porém, dependendo do tom, ele realmente pode esquentar. Isso ocorre com tons escuros porque cores mais escuras absorvem mais luz e parte do calor que vem com ela.

escolher a cor do quarto de bebê 03

Cores frias: transmitem sensação de frescor e são ligadas ao verde, azul, violeta e suas variações. Se parar para pensar, quais cores você lembra ao pensar em ambientes tranquilos e relaxantes, até mesmo frios? Provavelmente, eles terão boa parte dessas tonalidades frias.

escolher a cor do quarto de bebê 04

Um ponto interessante é que cores frias tranquilizam mais e dão sensação maior de relaxamento, enquanto que cores quentes animam, mas podem “cansar” com o tempo. Então, na hora de escolher, tenha em mente qual sensação quer passar através do ambiente. Calma e tranquilidade ou muita animação? Você escolhe.

E aí, já deu para ter uma noção melhor de qual cor usar no quarto do seu bebê? Contem para a gente!

Banner guest posts 2 aaColaboração: Matheus Bertoluci

Créditos das imagens: 12345 e 6


Tem mais Simplichique aqui:

7 Reviews on As melhores cores para o quarto do seu bebê

  1. Olá Manuuuu! Estou de volta a passear pelos blogs, que saudades estava de fazer isso! E com sempre você nos ensinando coisas super úteis para os nossos projetos! Bem definitivamente eu sou adepta das cores quentes, me incomoda muito entrar em um ambiente com cores frias, mas isso pertence ao gosto de cada um né?!
    Adorei o tom do quarto do bebê para ilustrar as cores quentes! Lindo demais!
    Beijo grande! Thamyrez

    1. Obaaaa, que bom ver vc de novo por aqui, Thamyrez! Seus comentários sempre acrescentam muito!
      Eu gosto tanto de cores frias como de cores quentes, mas confesso que prefiro aqueles tons mais vibrantes… pintei um dos quartos do meu apê com um azul royal maravilhoso e tô apaixonada pelo tom… em breve, eu mostro ele por aqui 🙂
      Seja bem vinda de volta! rs
      Um beijão!

  2. Olá, Matheus!

    Legal seu post, o quarto o bebê realmente é bem importante,
    até porque ele não tem como dar opinião do que está sentindo/passando!

    Gosto da ideia de tons fora do rosa/azul, mas nada muito forte,
    adorei o exemplo em azul que tu postastes e o verde!

    Beijo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *